SOCIAL
To Top

Elisa Stecca desafia linguagens em exposição na Herança Cultural

“Mar, Sobre o Azul” traz 30 obras, de trabalhos têxteis, tridimensionais a cerâmica, e fotos em parceria com Miro e Willy Biondani

Cadernos de viagem. Esse é o espírito da exposição “Mar, Sobre Azul”, de Elisa Stecca, que ocorre de 01/fevereiro a 01/março/25, na Herança Cultural Design Art Gallery, na Lapa, zona oeste de São Paulo. Do azul-celeste ao royal, o azul foi o tom das obras e das viagens recentes que inspiraram a artista: na Ásia Central, Cazaquistão e Uzbequistão, terras dos nômades, andarilhos, viajantes, das estepes, céu turquesa e da paisagem desértica, e o Ártico, com maciços nevados, Aurora Boreal, cavernas de gelo e muitos tons de azuis. 

Artista multifacetada, Elisa Stecca expõe pela primeira vez na Herança Cultural Design Art Gallery, na Lapa, em São Paulo. Na foto, a artista com suas obras em vidro. Crédito: Miro.

Na mostra, diferentes linguagens dialogam sobre o azul e cada obra funciona como um fragmento de observações, reflexões e crônicas de viagem. Elisa Stecca apresenta 30 obras – dentre esculturas, cerâmicas, objetos, aquarelas, painéis e fotos – em torno do mar como metáfora de território infinito. Participam da mostra, em trabalhos conjuntos, os amigos fotógrafos Miro (ícone dos editoriais de moda) e Willy Biondani (cineasta). Sempre desafiando materiais, linguagens, regras, fronteiras entre o erudito e o popular. “Quando penso num tema, imagino desdobrá-lo em várias linguagens, como aquarelas, desenhos, tecidos, esculturas e objetos híbridos que tangenciam o design, a moda e a fotografia”, destaca Elisa Stecca, que celebra um momento de grande produção artística e cultural. Recentemente lançou o livro-caixinha Oráculo do Sucesso (Matrix Editora), cuja capa azul-celeste com ornamentos dourados remete à bandeira do Cazaquistão. Em seu quarto livro, a autora mostra como o sucesso pode ser mais simples e saudável.

A artista multifacetada tira inspiração de suportes nada tradicionais e realiza encontros improváveis, como materiais duros e frios (pedras, latão, vidro) em contraste com feltros quentes. Instalações nas alturas, como Ancorados, trabalho que fica apoiado em uma superfície com um peso, uma haste presa no teto de onde pendem partes mais leves. Variações de altura que remetem a ondas durante todo o percurso da exposição. Aquarelas com tapeçarias translúcidas aliadas aos tecidos metalizados. Cerâmicas esmaltadas e modeladas em formato de conchas marinhas, que evocam memórias afetivas. Vasos feitos com pedras calcárias e flores ligadas por hastes de latão. Completam o percurso fotos abstratas e em still feitas a partir das obras de vidro de Elisa Stecca, clicadas pelo amigo Willy Biondani. Além de retratos da artista com suas obras, dentre elas, a joalheria. Registros feitos pelo fotógrafo Miro, um retorno da artista à moda, desde o ano 2000 afastada das passarelas.  

Vibrações em Azul, uma das fotos da mostra. Crédito da foto: Willy Biondani.

 

Percurso sobre o azul em sinergia com o ambiente da Herança Cultural. Uma grande instalação reunindo – num espaço de 400m2 – trabalhos têxteis, tridimensionais, cerâmica, escultura, fotografias, além de experimentos com mobiliários da própria designer Elisa Stecca ou itens pinçados do acervo da Herança Cultural, que têm como inspiração a cultura popular vernacular. Em um amplo galpão, na Lapa de Baixo, a Herança Cultural Design Art Gallery exibe, há mais de três décadas, o melhor do design brasileiro, de peças clássicas de meados do século XX assinadas por nomes como Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, Jean Gillon, Martin Eisler e Joaquim Tenreiro, até criações contemporâneas de diversos artistas.

Aquarela, de Elisa Stecca, trabalho com nanquim e ecoline: memórias e cores de viagens recentes da artista pelo Ártico e Ásia Central. Crédito da foto: Divulgação.

Nas obras e na trajetória, Elisa catalisa e canaliza ideias em busca de materiais. Multimídia, designer, artista plástica, escultora, pintora, retrata suas poéticas e lutas em suportes variados e inusitados, com obras em museus e galerias nacionais (Museu de Arte Sacra, MASP, Centro Cultural Vergueiro) e internacionais (Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Weissman Museum of Minnesota, Claustro de la Basílica de La Puríssima Concepción, na Espanha). “Elisa Stecca nos convida a sensibilizar e, talvez, estabelecer um retorno para as águas salgadas, um mergulho interior para procurar o mar improvável que habita dentro de cada um”, define, no texto curatorial, o pesquisador de cultura e arte contemporânea Allan Yzumizawa. Em “Mar, Sobre o Azul”, a verdadeira viagem está em ver com novos olhos.

Serviço:
O quê: Exposição “Mar, Sobre o Azul”, de Elisa Stecca
Quando: De 01/02 a 01/03/25, de segunda a sábado, das 10 às 17h. Fecha aos domingos.
Entrada gratuita.
Onde: Herança Cultural – Design Art Gallery
herancacultural.com
Rua do Curtume, 274
Lapa de Baixo – 05065001
São Paulo – SP
Tel. 11 96922-6924
Instagram: @herancacultural

Sobre Elisa Stecca:
Da joalheria à arte contemporânea, do design ao livro-caixinha. Artista multidisciplinar, Elisa Stecca cursou Direito na USP, mas a paixão pelo design e pela criação falou mais alto. Ela se formou em Artes Plásticas na FAAP. Estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School, em Seattle. Participou de várias mostras em museus e galerias nacionais (Museu de Arte Sacra, Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural Vergueiro, Sala Funarte, no Rio de Janeiro) e internacionais (Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Weissman Museum of Minnesota, The Walker Art Center, em Mineápolis, Claustro de la Basílica de La Puríssima Concepción, na Espanha). Trabalhou como produtora da Folha de S.Paulo e foi editora da Vogue. Em 1993, abre a Elisa Stecca Design, elaborando projetos e peças de joias e objetos de design. Apresentou suas coleções em desfiles da Semana de Moda, Casa de Criadores, Phytoervas Fashion e no Crossing Fashion em Graz, Áustria. Em 2011, lançou o livro Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida e, em 2019, o livro em formato de caixinha, Pergunte ao Oráculo, ambos pela Editora Matrix. Em 2022, lançou Improvável (Ed. da Autora/Sec. Cultura do Estado de São Paulo), que reúne entrevista e suas produções mais recentes.  Desmistificando e simplificando os êxitos, lançou recentemente Oráculo do Sucesso (Matrix Editora).

www.elisastecca.com.br

 

By SG Comunicação & Imagem

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.