SOCIAL
To Top

A neuroarquitetura vai transformar seu home office para te deixar mais feliz e criativo

Como a decoração do home office pode contribuir para a concentração, foco e criatividade no trabalho

 

 

Antes o escritório em uma casa costumava ser só um cantinho improvisado, utilizado muito de vez em quando. Com o home office obrigatório imposto pela pandemia, ele passou a disputar com a cama o ranking do lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, o que exigiu mudanças para deixar o espaço mais agradável e acolhedor.

 

Estudos científicos já comprovaram que um ambiente mais humanizado, estimulante, confortável e ergonômico pode aumentar a produtividade no trabalho. A arquiteta e urbanista Rafaela Costa, da Criare Campinas, explica que a solução está, como sempre, na ciência. “A chamada neuroarquitetura estuda a influência do espaço físico no bem-estar e na produtividade. Mais que uma questão de estética, dedicar tempo e atenção à decoração de um espaço importante melhora a sua saúde mental. E o resultado desse trabalho, ou seja, a ambientação apropriada, impacta diariamente no bem-estar e aumenta a produtividade”, resume.

 

Com base nesses estudos, Rafaela dá sete dicas de como planejar um home office que ajude a manter a concentração no trabalho sem perder o conforto e o aconchego da nossa casa.

 

Ergonomia

O primeiro passo é escolher móveis adequados a uma postura adequada, já que a pessoa vai passar muitas horas ali. “Mesa, bancada e cadeira têm que ter a altura correta e, de preferência, regulagens para se ajustar às características do nosso corpo. Uma cadeira de qualidade é um investimento que vale a pena, afinal, estamos falando de saúde”, indica.

 

Plantas aumentam bem-estar e dão vida ao ambiente

 

Organização

Um ambiente organizado evita distrações, facilita a rotina e otimiza o tempo. “A marcenaria é uma grande aliada. Gaveteiros, organizadores de mesas, quadros e/ou lousas, deixam os materiais ao alcance das mãos, mantendo a privacidade. Só de entrar em um lugar bagunçado muita gente já se sente estressada e com vontade de sair dali. Nosso local de trabalho tem que ser justamente o contrário disso, ou seja, atrativo e estimulante”, comenta a arquiteta e urbanista.

 

Iluminação e climatização

Até a iluminação influencia na produtividade no trabalho. “Lâmpadas e acessórios podem ajudar na concentração. As luzes brancas, chamadas de ‘frias’, deixam o cérebro mais alerta, enquanto as amarelas, ou ‘quentes’ são mais relaxantes e podem até dar sono. O ideal é aproveitar ao máximo a iluminação natural e completar com luminárias, pendentes e perfis, fazendo a luz ‘decorar’ o ambiente. Ainda é mais barato que uma reforma”, explica Rafaela Costa.

 

Marcenaria garante organização e praticidade

 

Uma temperatura agradável minimiza as interrupções ao trabalho. “Quem consegue se concentrar em um lugar quente ou frio demais? O ideal é manter uma boa ventilação do espaço porque respirar ar fresco também ajuda a focar no trabalho”, diz.

 

Nem tão perto, nem tão longe

Quem vê vantagem no home office conta exatamente com a possibilidade de poder acompanhar mais de perto a rotina da casa e da família, mas é preciso ter o mínimo de privacidade. “É bom evitar instalar o escritório no corredor entre a sala e cozinha, por exemplo, pois é fácil que crianças ou animais de estimação acabem virando estrelas da reunião com seu chefe, mas silêncio completo também pode dar sono e desânimo. O ideal é estar afastado dos cômodos principais da casa, mas perto o suficiente para ouvir e interagir um pouco com a família, sem precisar levantar toda hora e sair do escritório para isso. Também é importante posicionar a mesa de trabalho de uma forma a não expor a intimidade da casa ou dos familiares nas reuniões pela webcam”, alerta a arquiteta da Criare.

 

Cor é vida e criatividade

Se engana quem pensa que um escritório tem que ser um ambiente frio e neutro. “A ciência também já sabe que tons amadeirados, terrosos e mais quentes criam um ambiente acolhedor e humanizado. O mesmo acontece com algumas cores vibrantes, como tons de verde e azul, indicados para nos manter despertos e criativos sem pesar no ambiente”, ensina.

 

Cores vibrantes estimulam a criatividade 

 

Cantinho do descanso

As pausas são indispensáveis para nos manter concentrados e criativos. Diversas técnicas científicas de produtividade recomendam não pular os momentos de descanso. “Quem tem um escritório com um espaço maior pode criar um cantinho de descompressão, ou seja, o lugar daquela pausa para tomar um café e relaxar. Pode ser um sofá, uma poltrona ou até um cantinho de almofadas para sentar por alguns minutos. Decorar esse espaço com obras de arte, fotografias, plantas e objetos afetivos dão mais vida e tornam aquela paradinha mais prazerosa. Para os profissionais criativos, ajuda até a ter aquela ideia nova que vai agradar o cliente”, recomenda Rafaela.

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: 25 anos de São Paulo Boat Show o consagram como a principal plataforma de vendas náuticas do Brasil

————————————————————————————————————————————————————

 

Transforme seu home office sem gastar muito

 

1 – Ergonomia: Para um bom ambiente de trabalho é fundamental o uso de cadeiras e bancadas que sigam os padrões de ergonomia;

2 – Organização: além de economizar tempo e facilitar a rotina, tenha tudo à mão com o uso de gaveteiros, organizadores de mesas, quadros e/ou lousas;

3 – Iluminação: se a ideia não é fazer reformas e nem ter muito custo e trabalho, podemos melhorar a iluminação através de luminárias de mesa, pendentes ou perfis;

4 – Climatização: uma boa ventilação ajuda mantém a temperatura sempre agradável e ajuda na concentração e foco;
5 – Privacidade: o escritório deve ficar nem tão perto dos cômodos mais barulhentos da casa, nem isolado a ponto de ficar supersilencioso e monótono;

6 – Cores: se a ideia é estimular a criatividade, tons vibrantes usados de forma correta e pontual podem ajudar a atingir esse objetivo;

7 – Cantinho do descanso: ter um cantinho confortável e divertido para fazer pequenas pausas é essencial para se manter estimulado e criativo no trabalho.

 

 

By Patricia Penzin

Imagem: divulgação

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.