Comemorando 25 edições ininterruptas, o São Paulo Boat Show se tornou o maior e mais influente evento náutico da América Latina
|
Responsável por renda na casa de R$ 2 bilhões anuais na economia brasileira e geração de mais de 30 mil empregos formais indiretos, o setor náutico vislumbra uma projeção sólida de crescimento. Dados do Ministério do Turismo reforçam a capacidade do país enquanto acelerador econômico com seus recursos de navegabilidade – são 8 mil quilômetros de costa, mais de 1200 ilhas oceânicas e aproximadamente 35 mil quilômetros de rios e lagos. Concentrando apenas 0,4% do PIB mundial, especificamente no setor de navegação, o país tem um potencial de aumentar esse número em mais de cem vezes. E, no protagonismo dessa transformação cultural e de giro monetário, destaca-se o São Paulo Boat Show, evento realizado pelo Grupo Náutica, que este ano completa 25 edições ininterruptas.
Mas não é só o espetáculo. Mais que uma exposição de barcos, o Boat Show é uma feira de negócios, que movimenta milhões de reais em vendas. Segundo a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos), somente as edições de São Paulo em 2021 e do Rio em 2022, realizado em abril, somaram 494 embarcações comercializadas, gerando mais de R$ 553 milhões em negócios — números que representam 69% de todas as vendas do setor náutico no Brasil.
A consolidação do Boat Show no calendário náutico nacional não apenas contribuiu para impulsionar as vendas do setor como atuou decisivamente para que o mercado náutico passasse por uma revolução de qualidade. Além dos debates promovidos todos os anos, em palestras e congressos, o Grupo Náutica, realizador da feira, por meio de seu presidente, Ernani Paciornik, comanda ações de conscientização para a limpeza de nossas águas, que desde 2006 resultaram no projeto “Por uma Cidade Navegável”, uma soma de esforços entre as esferas pública e privada em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas com novas opções de lazer e convívio.
Com data marcada para setembro, de 23 a 28, o São Paulo Boat Show 2022 celebra os 25 anos consecutivos da maior feira do setor náutico da América Latina. Realizada pela primeira vez em 1998, a primeira edição se consagrou um marco histórico na extraordinária evolução pela qual esse mercado passou, e continua passando, desde então. A novidade conquistou um amplo destaque na imprensa, além de um público de 42 mil visitantes. Naquele ano foram apresentadas as então novidades da indústria náutica, como o lançamento da Intermarine 50 e a apresentação da Cranchi Atlantique 40, da Sea Ray Sundancer 310 e da Real Power 29 — alguns dos 173 barcos expostos, somando-se lanchas, infláveis e veleiros monotipos. Nunca antes um evento do setor havia alcançado tamanha repercussão e atraído tanta mídia.
Com o passar do tempo, os barcos foram crescendo e se modernizando, exigindo um novo palco, maior e mais confortável, tanto para visitantes quanto expositores, a fim de atender ascensão do setor. E, pouco a pouco, a exposição foi atingindo patamares cada vez mais altos. Em 2007, aconteceu o maior salão que o Brasil já havia visto até então – 256 barcos foram expostos, de pequenos caiaques a quase iates, para um público de mais de 40 mil pessoas.
Em 2008, enquanto os Estados Unidos e União Europeia tiveram suas economias paralisadas pelo estouro da bolha imobiliária americana, no Brasil o efeito da crise não foi tão devastador. Pelo contrário – a população brasileira foi estimulada ao consumo. Naquele ano, de olho nas atrações da 11ª edição do São Paulo Boat Show, mais de 50 mil pessoas passaram pelo salão para ver de perto 196 lanchas, entre nacionais e importadas, além de 32 infláveis, 29 jets, 15 veleiros, 29 caiaques e perto de 1.000 equipamentos.
Por sua vez, a edição de 2009, ganhou ares de exposição internacional. Uma estrutura gigantesca foi montada no Transamérica Expo Center para receber nada menos que 241 embarcações, entre lanchas, veleiros, infláveis e jets, nacionais e importados, dos quais 56 foram lançamentos. E, na ocasião, a quantidade de barcos grandes superou a de pequenos, sinal claro de aquecimento do mercado.
De olho nesse nicho em expansão, diversos estaleiros internacionais desembarcaram no Brasil. Assim, em 2011, a 14ª edição do São Paulo Boat Show foi marcada por uma verdadeira invasão estrangeira. Entre os 59 fabricantes de barcos presentes, 24 eram de outros países e, pelo menos metade deles, de marcas conceituadas em todo o planeta. Entre os 234 barcos expostos, mais de 50% eram de médio porte para cima, sendo que uma dúzia passava dos 50 pés: da Fairline Targa 50 ao iate Mangusta, passando por Squadron 58, Azimut 60, Schaefer 620 Pininfarina e Intermarine 65. Foi, em síntese, um dos mais espetaculares e bonitos salões náuticos já realizados no país.
Em 2020, outro marco importante para a história do São Paulo Boat Show: a exposição foi realizada na Raia Olímpica da USP em meio à pandemia de coronavírus. O novo e improvisado palco recebeu 18 mil pessoas, reacendendo o debate sobre navegabilidade na cidade de São Paulo de forma segura.
A receita de sucesso foi sendo aperfeiçoada a cada edição do São Paulo Boat Show, até formar o equilíbrio ideal com seus muitos ingredientes: estaleiros consagrados, fabricantes de motores e lojas de equipamentos e acessórios, além de palestras e ciclos de conferências com personagens ligados ao mundo náutico, aulas de mergulho e o deslumbrante Espaço dos Desejos (criado em 2003), reservado a objetos exclusivíssimos, como helicópteros, relógios de grifes e carrões esportivos de luxo.
Os interessados em participar da feira podem adquirir seus ingressos antecipados por meio do site www.saopauloboatshow.com.br.
Serviço – São Paulo Boat Show 2022 Local: São Paulo Expo Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Jabaquara, São Paulo/SP Data: 23 a 28 de setembro Ingressos: R$ 85 público geral | R$ 40 acima de 65 anos | R$ 10 PCD Site: www.saopauloboatshow.com.br 23 de setembro: 15 às 22h Demais dias de semana: 13h às 22h Sábado e domingo: 12h às 22h 28 de setembro: 13h às 21h
———————————————————————————————————————————————————— LEIA MAIS: Deezign é eleita a melhor loja de artigos para casa do Brasil pelo Prêmio gia ————————————————————————————————————————————————————
Sobre o Grupo Náutica Com mais de 40 anos de mercado, Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação. O grupo é formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show, Rio Boat Show e Marina Itajaí Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de estruturas flutuantes de alumínio do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para comemorações. Náutica também se preocupa com as questões sociais e é detentora de ações como “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer” e “Por Uma Cidade Navegável”, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
By Mariana Gutierre Imagem: divulgação —————————————– Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015. Conheça outros de nossos canais do setor: www.madeiratotal.com.br |
Mais em Design
-
Breton apresenta primeira edição da mostra Breton Signature no D&D Shopping
Marca convida seis grandes nomes da arquitetura brasileira a reinterpretar peças de design icônicas em um projeto digital A Breton, referência na...
11 de outubro de 2024 -
Arquiteta e paisagista Ana Trevisan lança novo tom no catálogo da Vaso&Cor
Um novo pigmento desenvolvido pela Vaso&Cor é apresentado com exclusividade na Praça “O Futuro é Ancestral”, assinada pela arquiteta e paisagista Ana...
10 de outubro de 2024 -
Natuzzi Italia é premiada com Muse Design Award Gold 2024 pela mesa Uragano
A Natuzzi Italia, reconhecida por sua combinação única de tradição artesanal e inovação no design, alcançou mais uma vez um importante...
10 de outubro de 2024 -
Arquitetare revela a naturalidade e a sofisticação do design artesanal na nova vitrine da Botteh
Assinada por Elaine Zanon e Claudia Machado, a ambientação combina a tapeçaria da marca com intervenções artísticas, criando uma atmosfera de...
10 de outubro de 2024 -
Todeschini se destaca em ambientes da CASACOR Bahia 2024
A Todeschini, reconhecida por sua expertise de décadas em móveis planejados de alto padrão, participa mais uma vez da CASACOR Bahia, que...
9 de outubro de 2024 -
Azimut|Benetti vai investir mais de R$ 900 milhões para reduzir emissões de carbono nos próximos três anos
A empresa, que possui 14% de participação no mercado mundial de iates, lançou este ano o Seadeck 6, primeiro da série...
9 de outubro de 2024 -
Clássico da aviação, Jumbo 747 é a inspiração para o novo sofá da Fahrer
Inspirado no avião Jumbo 747 – uma das maiores aeronaves comerciais dos anos 60, que ostentou o recorde de capacidade de...
9 de outubro de 2024 -
Cooktop de indução invisível é tendência para 2025
Mercado aquecido favorece chegada da nova tecnologia; especialista analisa o impacto do invisacook nas cozinhas brasileiras Com a crescente busca por...
9 de outubro de 2024 -
Brunete Fraccaroli recebe prêmios em Los Angeles
A arquiteta brasileira viajou até os EUA, onde dois de seus projetos icônicos foram premiados Uma figura consolidada no mercado nacional,...
8 de outubro de 2024