SOCIAL
To Top

STUDIO LUCCA ESTREIA NA CASACOR RJ COM VINOTECA ARREPIO

 

O arquiteto campista Lucas Barbosa traz experiência sensorial em que os universos da arquitetura e do vinho se entrelaçam

 

A estreia do STUDIO LUCCA na CASACOR Rio de Janeiro promete uma experiência sensorial com a VINOTECA ARREPIO. Como principal inspiração para a concepção do projeto, o arquiteto campista Lucas Barbosa aponta o próprio tema da edição 2023, Corpo e Morada.

.

O espaço localizado numa das extremidades do Instituto Brando Barbosa, no bairro do Jardim Botânico, ganha um protagonismo único para a vinoteca. Lucas apresenta um ambiente com dois andares que inova ao propor uma grande integração entre arquitetura, experiência sensorial e o vinho. O espaço foi milimetricamente planejado para provocar a sensação de arrepio a quem circular por ele. Inusitadas instalações artísticas também são utilizadas como recurso para o entrelace entre os três universos.

.

– A vinoteca convida a olhar, ouvir e sentir seus espaços e segredos para interagir com cada pequeno detalhe. Ressignifiquei espaços e objetos, usando texturas, cores, formas e volumes. É um ambiente desapegado de regras e regado de arte. Uma experiência única! Muitas são as formas de provocar um arrepio – é o reflexo do que está sendo sentido por dentro (morada) exposto direto na pele (no corpo) – descreve o arquiteto.

.

Vinoteca Arrepio StudioLucca – Cred.Denilson Machado MCA Estúdio

.

No ambiente de 40 m2, o projeto do Studio Lucca utiliza curvas e aplicação de revestimento no teto – o travertino bruto. Todas as paredes são texturizadas com a intenção de que pareçam ‘arrepiadas’. O grande destaque da Vinoteca é a galeria de quadros de taças, composta por 77 nichos feitos sob medida para enquadrar diferentes taças de vinhos.

.

Além da espetacular galeria, a cave original do subsolo da casa foi desconstruída para abrigar a instalação “Imersão ao Arrepio”. No ambiente, cada nicho da adega original abrigará um quadro de acrílico com imagens de peles arrepiadas. São 60 peças que terão sobre a imagem, de cada um, uma palavra ou algo que cause a sensação de arrepio.

.

Uma pintura original de Candido Portinari, Peneirando Café (1956), enobrece a VINOTECA ARREPIO. O quadro de 13 x 13,4 cm serviu de ensaio para a criação do painel de 125 x 406 cm, com mesmo nome, desenvolvido pelo artista.

.

Vinoteca Arrepio StudioLucca – Cred.Denilson Machado MCA Estúdio.

.

Nessa atmosfera, o arquiteto criou espaços que convidam a uma jornada inesquecível. Cada canto e detalhe foram cuidadosamente planejados para evocar emoções e despertar sensações com os elementos ganhando vida e significado, expondo com muito cuidado as imagens de peles, em que cada arrepio está guardado esperando ser sentido e contemplado.

.

O vinho está presente em todo o ambiente. É utilizado para tingir rótulos, rolhas e o tecido que cobre a escada entre os andares. Os degraus parecem fugir aos pés, dando a sensação de que se flutua pela escada, uma referência à Lina Bo Bardi, a primeira arquiteta brasileira eternizada no Museu de Arte Moderna da Bahia. Na composição do living, a iluminação natural das portas convida para a contemplação do jardim, que contracena com a clássica cadeira de Oscar Niemeyer e o sofá branco da Breton.

.

– O ambiente provoca uma imersão no universo dos enólogos, com espaços concebidos para fazer os visitantes mergulharem numa experiência. Um olhar perdido encontra outro olhar num labirinto do globo ocular, como quem observa a miragem, celebrando o encanto das degustações entre as garrafas e as taças enquadradas em estantes. No universo da paixão pelo vinho, tudo se mistura. Coisa de arquiteto, que coloca vinho no teto, na textura, num alinhamento dos elementos como linha reta fora da curva e do tempo. É como se cada espaço respirasse os aromas do vinho proporcionando um arrepio de prazer – complementa o arquiteto.

.

Vinoteca Arrepio StudioLucca – Cred.DenilsonMachado MCA Estúdio.

.

A participação na CASACOR 2023 tem um significado especial para Lucas, pois a icônica mansão do Jardim Botânico foi construída por sua conterrânea Odalea Brando Barbosa. É neste cenário que o profissional depura e apura sentimentos capazes de provocar os sentidos, num ambiente em que arquitetura e vinho se abraçam. A casa de Odalea se torna uma narrativa viva, um conto do passado, presente e futuro, cujo tempo se dissolve e se renova. Tudo é uma celebração da arte de projetar e de viver, num encontro perfeito entre o vinho e a arquitetura.

.

Para finalizar, o arquiteto comenta seu desejo para quem circular pela Vinoteca Arrepio:

.

– Arrepio quer ser sentido fora do óbvio, misturando tempos e temperaturas, esfriando e aquecendo, criando uma atmosfera inigualável. Em cada mirada, do teto ao último degrau da escada, uma sensação do calafrio que fala e revela. A cada arrepio, um gole de vida e outro de vinho.

.

Ações paralelas

.

Durante o período da CASACOR 2023, a VINOTECA ARREPIO proporcionará outras experiências para os visitantes da mostra, além do ambiente exclusivo criado por Lucas Barbosa.

.

Num momento, um dançarino circense fará uma performance de maneira a representar a integração entre os elementos corpo e vinho com o ambiente. Em outra ocasião, uma incrível instalação apresentará um sofá branco da Breton encharcado de vinho, provocando a interação entre um mobiliário da morada e o vinho.

.

Em três domingos, haverá degustação às cegas para convidados exclusivos, resultado de parceria com o e-commerce de bebidas premium Woods Wine. Também está prevista uma apresentação técnica sobre o ambiente criado.

.

O arquiteto Lucas Barbosa

.

Empreendedor por ofício, Lucas Barbosa, 31 anos, acredita que a arquitetura é uma experiência que envolve não apenas traços e formas, mas arte, paixão e personalidade. Há 12 anos criou o escritório de arquitetura e interior Studio Lucca, na sua cidade natal, Campos dos Goytacazes (RJ) e, em ritmo de expansão, abriu uma sede no Rio de Janeiro. Arquiteto e urbanista formado pelo Instituto Federal Fluminense, também é designer de interiores e coleciona notáveis projetos que variam de residências a grandes empreendimentos.

.

Lucas é dedicado ao universo da arquitetura e mergulha na criação de seus projetos, para os quais busca inspiração em frequentes viagens de pesquisa. Também se destaca pelo empreendedorismo, atuando na realização de novas parcerias e fechando grandes projetos.

.

Com uma trajetória promissora, o Studio Lucca se apresenta como uma marca consolidada em toda região Sudeste do Brasil e, com orgulho, realiza os sonhos dos seus clientes com grande dose de dedicação e paixão para criar. Audácia e inovação são palavras presentes nos projetos do escritório, que oferece consultoria, arquitetura residencial, arquitetura de interior, arquitetura comercial e corporativa e laudos técnicos, entre outros serviços.

.

Destaques

Área: 40 m2

Localização: Térreo

.

Peças do mobiliário:

Poltrona alta – Oscar Niemeyer

Banqueta Iaiá – Gustavo Bittencourt

.

Obra de arte:

Colheita do Café (Portinari, 1956)

.

Tendência:

Uso de curvas e aplicação de revestimento no teto

.

Diferenciais:

Galeria de quadros de 77 taças e a instalação “Imersão ao Arrepio” com a exposição de quadros de acrílicos com imagens de peles arrepiadas

.

Materiais:

Textura arena – Delcor

Travertino do tijolinho bruto aplicado na parede e teto – Palimanan

Porcelanato travertino – Cerâmica Portinari

Papel de parede croco

Coral textura design (adega subsolo)

.

Recurso tecnológico:

Automatização de portas deslizantes com acionamento de botão, interruptores e sistema acústico

.

Peça exclusiva do arquiteto Lucas Barbosa:

Guarda corpo da escada.

.

Sobre a mostra

.

Em 2023, a CASACOR Rio de Janeiro retorna pela terceira vez consecutiva para o Instituto Brando Barbosa, desta vez em um formato hotel boutique, com muitas salas de convivência, suítes espaçosas e cabanas no jardim. A mostra, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, terá um novo conceito – mais inovador – baseado no tema “Corpo & Morada”.

.

Endereço: Instituto Brando Barbosa – R. Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ.

.

By Ana Tereza Robusti

Imagens: Créditos Denilsom Machado MCA Estúdio

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.