SOCIAL
To Top

Projeto da Effect Arquitetura moderniza dois dos principais parques da cidade de São Paulo

Plano de Intervenções elaborado para parques Villa-Lobos e Candido Portinari contempla uma série de ações de melhorias nas áreas verdes como reorganização da fachada, novo bolsão drop-off, conjunto de coberturas com formas lúdicas, entre outras

.

A Effect Arquitetura é parceira da Reserva Parques, concessionária responsável pela gestão dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari, desde 2022. A atual administradora deve investir mais de R$61 milhões nas áreas verdes durante o período de concessão, a fim de revitalizar, modernizar e implantar equipamentos de uso público.

.

Toda a concepção do plano de intervenções foi coordenada pelos arquitetos Erick Tonin e Celso Grion, especialistas em planejamento urbano e sócios à frente da Effect Arquitetura. O desenvolvimento das diretrizes ocorreu baseado em ampla pesquisa acerca de potenciais e melhorias dos espaços, de acordo com a demanda do público-alvo, a fim de fortalecer o patrimônio histórico e preservar as áreas dos parques. “O projeto prevê a modernização da infraestrutura, pontos de apoio aos visitantes, restaurantes, reformas dos equipamentos existentes, entre outras novidades”, explicam Tonin e Grion.

.

Intervenções iniciais

.

Entre os itens de reformas obrigatórias prevista está a reforma da entrada principal, além de revitalizada, todos os serviços espalhados na área foram concentrados dentro do parque | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

As intervenções foram iniciadas desde o ano passado e contemplaram a revitalização da fachada. Para tanto foi necessário desmobilizar e realocar barracas de alimentos e bebidas que se encontravam na portaria – atrapalhando a entrada no parque e limitando o acesso do público – para uma área maior no interior do Villa-Lobos. O pórtico de entrada recebeu uma nova pintura na marquise de concreto existente e passou a ressaltar o letreiro através do contraste de cores fortes. A mudança do posicionamento dos gradis existentes e portão de acesso também visaram acomodar melhor os visitantes.

.

Ao lado da entrada principal, um dos bolsões de estacionamento foi transformado em drop-off – áreas para embarque e desembarque de passageiros que chegam ao local por meio de veículos aplicativo, táxis e ônibus. A mudança permitiu organizar o fluxo de trânsito ao redor dos parques, ao longo de quase um milhão de metros quadrados, e da região que concentra avenidas importantes.

.

A projeção das cores no piso muda de formato com o passar das horas do dia e dos meses do ano, dessa forma o conjunto de volumes e sombras da entrada do parque não se repete | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

O acesso principal recebeu ainda um conjunto de coberturas com formas lúdicas, compondo uma ‘floresta’ para formar um caminho protegido por sombras multicoloridas, conectando o novo drop-off ao pórtico da entrada principal do Villa-Lobos.

.

A estrutura metálica em perfil tubular e chapa calandrada, possuem ainda cobertura em policarbonato alveolar translúcido colorido | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

“O conjunto de coberturas metálicas, com volumetria baseada em uma proposta biomimética, traz referência da forma de árvores, que além de proteção contra chuvas, projeta sombras coloridas no piso, demarcando o caminho a ser seguido. Estas coberturas circulares possuem variação de altura e posicionamento alternado na sua implantação, criando e jogo de volumes que ajuda a demarcar a nova esplanada da entrada do parque”, relatam Celso e Erick.

.

Já o serviço de locação de bicicletas, que antes funcionava somente na portaria principal, foi reposicionado e distribuído de forma ampla próximo das demais entradas, de modo a permitir a retirada / locação em um quiosque e a devolução em outro, priorizando a mobilidade interna e a interação do visitante com os demais equipamentos.

.

Serviços de bicicletas foi redistribuído com pontos de locação em todas as entradas de ambos os parques | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

Comunicação

.

Para melhorar a experiência do público e informar as atrações existentes nas áreas verdes, a primeira fase contemplou a nova comunicação visual dos parques – o chamado wayfinding. Os atuais totens de localização referencial e geográfica contam com mapas 3D e nova linguagem em português e inglês.

.

Totens renovados apontam caminhos dentro do Parque Villa-Lobos e Candido Portinari | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

Concessão

.

Os parques Villa-Lobos e Candido Portinari fazem parte do programa do Governo do Estado para cessão de áreas de uso público à iniciativa privada por 30 anos. A Reserva Parques foi a vencedora do leilão e ficou responsável pela gestão da área de uso público, revitalização das estruturas, implantação e diversificação da oferta de serviços, além da conservação do espaço com o objetivo de fomentar o turismo e lazer nas áreas verdes. Os prazos para melhorias são determinados em contrato e devem ocorrer ao longo do período contratual.

.

O consórcio assumirá a responsabilidade de manter e atualizar as estruturas existentes, expandir a gama de serviços oferecidos, como opções de refeições e entretenimento | Projeto executivo da Effect Arquitetura, com a Consórcio Novos Parques Urbanos | Foto: Eduardo Pozella

.

FICHA TÉCNICA:

.

– MASTER PLAN – PARQUES VILLALOBOS E CANDIDO PORTINARI

Effect Arquitetura + Edo Rocha Arquiteturas

Edo Rocha

Celso Grion

Erick Tonin

Thais Oliveira

.

Conceito Visual e Wayfinding: 2BUY

Engenharia de Tráfego e de Transportes: Okaan

 .

– PLANO DE INTERVENÇÕES – PARQUES VILLALOBOS E CANDIDO PORTINARI

Effect Arquitetura

Celso Grion

Erick Tonin

.

– NOVA ENTRADA PARQUE VILLALOBOS

.

PROJETO DE ARQUITETURA E MOBILIÁRIO URBANO:

– Effect Arquitetura

Celso Grion

Erick Tonin

.

EXECUÇÃO DA OBRA:

– Nova Ren – Projeto e Execução de Stands

.

COORDENAÇÃO DE OBRA:

Luis Abdulack – Reserva Parques

.

Sobre a Effect Arquitetura

.

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

(11) 2894-1074

www.effect.arq.br

@effectarquitetura

.

By Emilie Guimarães | Comuniquese4

Imagens: Créditos Eduardo Pozella

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.