SOCIAL
To Top

Artistas residentes apresentam produtos/gestos que marcam o novo movimento que desponta na Galeria Botânica

 

Designer de superfícies Ju Amora, estúdio Otropicalista e artista têxtil Romildo Ferreira expressam os projetos que florescem nas residências artísticas com produtos que alinham conceito regenerativo a gestos do cotidiano

.

Uma experiência muito além do consumo. O novo momento e movimento da Galeria Botânica (SP), conduzido pela artista do corpo Gabriela Nora, apresenta coleções exclusivas que oferecem uma experiência sensível, alinhada às práticas botânicas e sustentáveis adotadas pelo espaço. Logo na vitrine, a artista e designer de superfícies Ju Amora exibe a coleção seriada “De pés no chão e cabeças nas nuvens”, um kit de picnic completo para compartilhar os momentos em meio à natureza.

.

Ju Amora em frente à vitrine que marca o novo tempo da Galeria Botânica (Crédito Silvana Garzaro)

.

“Neste novo momento da Galeria Botânica, a Gabi me convidou para assinar a vitrine e também fazer parte da residência artística. Começamos a pensar em peças que pudessem proporcionar a experiência que o espaço oferece aos seus frequentadores, assim surgiu o Kit picnic, que batizei de “Pés no chão e cabeças nas nuvens”, literalmente convidando as pessoas a um momento de relaxamento em meio à natureza. As peças não precisam ser usadas apenas neste contexto, mas foram pensadas para este uso e fim”, comenta Ju Amora.

.

(Crédito Ju Amora)

.

O Kit picnic “Pés no chão e cabeças nas nuvens”, lançado pela Galeria Botânica nesta nova fase, é composto por uma banqueta projetada em madeira para guardar e acomodar as taças e alimentos. Todas as peças são pintadas à mão por Ju Amora, acompanhadas de uma sacola de feiras com desenhos exclusivos.

.

No pátio interno, a nova estampa Caá – designação genérica para plantas, folhas ou a mata – de autoria do estúdio Otropicalista, reveste uma das paredes intensificando a proposta cênica de Urban Jungle. O papel de parede é resultado da pesquisa sobre a identidade do Brasil meridional do duo formado por Marco D Julio e Marcelo Fialho.

.

Lambe Caá do estúdio Otropicalista (Jorge Lepesteur)

.

“A estampa presente no painel de lambes traz para o interior a arte de rua. Além do lambe, o tecido em intrincado Jacquard feito por meio de teares eletrônicos, também é uma forma de discutir as relações entre as práticas ancestrais e as novas tecnologias”, explicam os criadores.

.

Romildo Ferreira (Jorge Lepesteur)

.

Outra técnica de outrora que ganha destaque na Galeria Botânica é a criação tecida pelo artista têxtil Romildo Ferreira. Desestabilizando o estigma de matérias-primas descartadas pela indústria e consumidores, Romildo entrelaça novos significados a partir da tecelagem – prática deixada como herança pela família – utilizando tecidos e materiais orgânicos como folhas secas. Assim brotam mantos para decorar a morada com forte carga afetiva e sustentável.

.
Indústria engajada na economia circular

.

A atual fase da Galeria Botânica ainda assume vocação como um lugar para desabrochar pensamentos e reordenar processos de desenvolvimento de produtos com base na dinâmica da economia circular. Com a chegada do Hub de Economia Circular no espaço, comandado por Bia Leite, muitas conversas e trocas estão programadas para ocorrer daqui para frente. Sem contar a adesão de marcas da indústria atraídas pelo movimento em espiral e sustentável em prol da vida e do Planeta.

.

(Crédito VASART)

.

A Vasart é o principal exemplo e referência em soma com a Botânica. Uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação, desenvolvimento, fabricação e distribuição das melhores soluções em vasos contemporâneos. Também é a primeira do Brasil, na área de vasos rotomoldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 80% de material reciclado na composição de suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

.

O compromisso ambiental estrutura peças que voltam a performar nos lares. Como o modelo de regador Foz, inspirado nas famosas cataratas de Foz do Iguaçu, com fluxo generoso de água na hora de hidratar as plantas. Disponível em modelos com duas capacidades – 2L e 4L, e nas cores Branco, Azul Vintage, Verde Vintage e Taupe. O utilitário é feito de Polietileno 100% reciclável e 80% reciclado.

.

Os vasos da Coleção OCA, que adornam os cantos da galeria, fazem referência às moradas indígenas brasileiras. As peças da linha contam com um reservatório de água interno, em formato de gaveta, que exerce a mesma função do prato sem alterar o design do vaso.

.

Residências artísticas e sensíveis ao corpo/tempo

.

Gabriela Nora dá novo ritmo à Galeria Botânica (Crédito Silvana Garzaro)

.

Segundo a curadora Gabriela Nora, o movimento encabeçado sugere hábitos sincronizados ao universo botânico considerando toda a experiência despertada pelos produtos em uso.

.

“Queremos incluir e potencializar os gestos que levam à aquisição das nossas peças. Todo objeto responde a um gesto corporal, a uma ação de compartilhamento de momentos e intenções. Não faz sentido para nós, enquanto um espaço artístico, apenas oferecer produtos, mas justamente sensibilizar as pessoas para o ato funcional que eles possuem, por meio de trabalhos artísticos e únicos produzidos em pequena escala e de forma manual. Os rituais de uso, de sentimentos que envolvem a motricidade e reforçam a presença para coreografar ações que inscrevem no corpo as memórias construídas e presentes. Tudo isso aterrado ao pensamento de economia circular”, destaca Nora.

.

Priorizando o feito à mão com amor e dedicação, especialmente num momento da humanidade em que a massificação padroniza as subjetividades, a Galeria Botânica reforça seu perfil como espaço de arte e práticas do corpo na cotidianidade. Como um hub de negócios, somas, fazeres e pensamentos que devolvem ao mercado objetos utilitários e belos, que passam por processos de criação com consciência ambiental e que respondem às emergências dos atuais tempos.

.

Endereço: R. Lisboa, 550 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05413-000

.

By Luciana de Moraes | A CASAA

Imagens: Créditos Silvana Garzaro / VASART / Jorge Lepesteur / Ju Amora

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.