O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, retoma em 2022 a ocupação de sua área de convivência com foco na destacada produção do design brasileiro com peças assinadas pela Fahrer, estúdio de design autoral comandado pelo trio Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia. Alinhada à vocação inicial do museu atribuída pelo seu arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928 – 2021), este espaço específico amplifica o caráter público da Instituição, ao promover um programa que põe em franco diálogo o espaço arquitetônico de suas áreas comuns com mobiliário e equipamentos de design autoral.
Com desenho em plena comunhão com a natureza dos materiais escolhidos e a funcionalidade desejada, o móvel concebido pelo estúdio de design de mobiliário ganha temporariamente um ponto de contato com o público do museu, criando um ambiente que é em um só tempo de aconchego e contemplação, de reflexão e convívio. Até o início de março de 2022, quem visitar o MuBE poderá apreciar e usufruir logo na chegada um conjunto generoso de móveis que põe em contato o íntimo e o coletivo em um só lugar.
|
|
————————————————————————————————————————————————————
VEJA: Arquiteta Ana Rozenblit participa da Mostra Artefacto 2022
————————————————————————————————————————————————————
Confira abaixo mais detalhes sobre as peças de mobiliário Fahrer selecionadas para ocupar a área de convivência do MuBE:
|
Chaise Paso Doble
Inspirada na imagem criada pela composição das curvas sinuosas de um guitarón e o entrelaçamento gracioso das pernas dos dançarinos que realizavam o famoso movimento Paso Doble durante uma apresentação de tango em Buenos Aires, a chaise Paso Doble tem curvas orgânicas que se moldam ao contorno do corpo.
|
Bancos DC3
No DC3, as nervuras utilizadas nas asas do avião Douglas DC3 servem de inspiração para o banco com desenho escultural, cuja estruturação se transforma em detalhes que trazem inovação à peça, que surpreende unindo forma e função.
|
Módulos Tron
Inspirados nas formas geométricas orgânicas do clássico filme de ficção científica Tron: Uma Odisséia Eletrônica, que marcou época nos anos 80, os módulos da linha Tron se encaixam de diferentes maneiras, criando diversas possibilidades de configuração para que cada um crie sua própria composição.
|
Mesa Jangada
Homenagem a Joaquim Tenreiro, que se tornou o ‘pai do móvel moderno no Brasil’ com suas peças esculturais. A mesa Jangada tem tampo de madeira laminada, base torneada e pés que ficam descolados do tampo, criando a sensação visual de leveza.
|
Cadeiras Brisa
Tecido e tecnologia encontram a madeira para dar forma à cadeira Brisa. A madeira torneada traz leveza aos detalhes da peça e a técnica exclusiva traz conforto ao sentar.
|
Poltrona e Bancos Tarantino
Inspirada na Bauhaus, as peças da linha Tarantino reúnem estrutura com leveza e tecnologia têxtil. Mais uma vez, a busca por novas técnicas e tecnologias se transforma em ergonomia. O método construtivo permite que as peças fiquem expostas em áreas externas sem sofrer com as intempéries do clima.
|
Mesa Atari
Inspiradas em grids de vídeo games dos anos 80, as peças da linha Atari combinam volumetria e transparência, trazendo leveza e funcionalidade a ambientes internos e externos. Feita em aço carbono com pintura especial, a mesa tem acabamentos que proporcionam durabilidade, característica sempre presente no mobiliário da marca.
Sobre a Fahrer
A Fahrer é um estúdio de design de mobiliário autoral cuja expressão criativa é composta pela soma dos olhares, das ideias contestadoras e complementares e do traço preciso e fluido dos designers Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia. O resultado são peças autênticas, que dialogam com o seu contexto, contam histórias e transitam entre as narrativas conceituais, inspiracionais e interpretativas de sua produção.
Desenvolvedora de suas peças, a Fahrer domina a arte do fazer e valoriza o bem feito à mão, as relações humanas e a produção brasileira. Respeitar o tempo das matérias-primas, priorizar materiais sustentáveis e se reinventar constantemente por meio da experimentação de novas técnicas e possibilidades são pilares da marca.
Premiações e publicações
A contribuição da Fahrer para a história do design brasileiro e internacional está registrada em livros como “Retro & Vintage Design”, “Design Brasil — 101 Anos de História”, “20 Designers Brasileiros: Os Mais Influentes da Atualidade”, “IF Award” e “Decor Year Book”.
Pelo design e ergonomia conceituados no mundo inteiro, a Fahrer acumula dezenas de prêmios, entre os quais a mais importante premiação do design internacional, o iF Design Award, em 2018. Em 2016, o banco Tamanduá recebeu o Prêmio Ouro do Objeto: Brasil. Em 2008, 2007 e 2006, a cadeira Toá, o banco Aero e a poltrona Cariaí foram premiadas como “Top One” pela revista londrina “IdFX”.
A Fahrer também já apresentou seu trabalho em importantes exposições internacionais, como ICFF, em Nova York; Feira internacional de Milão; IF Award, na Alemanha; Design Connection, em Buenos Aires; Design Possibile, em Milão; IdFX, em Londres; entre outras, além de ter peças nos acervos permanentes da Galleria Paola Colombari, em Milão, e do museu Le Corbusier, em Paris.
fahrer﹒com﹒br
@fahrerdesign
By Amanda Ambrosina
Imagem: Gui Gomes
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br