Costumam dizer que “cor é vida”. Na decoração, além do efeito estético, parece que elas também revelam esta máxima, possibilitando diferentes sensações e até reforçando a essência e os significados dos espaços.
.
Na CASACOR/SANTA CATARINA 2023, em Florianópolis, alguns exemplos que apostaram no uso da cor e as colocaram em evidência na ambientação do projeto.
.
Sinais do tempo por Taiza Santos
.
Taiza Santos, que faz sua estreia na CASACOR/SANTA CATARINA , buscou nas marcas do tempo e nas reflexões dos acontecimentos da vida, o norte para desenvolver o projeto do espaço “Sinais do Tempo”, um receptivo instagramável na exposição catarinense.
.
Direcionada pelo tema da mostra “Corpo & Morada”, a arquiteta, basicamente, criou uma instalação artística, destacada por uma única cor, a Moeda de Cobre do catálogo da Coral, um tom alaranjado.
.
“Escolhi este tom pois remete à cor da terra, que traz o significado da origem de tudo. Usada como base, ela unifica os quatro atos reflexivos sobre o corpo e a morada”, explica Taiza.
.
Banheiro Vó Manuela por Giovanna Ghisleni
.
.
A paixão da avó materna pela natureza e o contato que ela tinha com as plantas motivaram a arquiteta Giovanna Ghisleni a escolher o verde como cor predominante do projeto do “Banheiro Vó Manuela”, na mostra de decoração.
.
“A cor expressa um pouco do cotidiano da minha avó, a conexão que ela tinha com a paisagem natural, principalmente nos momentos de colheita”, explica a profissional.
.
Aliás, as diferentes tonalidades manifestadas na natureza, aparecem como num degradê de dois tons de verde – um mais fechado e outro mais aberto. Aqui, Mata Tropical e Águas Profundas da Coral foram as escolhas para cobrir a parede do espaço íntimo, numa composição com o branco Neve.
.
Oásis por Patrícia Furukawa e Leandro Sumar
.
.
Um despertar para o tato, olfato e visão. Ao entrar no “Oásis”, de Patrícia Furukawa e Leandro Sumar, um convite para vivenciar uma experiência sensorial, com toques do Oriente. Os tapetes, pufes, almofadas e outros objetos decorativos saltam aos olhos como obras de arte. As cores vibrantes e os desenhos exóticos, principalmente, da tapeçaria revelam cada detalhe das peças feitas à mão.
.
Para retratar o oásis oriental em meio ao frenesi urbano, os profissionais investiram numa paleta de tons terrosos. Destaque para a cor predominante das paredes, um amarelo queimado, a “Doce mel” – com efeito velvet da Coral, que lembra o resultado do cimento queimado – que misturada ao jogo de luzes e sombras, arremata a proposta de retratar a cultura oriental.
.
Mergulho Sensorial por Betina Chede e Talita Coral
.
.
Os oceanos, em sua plenitude e, literalmente, profundidade, foram ponto de partida para a concepção da praça Mergulho Sensorial, projeto que tem à frente as arquitetas Betina Chede e Talita Coral. Para elas, a criação do universo começou pelos mares. Vieram das águas os primeiros seres que habitam o planeta.
.
A partir daí deram forma à praça, um ambiente lúdico e criativo. Para demarcar o espaço, as profissionais optaram por colorir as paredes do entorno de azul, o Mistério do Oceano da Coral.
.
“Este tom casou muito bem com a nossa ideia. Ele fortalece e simboliza o protagonismo do oceano no projeto”, pontuam.
.
E não só isso. A cor ressalta, dá notoriedade para as peças que decoram a praça, a exemplo das cortinas de macramê, que funcionam como moldura para o que as arquitetas chamam de jardim lúdico com todos os seus encantos.
.
“Neste ambiente, o azul remete à imersão no oceano. Tudo é pontuado com muito verde, iluminação natural e materiais sustentáveis. Buscamos unir arte e arquitetura”, explicam.
.
SERVIÇO:
.
O que: CASACOR/SANTA CATARINA
Quando: de 17 de setembro a 29 de outubro
Horários: de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. Nos domingos das 13h às 19h.
Onde: Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis-SC
Portal: https://casacor.abril.com.br/
.
By Luciana de Moraes | ACASAA
Imagens: Créditos Mariana Boro / Lio Simas
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: