Trazer informações de qualidade que revertam em negócios ou agregados de valor para os players e visitantes é um dos objetivos da Hotex que iniciou na terça-feira, 16, e vai até quinta-feira,19, no São Paulo Expo. O primeiro dia da “HOTEX TALKS” da Hotex trouxe números relevantes do setor, inovações e tecnologia a serviço da hospitalidade. Os palestrantes expuseram o tamanho desse mercado de hospitalidade e hotelaria, com quase 30 mil unidades hoteleiras no país e reforçaram a importância de treinamento, parceria público-privado e inovação e comodidade constantes.
.
Focado no setor hoteleiro independente, com a palestra “Mercado e Oportunidades da Hotelaria Independente no Brasil”, Marco Buonomo, CEO da Brazil Sales Hotelaria e Turismo, apresentou o serviço baseado na maior redução na gestão de custos, proporcionando uma maior eficiência para o negócio. “Nossos serviços são inovadores e temos excelência em atendimento e expertise de mercado”, afirmou o CEO Marco Buonomo. A Brazil Sales oferece serviços de venda e marketing, gestão comercial com central de reservas, representações de contratação de unidades ou redes hoteleiras e maior visibilidade do negócio com distribuição de vendas on-line e marketing. O setor hoteleiro independente abrange cerca de 15 mil unidades de hospedagens no país, entre hotéis, pousadas, flats e outros, afirma Buonomo.
.
.
Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio ambiente (IDT-Cema) e diretor de Hospitalidade e Jogos e Tendências do Mercado de Hotelaria e Turismo da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo abordou o tema “Cenários e tendências do mercado de Hotelaria e Turismo”. Ele contou que diariamente, são hospedadas 340 mil pessoas em um dos cerca de 27 mil meios de hospedagens que abrangem hotéis, flats, condohotéis, resorts e pousadas no país. Exclusivamente, esse mercado emprega 300 mil colaboradores. Movimenta também serviços de agências de viagem, locadora de veículos e um negócio altamente rentável. São locados, por exemplo, 750 mil veículos por dia e aproximadamente 45 mil agências de viagens fazem 5 milhões de operações diariamente. No turismo de lazer o país conta com 19 grandes parques temáticos que recebem 5,5 milhões de visitantes por ano. No turismo de negócios, as feiras e eventos geram um faturamento na casa dos R$ 230 bilhões por ano e emprega 2,1 milhões de pessoas. Para Omori, é possível atender e ampliar os negócios para esse mercado que está em crescimento.
.
.
O palestrante Celso dos Santos Silva trouxe o tema “O novo panorama hoteleiro do estado de São Paulo – desafios e oportunidades”. Um dos desafios do setor mencionado pelo palestrante é a mão de obra escassa. “Há um descompasso entre a ausência de recursos humanos qualificados e a criação e o desenvolvimento de capacitação contínua e estímulos para a carreira profissional. O hóspede chega ao local e pergunta sobre os atrativos da região e o funcionário muitas vezes não sabe dizer. É preciso haver uma melhora nesse treinamento”, afirmou. Lembrou também sobre a importância dos colaboradores saberem detalhes sobre a gastronomia regional: “Qual é o prato típico de São Paulo? É importante o recepcionista ter essa informação, poder informar para o hóspede interessado em conhecer e desfrutar mais e melhor da região. Aqui temos o virado paulista e o cuscuz paulista. As pessoas gostam e querem conhecer esses detalhes quando vão a uma cidade”.
.
.
Silva mencionou a importância de ter participação e implantação de parcerias públicas e privadas para impulsionar o setor. E reforçou a necessidade de estratégias de marketing de serviços associadas ao marketing integrado e segmentado. Também atentou para o equilíbrio da qualidade de serviços integrados com a gestão de custos para oferecer uma precificação adequada para a operação e administração do negócio. O palestrante reclamou da falta de lideranças profissionais e alertou sobre a necessidade de implantação de programas que favoreçam essa formação.
.
Julio Cesas Dias Ferreira fechou as palestra do primeiro dia com o tema “Automação e Internet das Coisas para Hotéis Bares e Restaurantes”. Ferreira destacou que a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), termo cunhado em 1999 por Kevin Ashton, trouxe uma revolução tecnológica impactando diversos setores da sociedade. Na prática, alinhavou a conexão de dispositivos do dia a dia à internet, permitindo a troca de informações e a automação de tarefas de forma inteligente. Essa interconexão de objetos e sistemas possibilita a coleta e o compartilhamento de dados em tempo real, viabilizando uma série de aplicações inovadoras.
.
.
Para mostrar o impacto da Internet das Coisas no dia a dia, Ferreira apresentou dados comparativos: “Em 2012, 10% dos veículos eram conectados, em 2020 esse número passou para 90%; já quando se fala em objetos, em 2016, 6,4 bilhões eram conectados, em 2020 passou a ser 50 bilhões de objetos conectados”.
.
Com base nesse conceito, a empresa de Ferreira, MDF Tecnology Solution, criou uma série de facilidades que trazem maior conectividade ao negócio da hospitalidade. Dessa forma, pode ser feito o acionamento automático de uma fechadura ou de um sistema de câmeras, de iluminação de um ambiente, ar condicionado ou som, a até mesmo o check-out da estadia de um hóspede. “São facilidades que a MDF, que também funciona como uma startup por desenvolvimento de projetos tecnológicos, oferece para o mercado da hospitalidade”.
.
By Kristiane Rothstein
Imagens: Divulgação Hotex
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/