SOCIAL
To Top

Como fazer da primavera uma oportunidade para deixar a casa mais iluminada e leve com tons claros e elementos naturais

 

Na transição que marca as mudanças entre o frio e a nova estação, profissionais de arquitetura destacam a importância de evidenciar o frescor e a vitalidade em casa

.

A primavera chegou no sábado (23) e, embora o frio já não se fizesse presente há algum tempo, chegou, oficialmente, a hora de trazer um pouco desse frescor e vitalidade para dentro de casa. Enquanto o inverno nos convida a aconchegar nossas casas com mantas e cortinas, a primavera nos inspira a “abri-las” para receber a luz do sol e incorporar cores vivas e elementos naturais. A arquiteta Marta Martins acredita na transformação do morar em um oásis primaveril, deixando o lar mais ‘leve’ e colorida nesta temporada vibrante.

.

A profissional enfatiza que um dos recursos mais impactantes e ícones da primavera está na presença das flores e arranjos naturais. “Gosto muito de espalhá-las pelos ambientes para deixar evidente essa sensação gostosa que somos convidados a desfrutar”, analisa. Na simbologia atribuída para cada uma das estações do ano, a primavera vem acompanhada pelo sentimento de renovação, frescor e força — não apenas nas áreas internas, como fora de casa. Assim, cores suaves e vibrantes, tais quais os tons de verde, rosa e amarelo, são frequentemente associados com estampas florais. “O desejo é o de perceber ares mais descontraídos, refletindo o renascimento da natureza”, detalha a arquiteta.

.

A arquiteta Marta Martins destaca que pequenas mudanças fazem total diferença. Nessa varanda integrada, as almofadas coloridas dialogam com o jardim vertical de plantas preservadas. O balanço suspenso se torna mais um convite para entrar em sintonia com a leveza da primavera | Foto: Rafael Renzo

.

Na seleção dos materiais que carregam a essência da nova estação, tecidos como o linho e o algodão são os favoritos de Marta. “Eles são versáteis e proporcionam um toque aconchegante que combinam com o que viveremos nos próximos três meses”, complementa.

.

Na sala de jantar projetada pela arquiteta Mari Milani, um grande chanfrado, já existente antes da reforma, resultou na criação de um pórtico de marcenaria que formou uma moldura para o assentamento das pedras de granito rústico. A combinação do tom de verde musgo e as plantas promovem equilíbrio e, ao mesmo tempo, uma decoração de interiores leve e arejada |Foto: Erika Urbino

.

arquiteta Mari Milani compartilha sua predileção e aposta em materiais como tapetesquadros e papéis de parede para entregar uma atmosfera primaveril descontraída. “Gosto delespois acrescentam cor e textura e podem ser facilmente substituídos, sem a necessidade de uma grande intervenção“, explica.

.

Para deixar a sala de estar mais sutil e elegante, a arquiteta Mari Milani trabalhou com a disposição de plantas próximas à janela. O uso da paleta de tons neutros resulta em um ambiente ainda mais agradável |Foto: Erika Urbino

.

De acordo com Mari, a primavera traz consigo uma combinação de alegria e delicadeza. “Sem dúvidas, é uma oportunidade para renovarmos a energia interna e trazer vigor para o seu ambiente”, contempla.

.

Nessa residência de praia executada pela arquiteta Patricia Miranda, a sala de jantar foi integrada à área gourmet. As poltronas suspensas deixaram o ambiente com mais amplitude |Fotos: Edson Ferreira

.

Investir em um balanço suspenso, tanto em áreas internas ou externas, é uma belíssima oportunidade para deleitar-se do clima mais quente e de céu azul que acompanha a primavera. Entusiasta do elemento, a arquiteta Patricia Miranda, fundadora do escritório Raízes Arquitetos, explica que ele não apenas proporciona uma experiência de relaxamento ao espaço, como também permite que se aproveite, ao máximo, a beleza da natureza que a primavera oferece. “Produz-se uma atmosfera mais sofisticada de estar e olhar, além de ser um ótimo entretenimento para crianças e adultos”, valida.

.

Nesta sala de estar assinada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, a parede de tijolinhos brancos entrega um efeito rústico e o rack, na cor azul, energia para o espaço. Em cima do móvel, as plantas conectam os moradores com a calmaria da natureza ofertada pela primavera | Fotos: Rafael Renzo

.

Enquanto isso, a arquiteta Carina Dal Fabbro rechaça que a primavera pede cores alegres e transformação. “Essa é a época perfeita para mudar as almofadas, colchas e adicionar muitas flores e folhagens à decoração“, diz ela. A escolha de cores e elementos naturais adicionam uma atmosfera que reflete o espírito da primavera.

.

Preparando a casa para a primavera

.

Durante a transição entre o inverno e a primavera, algumas tarefas práticas são essenciais na rotina de casa:

.

Armazenamento de cobertores e edredons: antes de guardá-los, certifique-se de que estejam limpos. Com a higienização e secagem completa, dobre-os ou coloque-os em sacos de armazenamento a vácuo – como estratégia eficaz para economizar espaço nos armários.

.

Troca de roupa de cama: substitua o enxoval de inverno, como lençóis flanelados e edredons pesados, por escolhas mais leves e frescas. Peças produzidas de algodão ou linho são mais adequadas para aas noites mais quentes da primavera.

.

Verificação do sistema de ar-condicionado: antes que o clima esquente completamente, é uma boa ideia realizar a manutenção do ar-condicionado com a limpeza ou troca dos filtros.

.

·Organização geral: aproveite para organizar áreas de armazenamento como closets, despensas e garagens, colaborando para manter a casa organizada durante a primavera.

.

Sobre Marta Martins 

Marta Martins acredita que cada projeto é um novo desafio para criar propostas adequadas às necessidades do cliente. Sendo assim, ela e sua equipe oferecem soluções inteligentes e viáveis para converter cada projeto em realidade, fazendo presente o requinte do clássico e a praticidade do estilo moderno, adequando espaços e transformando cada trabalho em uma obra única, com toques de elegância e originalidade.

@martamartinsarquiteta

Site: www.martamartins.com.br 

.

Sobre Mari Milani

Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 400 horas em cursos de especialização, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.

.

Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.

www.marimilani.com

@marimilani_arquiteta

R. Marina Jacomini, Nº 57 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP

.

Sobre Raízes Arquitetos  

Da arquitetura, a profissional Patrícia Miranda traz o conhecimento de escritórios de diferentes portes, construtoras, canteiro de obras e desenvolvimento de projetos – desde a aprovação até o detalhamento executivo, com coordenação, verificação e compatibilização. Do design, traz o desenvolvimento de móveis e objetos, exclusivos ou de produção seriada. ”Cuidamos de arquitetura e design, campos que tratam do homem, além dos cheios e vazios à sua volta. Unimos conhecimento técnico e sensibilidade poética”, enfatiza.

www.raizesarquitetos.com.br 

@raizesarquitetos

(11) 99371-2317

.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.

.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura

www.carinadalfabbro.com.br 

@carinadalfabbroarq

.

By Alex Sander | DC33

Imagens: Créditos Rafael Renzo / Edson Ferreira / Erika Urbino

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.