SOCIAL
To Top

Dualidades inspiram a participação da Michelangelo Mármores do Brasil na Expo Revestir 2023  

                                                           Contrastes entre mármore e palha revelam uma narrativa  arquitetônica com origem em uma das jazidas da marca referência em pedras naturais no brasil e no mundo

 

“A dualidade é a condição da vida. Sem oposto nem contrastes, a vida não é vida.” Jigoro Kano, fundador do judô, acreditava que a prática da arte marcial era mais do que apenas um esporte ou uma habilidade física, mas sim uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Para ele, a dualidade e o equilíbrio entre opostos eram essenciais para se alcançar a harmonia interior e a paz de espírito. Porém, a caminhada por essa procura não é simples, nem fácil. Exige dedicação, esforço e paciência. Cativada por esse conceito, a Michelangelo Mármores do Brasil decidiu levar o encontro dos opostos para a Expo Revestir 2023.

 

Referência na divulgação de tendências do mercado, a feira tem um papel importante na trajetória da marca. Desde 2015, a Michelangelo convida profissionais renomados para assinar    seus estandes e procura no imprevisível a inspiração de suas obras. Para esta edição, a buscou na leveza da palha e na sobriedade do mármore o contraste que guiaria seu estande, batizado de “Duo – Dualidade Exposta”. A grande trama deste ano fica por conta de Ana Penso (@ anapensobrand),  designer especializada em fibras  naturais,  que trabalha em  parceria com o coletivo Tecendo História, que compartilha a mesma origem da jazida de Mármore Branco Michelangelo®: o município de Cerro Azul, a cerca de 85 quilômetros de Curitiba.

 

É na cidade paranaense que a história da Michelangelo e do trabalho de Ana Penso se entrelaçam. Cerro Azul tem na agropecuária a principal fonte de renda dos cerca de 17 mil habitantes. É do resíduo dessa produção que surge um trabalho local ancestral: o artesanato com palha de milho, criciúma, taboa e bambu. Consolidado desde 2005, o Coletivo Tecendo História conta hoje com oito artesãs, que produzem para o mercado nacional e internacional. Para além de um ofício, a produção feita no grupo é sinônimo de enaltecimento cultural, valorização afetiva e fortalecimento da autoestima das mulheres da região.

 

Não muito longe de onde a produção artesanal é feita, fica sediada a jazida de onde. é extraído um dos mármores da Michelangelo. Além do trabalho com a rocha natural, faz parte.da proposta da marca valorizar a mão de obra local e promover o desenvolvimento das regiões onde está localizada. Nada mais coerente, então, do que firmar uma parceria com o grupo, cujo impacto vai muito além do socioeconômico: é uma verdadeira celebração da tradição local e da riqueza cultural da região.

 

 

 

Assinado pela artesã Ana Penso, o estande “Duo – Dualidade Exposta” pretende criar um diálogo entre duas produções nativas do município paranaense de Cerro Azul: o artesanato da palha trançada e a extração do mármore Michelangelo.

 

 OPOSTOS COMPLEMENTARES

 

Dois tipos de mármores embasam o espaço assinado pela dupla na Expo Revestir:. o Mármore Branco Michelangelo Prime® — caracterizado pelo fundo branco e pelos veios finos acinzentados — e o Mármore Grigio Michelangelo® — identificado pela cor cinza-escuro e pelos veios brancos. São esses elementos que compõem o. fundamento do pano de fundo e dos sofás do décor. Totalmente em mármore, as paredes e assoalho garantem unicidade entre as superfícies através do Mármore Grigio Michelangelo®. Já os Sofás Duo roubam os olhares pela imprevisibilidade: feito de Mármore Branco Michelangelo Prime®, o mobiliário admira os olhares pela composição rochosa e não menos acolhedora.

 

 

Garantindo uma estética singular ao ambiente, o teto em palha de Ana Penso surpreende pelo contraste cativante. Destaque para a iluminação cênica bem planejada, cuja aplicação é precisa no destaque dos demais elementos: enaltece formas, matizes e as tramas que perpassam a narrativa estética.

      

 O décor da marca apresenta o contraste como protagonista. O Sofá Duo já chama a atenção por si só, mas ganha mais destaque através da combinação com o escuro Mármore Grigio Michelangelo®. Elaborado a partir do Mármore Branco Michelangelo Prime®, os assentos aludem ao yin yang e complexificam a ideia de que metades opostas são complementares e interdependentes, e que juntas formam um todo equilibrado.

 

 

  Sobre Michelangelo

 

A Michelangelo atua desde 1990 valorizando a riqueza natural do Brasil. Desde os primeiros processos, o mármore Michelangelo é extraído, tratado e lapidado cuidadosamente para que cada peça tenha um toque único e exclusivo, respeitando a natureza de cada detalhe. A proposta da empresa é trazer a beleza da diversidade através dos mais modernos processos de extração, gerando o menor impacto possível, valorizando a mão de  obra local e  o  desenvolvimento das regiões onde estão. Nascida no solo fértil do Paraná, a Michelangelo acredita no respeito à natureza como forma de preservar a sua essência em cada detalhe dos mármores, e a essência do país que é naturalmente belo.

 

“Nossos mármores estão disponíveis em todo o território nacional. Temos orgulho de sermos do Brasil. Com sede em Curitiba, possuímos jazidas próprias localizadas no Paraná, de onde extraímos nossos principais produtos: o internacionalmente renomado Mármore Branco Michelangelo®, o Mármore Grigio Michelangelo®, o Mármore Nero Michelangelo® e o Mármore Napoleon Bordeaux Michelangelo®. Mármores exclusivos da Michelangelo”, explica Priscila Fleischfresser, diretora da Michelangelo Mármores do Brasil. Com baixo grau de porosidade, os mármores Michelangelo são comparáveis aos mais elegantes mármores importados, por sua qualidade e beleza.

 

A Michelangelo está presente em importantes obras no Brasil e ao redor do mundo.

 

Elegantes shoppings como Pátio Batel de Curitiba e Bossa Nova Mall no Rio de Janeiro, edifícios corporativos como Morumbi Corporate, Iguaçu 2820, lojas Gucci de Milão e Paris, hotéis Nomaa, Emiliano Rio, Fairmont Rio, Grand Hyatt e palácio Tangará. Os mármores também estão presentes em obras icônicas, como os prédios da Pinacoteca, da Assembleia Legislativa em São Paulo, do Citibank na Avenida Paulista e nos Palácios do Planalto e Alvorada em Brasília. Além disso, também fazem parte do ambicioso projeto Cidade Matarazzo, de Alexandre Allard do Groupe Allard, com projeto dos renomados arquitetos Jean Nouvel e Philippe Starck.

 

Serviço | Expo Revestir 2023

 

Quando: 14 a 16 de março, das 10h às 19h; 17 de março, das 10h às 17h

Estande M11

Onde: São Paulo Expo – Rodovia Imigrantes, 1,5 km, Vila Água Funda, 04329-900 – São Paulo, SP

 

By Vanessa Fusco | Avesani

Imagem: Divulgação

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.