SOCIAL
To Top

Primeiro museu “phygital” sobre moda traz história de uma das mais importantes empresas do ramo do Brasil

A história da lendária empresa Hering, fundada em 1880, agora pode ser vivenciada tanto no mundo físico quanto no mundo virtual, ou em ambos (phygital). O Museu Hering no Metaverso, que acaba de ser inaugurado, passa a integrar os atrativos do Museu Hermann Hering de Blumenau, em SC. Com o uso de técnicas de gamificação, inteligência artificial, holografia e realidade aumentada, é possível voltar ao tempo e até conhecer os fundadores além de usar teares, mergulhar em aquário, ver camisetas que marcaram épocas e, até mesmo, passear pelo jardim suspenso de Burle Marx. E os guias turísticos não poderiam ser mais icônicos: “os peixinhos mais amados do Brasil”.

O Brasil acaba de ganhar o primeiro museu no metaverso voltado ao universo da moda, e que traz um rico acervo relacionado à trajetória da Companhia Hering, referência no setor e com mais de 140 anos de história. A iniciativa é parte das comemorações dos 90 anos da Fundação Hermann Hering, instituição sem fins lucrativos que desenvolveu o Museu Hering  no Metaverso, projeto liderado pelo diretor geral Marciel Costa, em conjunto com a Metaverso VX – Virtual Xperience, startup sediada em Florianópolis, SC. Atualmente, o museu físico, localizado em Blumenau, SC, recebe em torno de 15 mil pessoas por ano. Agora, com a integração da experiência digital, a expectativa é de um milhão de visitantes no primeiro ano incluindo as pessoas que desejarem fazer a experiência completa (real e digital, com a utilização dos óculos virtuais) quanto aos que preferirem acessar à distância, com ou sem os óculos, no smartphone, tablet ou computador.

No metaverso, os visitantes são guiados pelo “peixinho” chamado H3R1N, que passeia por diversos ambientes e os leva a experiências, como ao passado, para conhecer e interagir com o próprio fundador Hermann Hering (1835-1915) para ouvir as suas histórias por meio de imagens holográficas que trazem expressões, movimentos e até a voz que impressionam pelo realismo. Atrações interativas como a possibilidade de mergulhar em um aquário para pescar os “dois peixinhos” dourados; experimentar o manuseio de um tear, e ver as camisetas que marcaram a história brasileira da moda, como das peças que trazem o símbolo de prevenção contra o câncer de mama, são alguns dos exemplos. Outro destaque é a perfeita reprodução, para o metaverso, do jardim suspenso do museu físico, assinado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx.

Valmor Rabelo, diretor de negócios da Metaverso VX explica que a realidade virtual não é linear e gera infinitas possibilidades. Porém, para se ter uma ideia, atualmente, o museu no metaverso tem a equivalência de uma área de, pelo menos, 5 vezes maior do que o museu físico, este que conta com mais de 2,2 mil m2 de área total. Além disso, o projeto digital seguirá em expansão, com novidades constantes.

“O objetivo da Fundação Hermann Hering e o nosso, que atuamos com inovação, é mostrar como a cultura, a história, além de empresas e negócios podem ser integrados às novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico. Esta é a primeira fase do projeto do museu no metaverso e, ainda este ano, pretendemos ampliar mais com novas experiências e interações para os diversos públicos tornando o museu uma referência cultural no mundo digital”, destaca Rabelo que também é engenheiro e conta com mais de 25 anos de experiência em inovação.

Guilherme Paranhos, experiente desenvolvedor de produtos digitais e sócio-diretor de tecnologia da startup explica que “foram inúmeras as ferramentas utilizadas, muitas reuniões e centenas de horas de trabalho, além do suporte e da curadoria constante da equipe da Fundação, que realizou uma análise impecável e criteriosa na separação de peças, de elementos e a recuperação de imagens para trazer um resultado que encanta e emociona’’, conta.  “Além disso, foram utilizados recursos tecnológicos como técnicas de gamificação, inteligência artificial, holografia e realidade aumentada aplicados em vídeos e fotos para animações e interações”, exemplifica Paranhos.

De game a camisetas personalizadas. Conheça outras novidades confirmadas para este ano no Museu Hering no Metaverso

Hoje, o Museu Hering no Metaverso é apresentado nos idiomas português e na linguagem de sinais, em libras. A próxima etapa, já confirmada pelos desenvolvedores, será a inclusão dos idiomas inglês, espanhol e alemão expandindo a história além das fronteiras.

O empresário Reinoldo Miranda, que completa o grupo de sócios da Metaverso VX, informa que mais um dos destaques previstos para este ano será um game que trará  desafios para os visitantes relacionados à sustentabilidade. “Quem cumprir todas as etapas do jogo ganhará cupons que poderão ser trocados  por souvenirs e outros produtos”, ressalta. Além disso, a experiência de vestir camisetas e poder personalizar as peças será mais uma novidade para 2025.

“Para se ter uma ideia, existem mais de 40 mil itens e artefatos que fazem parte do acervo da Fundação. Porém, não é possível expor tudo por conta da limitação física. Hoje, com o museu no metaverso, teremos a oportunidade de, junto com a equipe técnica da fundação, mostrar todos esses exemplares ao público e isso se conecta diretamente com a história da moda no Brasil”, conta.

O Museu Hering no Metaverso integra o Museu Hering Experience, novidade trazida pela Fundação Hermann Hering, instituição sem fins lucrativos e focada em ações culturais, de desenvolvimento social e sustentável. Para quem for até o museu físico, em Blumenau, SC, poderá vivenciar a experiência completa que também inclui uma visita guiada teatralizada. O acesso ao museu no metaverso pode ser feito pelo endereço: www.museuheringnometaverso.com.br

Para a visita presencial, é necessário agendamento pelo site: https://fundacaohermannhering.org.br/

Informações sobre a startup Metaverso VX Xperience: www.metaversostartup.com.br

 

By Rotas Comunicação
Foto: Divulgação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.