SOCIAL
To Top

Grupo Almeida comemora 100 anos com número recorde de lançamentos na Expo Revestir

 

Antes mesmo de inaugurar sua 7º linha de produção, Cerâmica Almeida e Gaudi apresentam mais de 100 novas peças durante a feira

.

Em comemoração ao centenário de um dos maiores produtores de pisos e revestimentos do Brasil, o Grupo Almeida participou de 14 a 17 de março da Expo Revestir — maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina – com 116 lançamentos inspirados em quatro atuais vertentes: mármores com textura sampliadas; formas arredondadas; tons terrosos e natureza dentro do lar. Atualmente, o grupo conta com dois parques fabris composto por seis linhas de produção na cidade de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, e se prepara para inaugurar sua 7º linha de produção em março, na mesma cidade.

.

“Completar100 anos de história é um marco muito importante para nossa família. É ver com muito orgulho que os primeiros passos dados pelo meu bisavô no passado chegaram ao que é o Grupo Almeida é hoje”, declara Isabella Almeida, Diretora de Desenvolvimento de Produtos do Grupo Almeida.

.

O stand contará com oito espaços assinados por escritórios de arquitetura, divididos entre os lançamentos Gaudi (marca de porcelanatos do Grupo Almeida) e da Cerâmica Almeida, com cerâmicas produzidas com as mais atuais tecnologias do mercado.

.

“Para criação da coleção 2023 nós apostamos no acolhimento e aconchego com toque de sofisticação. Com base na alta tecnologia utilizada para a fabricação dos produtos do Grupo Almeida pudemos explorar texturas e acabamentos diferenciados”, ressalta Isabella Almeida.
 .

Cerâmica Almeida apresenta 64 novas peças nos formatos 42X83, 21X83, 62×62 e 32×62, com acabamentos nas versões: Brilhante, Acetinado e Adere. Já a Gaudi traz 52 novos porcelanatos nos formatos: 61×120, 20×120, 81×81 e 61×61, com acabamentos nas opções: Acetinado, Polido e Granilhado. As duas marcas buscaram referências nas principais tendências mundiais durante a criação de suas novas peças. Veja abaixo:

.

  • Mármores com texturas ampliadas: Com modelos inspirados nos mais conceituais tipos de mármores – Duomo, Unique, Namos Black e as linhas Aida, Basalto e Gaia — a linha foi criada para ser um contraponto do minimalismo, com texturas expandidas que revelam todos os detalhes das peças.

  • Curvas e formas arredondadas: Sucesso nos anos 1960 e 1970, as formas arredondadas estão de volta. Inspirados nesta tendência, a Gaudi Porcelanato busca trabalhar os veios dos mármores de forma mais arredondada, refletindo a procura por ambiente suaves e aconchegantes. Os modelos Duomo, Namos Black e Unique seguem essa proposta. Já na Cerâmica Almeida explora relevos 3D arredondados nos modelos 32A21, 32A22, 32HDA48, 32HDA49 e 32HDA50.

  • O aconchego e a contemporaneidade dos tons terrosos:A cartela de cores conta com variações que vão do marrom escuro a nuances do verde, criadas para levarem mais suavidade e relaxamento aos ambientes residenciais e comerciais. O diferencial das linhas é que mesmo em cores mais intensas as peças não deixam de transmitir aconchego. Fazem parte desta tendência os modelos da Gaudi Porcelanto: Gaia Bronzo, Aida Crema, Armani Brown, Vertigo, Camel e Smart.

  • A natureza dentro do lar: Levar a natureza para dentro da casa é uma tendência que nunca sai de moda. Pensando no acolhimento que as plantas e flores trazem aos ambientes, a Cerâmica Almeida e Gaudi. Porcelanato investiram no Design Biofílico (técnica que trabalha com a conexão dos espaços por meio de plantas) através de revestimentos que valorizam a natureza, trazendo mais vida e bem-estar para quem habita os ambientes.

.

Na Gaudi Porcelanato, a representação da natureza pode ser vista nas peças com texturas de madeira, presentes nos seguintes modelos: Brise, Hangar, Negara, Banzai, Legno, Bourbon e Taiga. A temática floral pode ser vista em duas peças: Ravenna e Aurora, ambas em tons quentes, escolhidos para proporcionar mais aconchego. Na Cerâmica Almeida, as peças que seguem essa tendência são: 32HDA57, 42HDA36, 42A03, 42HDA11, 42HDA39, 42HDA04, 42HDA02, 42HDA04, 42HDA18 e 42HDA20.

.

Gaudi Porcelanato – Principais lançamentos

 

Atlantis – Gaudi Porcelanato

 

  • ATLANTIS AC: porcelanato com textura inspirada nas técnicas de aquarela.
  • NAMOS PL: além do forte e sofisticado contraste entre o preto e branco, as formas arredondadas deste revestimento em mármore trazem mais conforto aos ambientes.
  • DUOMO PL: mármore com textura ampliada, revelando formas maiores e veios dourados.
  • UNIQUE AC: desenvolvido com tracer, tecnologia italiana que traz texturas mais realistas por meio do realce dos veios dos mármores. Outro destaque são suas curvas e formas arredondadas.
  • GAIA NERO PL: seu fundo preto apresenta veios dourados e texturas com tecnologia ampliada.
  • AIDA CREMA PL: além da textura ampliada, este produto apresenta suaves tons terrosos e marcantes veios dourados.
  • VEGAS GREY AC E VEGAS CEMENTAC: porcelanato com textura inspirada na camurça.
  • BERLIN AC: desenvolvido com tracer, tecnologia italiana que cria texturas mais realistas. O destaque dessa peça ficou por conta do cimento com aspecto oxidado/desgastado.
  • SIRENA PL: porcelanato com textura de granilite.
  • HANGAR BLUE AC e HANGAR NATURAL AC: com design biofílico, os modelos são fabricados com textura de madeira de demolição.
  • BOURBON AC: design biofílico e textura desenvolvida com mix de madeiras e concreto.
  • LEGNO NATURAL AC E LEGNO CARVALHO AC: Design biofílico e textura desenvolvida em madeira e camurça.

.

Cerâmica Almeida – Principais lançamentos:

 

32HDA49 – CERÂMICA ALMEIDA

 

Produtos desenvolvidos com tecnologia 3D, que proporciona mais profundidade e relevo às peças: 32A21, 32A22, 32HDA48, 32HDA49, 32HDA50, 32A23, 32A24, 32HDA51, 32HDA52, 32HDA53, 32A25, 32HDA54, 32HDA55, 32HDA56

.

Linha do Tempo Grupo Almeida — 100 anos

.

Criado em 1923 pelo imigrante português Heitor Ribeiro de Almeida, o Grupo Almeida, que carrega o sobrenome da família, surgiu a partir da produção de tijolos de barro cozido. A fabricação de telhas — marca registrada da empresa — passou a acontecer 12 anos depois, em 1935, com o modelo do tipo telha francesa. Neste período foram muitas viagens à sua terra natal, e em 1940, quando a marca já estava consolidada, foi que Heitor trouxe de Portugal o modelo Colmar, inspirado na telha capa-canal.

.

A década de 1960 marca a época de ouro do Grupo Almeida. Apesar da tristeza de se despedir de seu patriarca, em 1962, foi nela que a empresa, já sob o comando de Ruy Ribeiro de Almeida — primeirofilho do senhorHeitor — viu seu nome sendo reconhecido no mercado graças ao modelo de telhas Romanas, patenteadas pela marca em 1965, um estilo que perdura até hoje nos lares brasileiros.

.

Os anos 1980 foram marcados por importantes momentos históricos e para o grupo Almeida não haveria de ser diferente. Foi nesta década que a marca deu início à sua primeira linha de produçãode telhas automatizadas no Brasil, dobrandoa produtividade da empresa. No entanto, apesar de a modernidade chegar aos galpões, o grupo se manteve tradicional, característica que garantiusua permanência no mercado em 1985, ano turbulento no qual todas as indústrias de telhas, com exceção do Grupo Almeida, fecharam suas portas.

.

Na década de 1990 a empresa seguiu se reinventando e lançou sua primeira linha de pisos e revestimentos, além de inauguraraté o final do séculomais 3 linhas de produção. Após um período confortável no mercado, com um nome consolidado, e quase 90 anos de história, o grupo Almeida retoma, em 2010, a produção de telhas, desta vez com os modelos esmaltados com a marca Temax. Com intuito de continuar se modernizando, em 2018 a companhia inaugurou novo complexo fabril, localizado no Parque Industrial na cidade de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo. Seguindo as principais tendências de mercado, em 2019 o Grupo Almeidacriou a GaudiPorcelanato, marca dedicada exclusivamente a fabricação de porcelanatos. Para 2023, ano em que a empresa celebra 100 anos, o Grupo Almeida prospecta seu crescimento e inaugurará sua 7ª linha de produção.

.

By Isabella Mendonça | Tangerina Conteúdo

Imagem: Divulgação

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.