SOCIAL
To Top

O charme das chaises longue nos ambientes residenciais

Romantismo, conforto e relaxamento: desde o Egito Antigo, a peça é sinônimo de sofisticação;

Entusiasta do mobiliário atemporal e perfeito para compor diversos estilos decorativos, a arquiteta Patricia Penna aborda sua presença na composição dos ambientes e compartilha inspirações a partir dos projetos realizados 

 

 

Atemporal e extremamente adequada nas mais diversas propostas do décor: a chaise longue, que na tradução do francês significa ‘cadeira longa’, se configura no décor como um convite ao relaxamento e a oportunidade de olhar para si e focar no bem-estar do momento presente. Conhecida também como ‘namoradeira’ ou ‘espreguiçadeira’, sua história vem muito antes de eclodir no décor da França e posteriormente por todo continente Europeu no século XVI: ao evocar o descanso, deuses e deusas da mitologia do antigo Egito, passando depois pela civilização grega, já desfrutavam do design da peça.

 

Marcada pela estética de uma cadeira de descanso alongada, combinada com um encosto em um dos lados e um braço que propicia comodidade ao usuário, a chaise longue tem características que a levam a compor as áreas sociais como living e varanda, assim como setores mais reservados, como um dormitório. “Sua presença tem uma intenção muito bem-marcada: proporcionar ensejos de relaxamento aos moradores”, explica arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design.

 

De acordo com ela, a chaise pode ser inserida de diversas formas. “Ela pode substituir uma poltrona ou até mesmo um par delas, assim como podemos apresentar apenas um item em um canto da varanda, sugerindo um espaço de leitura ou descanso”, indica. Em ambientes integrados, o móvel pode entrar na demarcação entre os cômodos.

 

Em relação aos modelos, a decisão pode transitar desde o design, bem como a função do ambiente. “Com a evolução da arquitetura de interiores, em um home theater, o sofá pode agregar uma chaise fixa ou retrátil”, pontua Patricia. A seguir, ela orienta como aplicar, com um olhar preciso, o móvel no décor de interiores, bem como compartilha dicas sobre materiais e estilos. Confira!

 

Por onde começar?

Antes de optar por um modelo, incluindo seu desenho e cores, é fundamental analisar as características da decoração para que o móvel não seja responsável por um ruído visual. Para a arquiteta, não é primordial que a chaise acompanhe uma paleta de cores similar aos demais componentes do cômodo, mas pensando na harmonia, é primordial que dialogue dentro dos quesitos cores, texturas e formas.

 

Na sala de TV assinada pela arquiteta Patricia Penna, o sofá com chaise ganhou uma cor clara, como os tons aplicados no ambiente. O módulo foi inserido na extremidade do sofá e ganhou uma manta para conferir ainda mais conforto ao espaço

 

Quais as funções da chaise?

Para a arquiteta Patricia Penna, o uso da chaise é diverso, podendo ser inserida em diversos contextos. Em uma área social, por exemplo, além de servir como um local extra de descanso, contribui para a recepção de convidados, ampliando o número de assentos. Além das peças avulsas, para estes casos uma boa pedida é apostar em versões modulares que possibilitam tanto a sua colocação de forma solta ou encaixada no sofá.

 

Em dormitórios, alocar a chaise em um canto que esteja vazio é uma ode ao ócio. “Nos livings com lareira, gosto muito da perspectiva de adicionar uma chaise para curtir os dias frios de um jeito muito aprazível”, adiciona Patricia.

 

Neste projeto assinado pela arquiteta Patricia Penna, as chaises dispostas na varanda têm estrutura metálica. Alocadas uma próxima da outra, propiciam momentos de bem-estar e contemplação da natureza presente no lado externo da residência, podendo servir tanto como um espaço extra na hora de receber convidados, quanto para o descanso 

 

Quais são os estilos mais utilizados?

Os estilos variam de acordo com a área em que a chaise será posicionada. Em áreas externas, modelos de fibras naturais ou sintéticas são excelentes opções. Mas é imperativo que seja analisado se a estrutura e acabamentos do móvel são próprios para uso externo, para que resistam às intempéries de um espaço aberto, como o contato com a umidade e a insolação.

 

Na área externa da residência, a chaise em fibra sintética e os estofados, dispostos no assento e encosto, oferecem durabilidade devido ao material que é a prova d’água 

 

Neste projeto assinado pela arquiteta Patricia Penna, as chaises dispostas na antessala da suíte máster têm estrutura metálica, revestimento externo em couro e estofamento em linho. Alocadas uma ao lado da outra, propiciam momentos de bem-estar e contemplação da natureza presente no lado externo da residência 

 

Já em ambientes internos, o décor abre frente para peças com design marcante, tanto para ambientes mais clássicos quanto os mais contemporâneos. Seja toda em capitonê, com uma capa de linho, ou ainda de estrutura metálica com desenho marcante, a chaise pode ser o elemento de destaque em um ambiente ou simplesmente marcar presença com ares mais discretos.

 

Na integração do living com o dormitório, a chaise configurou-se como a peça eleita para essa demarcação no ambiente de Patrícia para a Mostra Artefacto Beach & Country 2022. Ao lado de uma lareira ecológica, a aposta foi por uma chaise de tecido neutro e almofadas com uma paleta de cores e detalhes quentes 

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Deezign é eleita a melhor loja de artigos para casa do Brasil pelo Prêmio gia

————————————————————————————————————————————————————

 

Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.

Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

 

Patrícia Penna Arquitetura & Design

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos

(12) 3209-9785

Alameda Santos, 2326 – São Paulo

(11) 99792-0208

www.patriciapenna.arq.br 

@patricia_penna_arquitetura

 

 

By Lucas Janini

Imagem: Leandro Moraes

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.