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Setor náutico contribui com R$ 12,6 bi no PIB, com potencial de crescer 20 vezes

Com a confirmação do maior evento náutico outdoor da América Latina, o Rio Boat Show, de 28 de abril a 5 de maio, a vitrine que apresenta novidades em embarcações, produtos e serviços deve impulsionar o ‘turismo náutico”, segmento jovem no Brasil que se caracteriza pelos passeios e esportes em lanchas, veleiros, iates, jets e outros barcos do gênero. Hoje, ele representa apenas 0,12% do PIB do país

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Assim como o “turismo de cruzeiros” (em navios) que vem se destacando com projeção de injetar em torno de R$ 5 bilhões na economia nesta temporada, a lotação de barcos e visitantes em marinas brasileiras é exemplo de que este novo nicho pode surpreender. Também é o caso de circuitos náuticos turísticos e implantação de estruturas em diferentes estados, a exemplo do novo “ônibus aquático” em São Paulo. Com 1543 pessoas no Brasil por barco, um déficit de 55, 5 mil vagas em marinas, mas com impressionantes 60 mil km de vias navegáveis, há um potencial gigante a ser explorado.

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Ao registrar recordes e projeção de faturar mais de R$ 485 bilhões em 2023, conforme dados da Confederação Nacional dos Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo nacional deve ganhar novo impulso com a chegada “recente” de um novo segmento: o turismo náutico, que já vem se desenvolvendo com o volume de lanchas, iates e veleiros de passeio, cada vez mais expressivo pelas águas brasileiras. A indústria náutica do país, que já concentra grandes fabricantes nacionais e internacionais, já é modelo produtivo para o mundo e, por meio da implantação de novas estruturas, como píeres para atracação e lazer, marinas, além da promoção de eventos da indústria de barcos nacional, devem impulsionar o segmento que já gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos, apenas no que se refere à área industrial, segundo a Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar).

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Durante a maior vitrine do turismo náutico da América Latina, o Rio Boat Show, com data recém confirmada para 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o público poderá conhecer embarcações, produtos e serviços náuticos que contribuirão para o desenvolvimento do mercado.

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Victor Oliveira – Nautica

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Com um litoral que tem mais de 8 mil km com lindas praias e, ao todo, 60 mil km de vias navegáveis, incluindo as interiores, o turismo náutico ainda é pouco explorado no Brasil. Caracterizado pela utilização de embarcações náuticas com a finalidade de movimentação turística, o segmento representa apenas 0,12% do PIB do país, R$ 12,6 bilhões do PIB nacional, nesse caso, sem incluir o turismo de cruzeiros.

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Aliás, o “irmão mais próximo da náutica”: o ‘turismo de cruzeiros”, na temporada 2023/2024 deve injetar por volta de R$ 5 bilhões na economia e gerar mais de 80 mil empregos, apesar da escassez de estruturas para atracação, que é também o desafio da modalidade “turismo náutico”, que inclui o turismo de recreio e esportes em jets, lanchas, iates, veleiros e outras embarcações do gênero. Com 1543 pessoas no Brasil por barco e um déficit de 55, 5 mil vagas, há um potencial gigante a ser explorado, conforme estudo feito pela Acobar.

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Mesmo assim, a indústria náutica fechou 2023 com faturamento de R$ 2,5 bilhões no que se refere à produção de barcos e seus implementos e recolheu mais de R$ 900 milhões em impostos. Apesar dos números, segundo especialistas, a contribuição do setor para a economia nacional pode ser até 20 vezes maior com o impulso do turismo náutico.

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Victor Oliveira – Nautica

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“O Brasil é um país tropical com dimensões continentais e opções de águas calmas para a navegação em toda sua extensão territorial. Um olhar mais atento por parte de governantes e investidores para o turismo náutico pode criar oportunidades e potencializar o setor além de aumentar a participação na geração de riquezas para o país em até 20 vezes nos próximos anos ou até mais, pelo enorme potencial náutico. Iniciativas como a do “ônibus aquático”, na Represa Billings, em São Paulo, é um exemplo de como às águas brasileiras podem ser exploradas e contribuir para o desenvolvimento da economia”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e Boat Show Eventos, empresa que contribuiu na geração de mais de R$ 1,5 bilhão em negócios em feiras náuticas no ano passado no Brasil. O “ônibus aquático”, que deve ser inaugurado nos próximos meses, será o primeiro transporte coletivo aquático de São Paulo e vai fazer, em 30 minutos, a ligação entre duas áreas que por meio terrestre leva mais de 1h20.

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Com o turismo atingindo números superiores ao período pré-pandêmico e dados que revelam que 55% dos brasileiros têm o desejo de viajar dentro do país neste ano, segundo estudo feito pela Brain Inteligência Estratégica, sobre expectativas da economia e pretensões de consumo, o cenário deve seguir positivo e pode até surpreender, especialmente por meio de ações que vêm sendo planejadas por meio de “fóruns náuticos” em várias regiões brasileiras, como é o caso dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, para a implantação e estruturação de circuitos náuticos e desenvolvimento de infraestrutura, debatidos entre governantes em congressos durante as edições dos “boat shows”. Outro exemplo de ação viabilizada recentemente é o caso do Paraná, que ao entrar na rota dos cruzeiros por meio de Paranaguá, com 16 paradas entre dezembro/23 e março/24, o governo do estado projeta injetar R$ 20 milhões na economia.

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Eventos náuticos impulsionam a náutica e o turismo no Brasil

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Cerca de 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil são iniciadas em feiras náuticas, as quais, junto com estruturas e a indústria, têm papel significativo para a indução do turismo náutico. Em 2024, a primeira delas será realizada no Rio de Janeiro, de 28 de abril a 5 de maio. O Rio Boat Show é o maior evento outdoor do setor na América Latina.

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Victor Oliveira – Nautica

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“Neste momento em que o potencial de crescimento da indústria e do turismo náutico brasileiro estão cada vez mais evidentes, o Rio Boat Show se apresenta como um catalisador fundamental para reunir empresários, compradores, governantes e entusiastas, proporcionando não apenas oportunidades de negócios, mas também contribuindo para a consolidação do setor no cenário nacional. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente propício para negociações estratégicas e parcerias, impulsionando não apenas a economia do setor, mas também o prestígio internacional da náutica brasileira”, afirma a diretora geral da Boat Show Eventos (Grupo Náutica), Thalita Vicentini.

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No ano passado, as quatro edições dos boat shows brasileiros atraíram um público de quase 100 mil pessoas e, para este ano, com a ampliação do cronograma de eventos que deve ser oficializado nos próximos meses, a projeção é que este número seja 20% maior, contribuindo também para o crescimento do turismo no Brasil.

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SERVIÇO

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Quando: De 28 de abril a 5 de maio

Onde: Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ

Horário: Segunda a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábado e domingo, das 13h às 22h

Mais informações: https://rioboatshow.com.br/

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Sobre o Grupo Náutica

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Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e, agora, Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

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By Elaine Mafra | Mailingimprensa

Imagens: Créditos Victor Oliveira – Náutica

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