SOCIAL
To Top

Projeto paulista recebe certificado Prata do GBC Brasil

A obra, um exemplo de arquitetura, empregou 30 toneladas de aço em 464 m² de área construída

.

O sistema construtivo em aço foi escolhido para a construção da Casa Treliça, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, devido a sua capacidade de proporcionar uma construção rápida, eficiente e com menos detritos no canteiro de obras. O uso responsável dos recursos naturais garantiu, inclusive, que a residência conquistasse o certificado Prata do Green Building Council Brasil por sua abordagem sustentável.

.

Com 30 toneladas de aço empregadas em 464 m² de área construída, a obra se tornou ainda um exemplo de eficiência energética. A arquiteta Ana Terra Capobianco, do escritório responsável pelo projeto, comenta que o conceito por trás do desenho arquitetônico da Casa Treliça é o aproveitamento máximo da ocupação do terreno, resultando em um espaço visualmente contínuo. “Menos de 1/5 da área do térreo é composta por vedações opacas. O aproveitamento visual do lote é ininterrupto, produzindo uma sensação real de amplitude”.

.

A arquiteta destaca que dentre as principais soluções ‘amigas’ do meio ambiente adotadas na obra, destacam-se a instalação de placas fotovoltaicas, o aproveitamento de água de reuso para os vasos sanitários, o uso de irrigação automatizada com água da chuva e a utilização de fachadas duplas e ventiladas. “Tais alternativas, combinadas com outras estratégias do projeto, como o uso do sistema construtivo em aço, garantiram à Casa Treliça o certificado Prata, referência nacional em construção sustentável”.

.

.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a residência é um exemplo notável de como o aço pode ser utilizado de forma inovadora na arquitetura, proporcionando eficiência construtiva, sustentabilidade e uma estética marcante. A redução do impacto ambiental, com um canteiro de obras consideravelmente mais limpo e que evita desperdícios de materiais, também se apresenta como um aspecto notável.

.

Outro aspecto de destaque diz respeito ao prazo de entrega da obra: estima-se que a utilização do sistema construtivo em aço reduziu em até três meses o prazo de conclusão em comparação ao sistema convencional. Diante desse cenário, o CBCA entende que a obra se tornou um excepcional exemplo de construção devido a união de técnica, funcionalidade e beleza, características que elevam o conceito de construção em aço a um novo patamar.

.

Sobre o CBCA

.

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

.

By Ana Carolina Malandrino | Comuniquese4

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.