SOCIAL
To Top

Serralheria e Concreto criam o estilo urbano deste apartamento

Elementos que estilizassem a atmosfera industrial e sóbria foram incorporados ao projeto desenvolvido pelo Studio 92 Arquitetura

Com 98 m² apartamento localizado em Pinheiros, projetado pelas arquitetas Debora Terra e Jessica Pereira Lucas, do Studio 92 Arquitetura, revela o conceito industrial urbano, destacando elementos como a serralheria e muito concreto em todos os espaços.

A pedido do cliente que solicitou um projeto minimalista e sóbrio, as arquitetas criaram uma paleta de cores baseada no preto, nos tons cinzas, um pouco de madeira natural na marcenaria e cores pontuadas em objetos decorativos.

O ponto em destaque deste projeto é o piso em madeira que recebeu acabamento em betume para trazer o ébano em evidência, a cor preta que também está presente também na laca das portas, no mobiliário, nos revestimentos dos armários da cozinha e varanda gourmet, na serralheria e na estrutura fio a fio da iluminação.

Despojadas, algumas peças do mobiliário foram concretadas na própria obra como as prateleiras e os bancos, que ao mesmo tempo servem de aparadores instalados na área da chapelaria e no estar/sala de TV. Desenhado pelo Studio 92 Arquitetura e também concretado no local, a mesa de jantar colocada na varanda é presa na parede e parece flutuar, o contraponto está no único pé em formato de esquadro que sustenta toda peça, ao mesmo tempo robusta tem leveza com seu traçado modernista.

As paredes ganharam pintura em cimento queimado (Terracor) inclusive as da cozinha. Já a parede da TV que segue até a varanda recebeu revestimento em porcelanato que lembram placas de concreto perfuradas (Castelatto) com ranhuras para trazer uma proposta mais rústica em alinhamento com o piso em cerâmica em tons terrosos (Lepri).

O apartamento foi entregue pela construtora já com os ambientes integrados e a única reforma realizada pelo escritório de arquitetura foi a retirada da porta balcão entre o estar e a varanda, delimitada pelo piso ébano e o cerâmico. A retirada da porta permitiu melhor espaço, maior circulação de ar e maior incidência de luz natural. Ainda na varanda, foi retirada a cuba e na bancada instalou-se a churrasqueira elétrica e a Alexia para comandar todo sistema de automação do apartamento.

A setorização dos espaços ficou por conta da decoração e dos elementos projetados como a bancada laminada na cor cinza da cozinha e o mesmo revestimento segue para a bancada da área molhada com cuba preta e misturador com filtro embutido (Deca) e de cocção criando um alinhamento com a cor da parede no backsplash. Sobre o cooktop de indução a coifa em aço e em formato cilíndrico (Crisair) corrobora a atmosfera industrial do projeto.

Da cozinha para lavanderia uma porta em serralheria na cor azul, puxador do piso ao teto e vidro para trazer luminosidade separa os ambientes. Enquanto na área de convivência há poucos armários, a lavanderia ganhou alguns armários com acabamento na cor preta que dão suporte à cozinha, à dispensa e outros que armazenam produtos de limpeza. Já o aquecedor à gás ganhou um armário em serralheria preta com porta perfurada mantendo a mesma linguagem industrial do restante do projeto.

O hall de entrada é marcado pela chapelaria, local com ganchos para pendurar bolsas e casacos e os bancos de concretos. Na parede oposta, desenhada pelo Studio 92 a adega é toda em serralheria com pintura eletrostática na cor preta com divisões para armazenar vinhos e armários com portas em chapa perfurada e porta em vidro para demais bebidas e taças. Para quebrar a monocromia do móvel, uma gaveta com acabamento em madeira dá suporte para os acessórios de bar.

No mesmo espaço do hall, uma estante customizada em marcenaria com acabamento em madeira com iluminação interna em LED para criar um ar mais intimista com uma luz difusa se destaca em os tons de cinza e o ébano.

A decoração da sala mantém a mesma linguagem minimalista e sóbria com um sofá cujo design orgânico recebeu algumas almofadas coloridas para quebrar a monotonia dos tons cinzas, que também estão impressos no tapete assinado por Fernando Jaeger. Pontuados as banquetas que permeiam a mesa de jantar na varanda e bancada da cozinha têm estrutura em metal, encosto em madeira e assento em couro.

Os dois quartos foram unidos e criado um único espaço, separados por armários com boa profundidade que receberam acabamento em MDF na cor madeira e puxadores em metal bem delicados. Nenhum espaço foi negligenciado pelo Studio 92 Arquitetura que aproveitou cada cantinho para criar armários e nichos para armazenamento.

Em um dos espaços fica o home office com bancada em Fórmica preta e nichos com tomadas embutidas, além dos armários, assim no mesmo local há um closet e a área de trabalho decorada por um tapete redondo de Fernando Jaeger. Na área de descanso, a cabeceira em MDF na cor preta tem profundidade para colocar itens de decoração, na qual foi instalada luminária para leitura e mesas laterais suspensas com acabamento em madeira. A base também é em marcenaria com grandes gavetões.

Na parede oposta um banco em madeira preta e armário lateral em serralheria com pintura eletrostática na cor preta. O piso destes ambientes segue com o mesmo padrão da sala e as portas foram laqueadas na cor preta, mantendo assim a mesma linguagem industrial e urbano de todo projeto.

O banheiro da suíte ganhou uma bancada com cuba de sobrepor em concreto e torneira de parede na cor preta trazendo o industrial para o ambiente. Os tons cinza permanecem nos revestimentos do piso (Portolbello) e parede e na bancada em lâmina de MDF. O azul ganha destaque nas portas dos armários e o nicho em serralheria na cor preta também em harmonia com os metais e chuveiro de teto.

No lavabo o revestimento do piso e meia parede da Portobello traz a rusticidade e outra meia parede ganhou pintura na cor azul que continua no teto. A pintura e o revestimento são separados um perfil de metal na cor preta. O destaque do ambiente é a bancada esculpida em quartzito.

Studio 92 Arquitetura @studio_92arquitetura

 

By A3 Comunicação
Foto: Mariana Orsi

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.