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Roca Brasil apresenta balanço de 2021 e comenta sobre as perspectivas positivas para 2022

Impulsionada pela ressignificação do lar, em função do período atravessado nos últimos dois anos, e o aquecimento do mercado imobiliário em todos os padrões de empreendimentos, a Roca Brasil celebra crescimento das vendas e destaca os atributos buscados pelos brasileiros em 2021

 

Sérgio Melfi, Managing Director da Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, faz um balanço positivo sobre o ano de 2021. “Desde o primeiro ano da pandemia, em 2020, o brasileiro iniciou um movimento de revalorização do lar. Mudanças de casa ou reformas do local onde as famílias já habitavam movimentaram o mercado, mostrando que esse movimento seguirá ainda com força para 2022”, afirma o executivo.

 

A percepção positiva da empresa é chancelada pelo indicador divulgado recentemente pela ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), que em seu estudo anual apontou um crescimento acumulado de 8% no faturamento das empresas do setor em 2021. Como um todo, a Roca Brasil obteve recordes históricos e expressivos nos resultados de todas as suas marcas.

 

Em uma análise geral, Melfi aponta que o ritmo de evolução de venda das marcas acompanha o impulsionamento do mercado imobiliário como um todo. Dentro do segmento de empreendimentos populares, capitaneado por programas como o Casa Verde Amarela, do Governo Federal, a Roca Brasil obteve um acréscimo de vendas em sua marca de louças e metais sanitários Logasa. Na fatia destinada aos imóveis de médio padrão, aumentou sua presença com as marcas Incepa e Celite e, dentro do segmento de alto padrão, Roca e Laufen aproveitaram muito bem as oportunidades no segmento premium. “Com o perfil globalizado do grupo Roca, em cada uma das nossas marcas ofertadas e produzidas aqui no Brasil trabalhamos com um portfólio pensado para responder às expectativas e o perfil de cada parcela de público. Esse atributo faz da nossa empresa ainda mais forte e antenada com as necessidades de cada cliente”, enfatiza.

 

Na observância do comportamento de consumo realizada pela Roca Brasil, o desejo de inserir cores nos projetos de banheiros reforça uma visão pautada pela disruptura de padrões. Deixando de lado a atmosfera de ambientes predominantemente claros, o brasileiro segue ressaltando o seu anseio por banheiros únicos e de personalidade ao adotar o leque de possibilidades de louças coloridas com acabamento matte e design diferenciado. Alinhados com essa tendência, a empresa reforçou o portfólio apresentado nas marcas Roca, Celite e Incepa e, em 2021, registrou uma nova elevação nas vendas de produtos com essas características. “É valioso destacar que esse apreço pelas cores não está concentrado em apenas uma fatia de público. Pelo contrário, segue em consonância entre os consumidores de todas as marcas e, em 2022, nossa área industrial segue preparada para reforçar ainda mais essa oferta de produtos”, salienta Melfi.

 

Outra percepção apurada diz respeito à preocupação do brasileiro com a instalação de produtos com acionamento automático (sem o contato direto com as mãos). Em função dos cuidados requeridos com a higiene – e impulsionados com a pandemia –, e a importância de um consumo racional da água, torneiras com esse tipo de acionamento deixaram de compor apenas os projetos públicos para invadir a esfera residencial. A Roca conta com linhas de torneiras para banheiro, bem como placas de acionamento de descarga e válvula de mictórios eletrônicos que ampliam o conforto e a tranquilidade de não precisar realizar o contato direto durante a utilização. Ainda no portfólio de Celite, a caixa acoplada Smart Clean® | Harpic, ganhou a versão de descarga Touchless e mostra-se uma solução perfeita para quem busca um produto que prioriza a praticidade e higiene.

 

Em tempos que demandam soluções que visam descomplicar a vida do consumidor, a Roca Brasil, por mais um ano, celebra o sucesso de vendas dos kits de bacias sanitárias e cubas que integram o conjunto de produtos de Roca, Incepa e Celite. Reunindo mais de 90 kits correspondentes às três marcas, em uma única embalagem a empresa oferece, junto com a bacia, a caixa acoplada e assento, e no kit com cuba, a torneira e itens necessários para a correta instalação dos produtos. “Nosso pensamento será o de sempre facilitar a vida do consumidor, que precisa ser assertivo no momento da compra dos itens que serão instalados por um profissional especializado ou por ele mesmo, em um esquema ‘faça você mesmo’. É impensável que ele saia com dúvidas do ponto de venda ou precise retornar para comprar algo que ficou faltando”, considera Melfi.

 

Visão para 2022

 

Para 2022, mesmo com todas as variações previstas para acontecer no cenário político-econômico, acreditamos que o consumidor buscará um equilíbrio entre a aquisição de itens para implementar melhorias e bem-estar no âmbito residencial, assim como o consumo de outros bens, produzidos por setores que ficaram represados durante os períodos mais intensos de restrições necessárias durante a pandemia”, revela o Managing Director da Roca Brasil. Ainda segundo ele, a atenção do brasileiro com o lar é irreversível, haja vista, além do aprendizado sobre vivenciar mais tempo nos ambientes domésticos, a efetivação do trabalho em casa, seja no sistema de home office full time ou em formato híbrido, potencializando o desejo de ter espaços mais agradáveis.

No último mês de janeiro, a Roca Brasil comemorou 1 ano da efetivação de compra da sua nova planta fabril localizada no município de Caucaia, no Ceará. De lá para cá, a empresa reforçou sua atuação no mercado interno como um todo, principalmente nas regiões Norte e Nordeste – sem contar o plano de expansão para os países integrantes das Américas Central e do Norte, que tem o Porto de Pecém como facilitador. Durante esse período, a Roca Brasil já contratou aproximadamente 267 funcionários, que foram treinados para trabalhar de acordo com os níveis globais de altíssima excelência de qualidade e tecnologia produtiva, que é a marca registrada da empresa. “Com um plano industrial estratégico e assertivo, alcançamos um percentual de mais de 50% da capacidade de operação e, até o final do primeiro semestre, alcançaremos a marca de 100%atingindo uma capacidade máxima de 1,4 milhões de peças ao ano”, chancela o Managing Director.

 

 

Roca Brasil na Revestir 2022

 

Depois de um 2021 em que a principal feira do segmento de revestimentos e acabamentos precisou acontecer apenas no ambiente digital, Sergio Melfi enxerga com otimismo, a realização da Expo Revestir, que neste ano acontecerá em um formato híbrido, abrangendo tanto a apresentação física, como a online. “Feiras como a Revestir são primordiais para empresas como a Roca Brasil apresentarem seus lançamentos e reforçarem suas mensagens para o consumidor. Sabemos que o brasileiro sente essa necessidade de ver, interagir e conversar pessoalmente sobre as novidades do setor e estamos animados em revelar o que levaremos para os estandes da Roca e Celite”, diz. Sem dúvidas, a edição deste ano será um marco para potencializarmos nossas vendas”, conclui.

 

 

Sobre a Roca Brasil

Roca Brasil, pertence ao Grupo Roca, líder mundial em produtos para banheiro e presente comercialmente em mais de 170 países. A filial brasileira conta com cinco marcas em seu portfólio que abrange diferentes públicos: Roca, Laufen, Incepa, Celite e Logasa. Todas as linhas são focadas em design, funcionalidade, tecnologia e economia de água e energia, visando o que existe de melhor para a casa e para o meio ambiente. Atualmente, a Roca Brasil possui 9 fábricas em todo o Brasil, empregando cerca de 3 mil colaboradores.

 

By Heloisa Vieira

Imagem: Vivi Spaco

 

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