SOCIAL
To Top

Últimos dias para conferir a CASACOR Minas Gerais

 

Realizada na Casa Ferolla, um empreendimento da F2 Incorporadora e Construtora e Arthros Incorporadora, a 28ª edição da CASACOR Minas encerra sua programação neste domingo(03/09). 

.

A capital mineira vem recebendo desde o dia 15 de julho, a 28ª edição da CASACOR Minas. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, realizada sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, apresenta ao público um total de 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, incluindo veteranos e jovens talentos. A mostra conta ainda com 2 instalações artísticas.

.

O principal atrativo desta edição é sem dúvida a possibilidade da mostra de voltar a ocupar imóveis residenciais. O endereço escolhido é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940, além de parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, arquiteto homenageado nesta edição. Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na charmosa Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. Diversos ambientes desta edição ajudam a contar a história das construções ocupadas nesta edição. A começar pelo Jardim Dulce Ferolla, projeto de Nãna Guimaraes e Pedro Moreno, em homenagem à matriarca da família que construiu e viveu no casarão. A dupla investiu no resgate das espécies que faziam parte do jardim original, com predominância de plantas nativas brasileiras, com ênfase especial nos ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

.

Lena Pinheiro, também decidiu homenagear o arquiteto José Eduardo Ferolla em seus ambientes Alpendre, Hall de entrada e Espaço Ferolla. O antigo escritório da casa, onde ele costumava trabalhar durante o tempo que viveu na casa, foi mantido e ganhou uma intervenção, assinada pelo artista Cláudio Parreiras, a partir de uma fotografia tirada durante a última visita do arquiteto ao imóvel, durante o open house da CASACOR Minas. “O José Eduardo Ferolla foi uma pessoa muito importante para a cidade. Além dos projetos, ele também se dedicou à docência na UFMG, contribuindo para a formação de diversos colegas que hoje se dedicam à arquitetura. Foi um prazer enorme fazer este espaço em homenagem a este grande arquiteto, que é referência para todos nós que somos profissionais do segmento”, destaca Lena Pinheiro.

.

Espaço Ferolla – Lena Pinheiro-Foto Jomar Bragança

.

Os banheiros originais da Casa Ferolla foram ressignificados sob o olhar de Isabela Bethônico, que desenvolveu um projeto em parceria com o Studio Tertúlia. Juntas, elas criaram os Quartos de Banho Azul e Rosa, ambientes que se destacam pelo conteúdo histórico e pela interpretação poética e delicada que explora as sutilezas e a conexão do passado com o presente. Para compor o ambiente, as profissionais investiram no restauro de uma penteadeira que fazia parte do acervo do casarão. Restaurada, hoje a peça ajuda a contar a história do imóvel.

.

Quarto de Banho Rosa – Isabela Bethonico e Studio Tertulia- Foto Studio Tertúlia

.

Ao visitar o ambiente Hera uma Vez, de Laura Carvalho, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da família Ferolla. A arquiteta localizou um antigo álbum de fotos da família, com registros da época em que eles viveram na Casa Hera. Isso aconteceu entre os anos de 1930 e 1940, durante a construção da Casa Ferolla. Essas fotos conduziram a criação do projeto, que mistura a história com uma boa dose de autoralidade.

.

Arrematando as homenagens, o sótão da Casa Ferolla foi o local escolhido para abrigar a intervenção O SÓTÃO. Uma casa imaginária, assinada pelo Estúdio Veste. A instalação presta uma homenagem à beleza da forma arquitetônica da construção. As plantas e fachadas foram bordadas em tecido e são apresentadas em formato expositivo dando protagonismo às histórias invisíveis que integram os prédios e grandes monumentos da cidade. Como representantes simbólicos da “alma da casa”, linhas brancas sobre tecido branco indicam trajetos emocionais por onde a imaginação é conduzida.

.

CASACOR Minas: um programa para toda a família

.

Uma visita à CASACOR Minas é capaz de despertar todos os sentidos. A maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo também conta com uma programação que valoriza manifestações, como Gastronomia, Arte, Artesanato e a Moda. Além de ambientes criados por diversos profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e do paisagismo, ainda é possível apreciar a boa gastronomia, a arte em suas mais variadas expressões e também a moda, que aparece em destaque em diversos ambientes.

.

Assim como nos anos anteriores, a gastronomia é um dos pontos altos da CASACOR Minas. A mostra sempre reserva um espaço especial na programação para destacar o trabalho de chefs de cozinha, produtores artesanais e representantes da nossa cultura. A proposta é que o visitante possa usufruir de uma série de experiências durante o passeio pela mostra.

.

Neste ano, o restaurante assinado pela arquiteta Betânia Nascimento está sendo comandado pelo chef paraibano Onildo Rocha, eleito o Chef do ano pela Revista Veja SP. Coincidentemente, tanto Betânia quanto Onildo participam da mostra pelo segundo ano consecutivo. Betânia fez sua estreia em 2022 com uma suíte e agora assumiu o compromisso de assinar o restaurante, um dos espaços mais frequentados da mostra. Criar um espaço funcional dentro da mostra é um desafio muito grande e Betânia conseguiu traduzir com maestria toda a essência do universo do chef, que é natural do sertão da Paraíba.

.

Restaurante O Chef e o Cabra – Betânia Nascimento – Foto Jomar Bragança

.

Concebido para reverenciar a trajetória de um dos chefs mais premiados do país, o projeto destaca as origens de Onildo Rocha enquanto celebra a sua evolução e a conexão do seu trabalho com a brasilidade e com a nossa relação com a comida, com os ingredientes brasileiros e com a experiência de comer fora de casa.

.

“Foi um sucesso tão grande nossa primeira participação na CASACOR Minas. Fiquei muito feliz e impressionado com a receptividade dos mineiros à minha cozinha. Tudo isso foi fundamental para que eu decidisse retomar esse projeto junto dentro da mostra neste ano novamente. As pessoas estão curtindo muito e já estão até questionando se existe a possibilidade de termos um restaurante fixo na cidade pós evento. Isso é o maior motivador para estarmos aqui”, destaca o chef Onildo Rocha, que desenvolveu o projeto juntamente com o designer Gustavo Greco, outro nome de peso no seu segmento de atuação e parceiro da CASACOR Minas há 8 edições.

.

A parceria com diversas empresas e marcas do segmento de alimentos e bebidas, atrai um grande público interessado em participar das experiências gastronômicas. Entre os parceiros do segmento que estarão presentes nesta edição, destacamos Krug Bier, Rex Bibendi/Zahil, Supernosso, Água Mineral Ingá e Felicitea.

.

O Projeto da Varanda Café, de Adriana Gouveia, foi criado para abrigar a operação do Uluru Café. O projeto surpreende ao subverter a ordem dos materiais. Uma árvore em estrutura metálica foi coberta com plantas e vegetação e ganhou um balcão em tijolinho com bancadas em travertino. A proposta foi criar um espaço que será o cenário ideal para o brunch ou aquela pausa durante a visita.

.

Viabilizado por meio de uma parceria com o Sebrae Minas, o Espaço Origem Minas é novamente assinado pela arquiteta Cynthia Silva. O projeto já está presente na CASACOR Minas há 5 anos e foi criado para apresentar o trabalho de pequenos produtores e artesãos mineiros. Entre os itens que podem ser encontrados estão queijos, cafés especiais, geléias, licores, cachaças, antepastos e outros itens de produção artesanal. A concepção do espaço teve como ponto de partida a fachada da casa Hera, com arquitetura Art Decó da década de 40. O espaço surge como uma extensão harmônica dessa arquitetura, trazendo uma proposta de retrofit ao anexo. O piso e parede em granito rústico mineiro, da região de São João Del Rei, e as bancadas, também em granito, têm sua origem em terras mineiras e batizado de Café Cerrado, devido à semelhança visual com grãos de café. As luminárias também são assinadas pela arquiteta e foram desenvolvidas pela artesã de Carangola – MG, Simone Oliveira.

.

O Bar, um dos maiores sucessos desta edição é assinado pela arquiteta Cris Capanema. A ideia foi criar um espaço requintado, mas ao mesmo tempo despojado, em formato de um grande lounge a céu aberto. Intimista, e ao mesmo tempo, conectado com vários outros ambientes do entorno, ele é o local ideal para pequenos encontros e reuniões. Iluminação sutil, luz de velas, lareiras, tapetes e, claro, a imprescindível presença da arte. A base em cores neutras foi pensada para ser colorida pela presença dos frequentadores. Operado pelo Jangalito, a carta de cocktails conta com criações exclusivas, como o Ferolla e o Capanema, uma clara homenagem ao ilustre morador e à arquiteta que desenvolveu o projeto do ambiente.

.

Cris Capanema

.

Os amantes do vinho, não podem deixar de conhecer e de apreciar a Vila do Vinho, espaço criado pela arquiteta Silvia Carvalho, que se especializou na criação e desenvolvimento e adegas e espaços de apreciação da bebida. Desde o início da mostra, o espaço vem recebendo degustações e encontros com enólogos e apreciadores. O projeto tira partido do desenho curvo da fachada da casa Hera e segue este conceito que será expresso desde a parede que abriga o gourmet passando pela grande mesa da confraria e todo o seu mobiliário. A ideia foi um espaço para confrarias cercado de elementos naturais, como tijolo, madeira, pedra e cimento. A tecnologia está presente nos cenários de luz, que variam de acordo com o tipo de vinho escolhido. Painéis piso-teto funcionam como porta rolhas de um lado e do outro, ao se alinharem, formam um grande painel para as projeções de conteúdo. A mesa da confraria tem desenho da arquiteta e chama atenção pelo formato orgânico agregador, em diferentes alturas. O jardim em estilo europeu, assinado por Nãna Guimarães complementa o clima de aconchego.

.

Arte

.

A presença da arte também é muito forte dentro da mostra. Além da intervenção proposta pelo Estúdio Veste, da curadoria de peças que podem ser conferidas no Armazém Origem Minas e das diversas obras espalhadas pelos ambientes da mostra, fornecidas pelas galerias de arte da cidade, a CASACOR Minas ainda conta com a Galeria de Arte e Varanda, assinada pelos profissionais do Studio 44(Adriana Ferreira, Fernando Coelho e Magno Horácio). O espaço celebra a fusão entre a contemporaneidade, a história e a natureza, dividindo-se em duas atmosferas distintas, porém complementares, a Galeria de Arte e Varanda. A edificação contemporânea apresenta uma linguagem moderna e funcional, abrigando uma galeria versátil e atemporal que recebe uma série de exposições artísticas ao longo da mostra. A cada semana uma galeria de arte diferente expõe seus trabalhos. O sótão da Casa Ferolla,

.

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Tintas Coral, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: BH Airport, Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Incorporadora e Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

.

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla(Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.

.

Sobre a CASACOR Minas

.

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2023 chega à sua 28a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

.

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

.

By A Dupla Informação

Imagens: Créditos Jomar Bragança / Studio Tertúlia

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.