SOCIAL
To Top

Definindo a Pedra Perfeita para decoração de Sua Bancada

Arquiteta Camilla Bischoff fala sobre as mais procuradas, as vantagens e desvantagens de cada uma e como realizar a manutenção para garantir durabilidade e beleza por muito tempo

.

Quem está construindo ou reformando pode ficar em dúvida sobre qual pedra escolher para a bancada da cozinha, do banheiro ou mesmo da área gourmet. A dúvida recorrente é sobre se há diferença entre elas, além da estética. Para esclarecer alguns pontos, conversamos com a arquiteta  Camilla Bischoff.

.

De acordo com a profissional, há no mercado diferentes tipos de pedras para bancadas, no entanto, algumas são mais procuradas e, por isso, tendências, como é o caso do Mármore, do Granito, do Quartzo, da Pedra sabão e do Corian.

.

Pedimos para a profissional falar sobre cada uma delas, além das vantagens e desvantagens:

.

 – Mármore: O mármore é uma escolha clássica e atemporal, conhecido por sua beleza e elegância, disponível em uma variedade de cores e padrões. Ele é altamente durável e pode ser usado em uma variedade de aplicações, desde bancadas de banheiro até pisos e revestimentos de paredes. Vantagens: Elegância e beleza atemporal, adicionando um toque de luxo a qualquer espaço. Desvantagens: Menos resistente a manchas e arranhões em comparação com outros materiais, exigindo cuidados extras de manutenção. Dessa maneira, não é indicado para cozinhas.

.

 – Granito: Assim como o mármore, o granito é uma pedra natural muito procurada devido à sua durabilidade e variedade de cores e padrões. Ele é frequentemente usado em bancadas de cozinha, área gourmet, banheiro e áreas de trabalho devido à sua resistência a arranhões e manchas. Vantagens: Extrema durabilidade e resistência a arranhões, calor e manchas, ideal para áreas de alto tráfego como cozinhas. Desvantagens: Pode ser mais suscetível a rachaduras se não for instalado corretamente devido à sua natureza porosa.

.

 – Quartzo: O quartzo é uma opção popular para quem busca durabilidade e baixa manutenção. Feito de quartzo natural misturado com resinas e pigmentos, o material oferece uma ampla gama de cores e padrões. Ele é frequentemente usado em bancadas de cozinha e banheiro. Vantagens: Grande variedade de cores e padrões disponíveis, além de ser resistente a manchas e fácil de limpar. Desvantagens: Pode ser menos resistente ao calor do que o granito, portanto, é importante usar suportes de panelas para evitar danos.

.

– Pedra Sabão: Essa pedra natural tem sido cada vez mais procurada devido à sua beleza única e ao seu acabamento suave ao toque. Ela é frequentemente usada em bancadas de cozinha e banheiro. Vantagens: Textura suave e agradável ao toque, com uma aparência única e rica que adiciona charme e originalidade a qualquer espaço. Desvantagens: Menos resistente do que outras opções de pedra, sendo mais propensa a arranhões e danos se não for cuidada adequadamente.

.

 – Corian: É uma superfície sólida feita de uma mistura de minerais naturais e resinas acrílicas. Ele é conhecido por sua versatilidade e durabilidade, além de oferecer uma ampla variedade de cores e acabamentos. Vantagens: Versatilidade para criar designs personalizados e integrar pias e cubas sem vincos visíveis, oferecendo uma estética moderna e limpa. Desvantagens: Menos resistente a arranhões e ao calor do que algumas opções de pedra, exigindo cuidado extra ao usar panelas quentes e objetos afiados, além de ter um custo maior do que a maioria das pedras. Assim, ele não é muito indicado para área gourmets e cozinhas.

.

Projeto Camilla Bischoff. Para essa cozinha a aposta para a bancada foi no granito branco, chamado Granito Branco Pitaya, que possui alta resistência ao calor, manchas e arranhões. Além disso, o tom contrasta com o azul escolhido para a marcenaria. Foto: Mariana Bulcão

.

Pedras e o estilo de decoração

.

Para a escolha da pedra, Camilla Bischoff diz que a cor dela é um diferencial para a escolha, “mas é importante considerar todas as vantagens e desvantagens, além do contexto específico de cada espaço e as preferências individuais ao fazer a escolha final da pedra”, esclarece, ressaltando que em seus projetos ela sempre faz a conexão com os estilos que o cliente mais simpatiza.

.

 – Estilo Clássico/Elegante: Para quem gosta desse estilo, a arquiteta explica que as pedras mais indicadas são o mármore, nas cores branco ou creme. “Ele é ideal para criar uma atmosfera sofisticada e atemporal, harmonizando com móveis e acessórios de estilo clássico”, revela. Além desse, Camilla também indica o granito preto absoluto. “A pedra adiciona um toque de luxo e drama, especialmente em cozinhas e banheiros, destacando-se com armários de madeira escura e metais polidos”.

.

– Estilo Moderno/Minimalista: “Para esse estilo indico o quartzo cinza preto, já que ele proporciona uma base neutra e elegante para um design contemporâneo, complementando linhas limpas e minimalistas de móveis e acessórios”.

.

 – Estilo Rústico/Industrial: Para esses estilos de decoração, a profissional indica o granito no tom verde ou marrom e a pedra sabão em tons terrosos. “O granito nas tonalidades citadas adiciona sensação de calor e rusticidade a espaços industriais ou rústicos, complementando materiais como madeira de demolição e metal oxidado. Já a pedra sabão em tom terroso imprime uma atmosfera acolhedora e orgânica, trazendo uma sensação de conexão com a natureza em ambientes industriais ou rústicos”.

.

 – Estilo Escandinavo: A indicação da arquiteta é pelo corian branco ou cinza, pois combina perfeitamente com a estética clean e minimalista do estilo escandinavo, proporcionando uma sensação de luminosidade e serenidade; ou pelo mármore cinza ou bege, que harmoniza com seus tons neutros característicos.

.

Projeto Camilla Bischoff. O quartzo no tom branco foi a pedra escolhida para dar charme a essa cozinha. Com muitas variedades de tons, o quartzo é muito utilizado em bancadas de cozinhas. Foto: Mariana Bulcão

.

Limpeza e manutenção

.

Para maior durabilidade e beleza das pedras, é imprescindível a manutenção regular delas, começando sempre com uma boa limpeza. “Para as pedras em geral, a limpeza pode ser realizada com água morna e sabão neutro ou detergente específico para pedras naturais. Evite usar nelas produtos de limpeza ácidos”, esclarece Camilla.

.

Para evitar manchas, a arquiteta recomenda a aplicação de um selante ou impermeabilizante adequado para proteção contra manchas. “Porém, caso ocorra alguma mancha, tente limpá-las imediatamente com uma solução de água e detergente ou um removedor específico para o tipo de pedra. Evite deixar derramamentos de líquidos por longos períodos, pois podem penetrar na pedra e causar manchas permanentes”, explica a profissional, ressaltando que para pedras menos resistente ao calor, é indicado o uso de suporte de panelas para evitar danos, como trincas.

.

Se o problema é o aspecto das pedras mais antigas, Camilla Bischoff diz que é possível recuperá-las. “Para isso é preciso usar algumas técnicas, como polimentos e lixamentos que irão remover danos mais profundos. Sempre recomendo, para esses casos, a contratação de profissionais mais experientes e qualificados para a realização do serviço”, finaliza a profissional que dá dicas e mostra o dia a dia de obras em seu canal no Youtube.

.

Camilla Bischoff Arquitetura e Design

.

https://www.camillabischoff.com.br/

Instagram: @arquiteta_camilla

Youtube.com/@camillabischoff

 

Legenda imagem principal: Projeto Camilla Bischoff. Para essa área gourmet o granito preto absoluto foi a escolha. Além do lindo brilho, a pedra harmonizou com a paleta de cores, que tem madeira e, claro, preto. Foto: Mariana Bulcão.

.

By Ana Claudia Dantas | Komunik

Imagens: Créditos Mariana Bulcão

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.