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Paraná progride no impulsionamento do turismo náutico em água doce, reunindo líderes do setor em um evento em Foz do Iguaçu

Com 98 quilômetros de praia e com o potencial do Lago de Itaipu e seu entorno, que abrange uma área de 1.350 km2 e 66 ilhas, além de toda a riqueza hídrica no Estado do Paraná, o Congresso Internacional Náutica, que ocorreu hoje, 24, durante o Foz Internacional Boat Show, reuniu gestores políticos e especialistas para discutir sobre projetos e investimentos no turismo das águas.

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A realização do primeiro boat show em água doce no país, o Foz Internacional Boat Show, que acontece até domingo (26) no Iate Clube Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, também contribuiu para atrair autoridades federais, do estado e de outras regiões brasileiras com objetivo de desenvolver o turismo náutico e utilização sustentável dos recursos hídricos com reflexos positivos na economia e geração de empregos. Em paralelo à feira náutica, aconteceu o Congresso Internacional Náutica. O evento idealizado pelo presidente da Boat Show Eventos/Grupo Náutica, Ernani Paciornik, levantou temas e cases de sucesso que envolvem o setor. Entre os destaques, o Secretário de Turismo do Governo do Estado do Paraná Marcio Nunes e integrantes do governo apresentaram o panorama do estado com 98 quilômetros de praias; importantes rios e suas represas como o Paraná e o Tibaji; lagos, como o de Itaipu e todas as atividades que geram reflexos em inúmeros municípios, além de baías como a de Paranaguá, Guaraqueçaba e Guaratuba, e implantação de projetos para trabalho de forma integrada envolvendo náutica, pesca, caiaque, ecoturismo, aventura e outros, por meio da campanha “Paraná das Águas”.

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Entre os projetos foi abordado sobre a recente criação do destino “Angra Doce” que envolve vias navegáveis interiores do estado em conjunto com o Estado de São Paulo e que engloba 15 municípios. Inicialmente, segundo o Governo paranaense, a ideia é consolidar um roteiro turístico, aproveitar o potencial e os produtos existentes e desenvolver um trabalho de promoção integrado, além da implantação de ações sustentáveis de forma gradativa.

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Créditos Descio Oliveira e Douglas Guimarães Revista Náutica

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Além disso, entre as ações em andamento no Paraná, a coordenadora de gestão e sustentabilidade do turismo do Paraná, Anna Vargas, citou os créditos disponibilizados a empresas para turismo de esportes náuticos e lazer, com recursos do Prodetur, e uma linha específica para a pesca e condutores de turismo para o fomento do setor.

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Outro ponto de atenção ao Paraná abordado foi a pesca esportiva. Roald Andretta, coordenador Técnico da Superintendência da Pesca da Sedest, destacou o estado que é o único brasileiro com três estaleiros focados na pesca esportiva. Segundo dados levantados pelo governo, “um evento com 250 barcos significa mais de R$ 50 milhões em equipamentos na água”, disse. Além do Foz Internacional Boat Show que é focado na náutica em suas diversas atividades, Andretta citou ainda o projeto “Rio Vivo” que promoveu 11 eventos voltados especificamente ao turismo da pesca esportiva nos últimos 12 meses e gerou receita superior a R$ 6,4 milhões aos municípios. No total, foram 1.158 barcos envolvidos e quase 3,5 mil participantes.

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Criação de novas estruturas e consolidação do Estado na rota brasileira de cruzeiros, além de grandes resorts dentro das áreas de represas existentes foram apresentados. Casos como mergulho em água doce em Porto Rico, casos de potenciais náuticos dos municípios de Sertaneja, Guaíra e Santa Terezinha de Itaipu, além capacitação profissional e atividades voltadas ao turismo de aventura e seus impactos econômicos foram mais alguns dos temas de palestras abordadas no congresso.

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Créditos Descio Oliveira e Douglas Guimarães Revista Náutica

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“Muitas vezes a gente olha só para a costa, onde temos, sim, um mar maravilhoso para navegar. Mas, na minha opinião, as águas interiores são ainda melhores e muito mais extensas. Então, acho que o Brasil está acordando para isso e o Boat Show é um marco para introduzir essa cultura náutica interior e isso vai impulsionar a indústria náutica e também a geração de empregos”, disse o presidente da associação náutica brasileira Acobar, Eduardo Colunna. O Brasil tem 7,5 mil quilômetros de litoral, porém, as vias navegáveis interiores somam mais de 41 mil km, além de 4 mil embarcações de lazer produzidas no ano.

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“Para nós que somos uma região contemplada por dois grandes rios, o Paraná e o Iguaçu, é fundamental esse olhar para as águas. Essas regiões são importantes pela preservação ambiental e acreditamos que o turismo sustentável pode incentivar o bom uso e o cuidado com o meio ambiente, além de promover o desenvolvimento desse território e com isso vamos também inibir o uso indevido”, comentou o diretor de Turismo do Parque Tecnológico de Itaipu, Yuri Benites.

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Já o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Rafael Andreguetto, destacou ainda outras vantagens desse novo olhar para as águas no Paraná. “ O nosso estado tem 98 quilômetros de praia e mais de 3 mil quilômetros de navegação e tem grandes potencial para o desenvolvimento do turismo náutico. Nós entendemos que apoiando a conservação e o desenvolvimento dessas áreas conseguimos conciliar as atividades econômicas, conservação ambiental e educação. Como esse olhar diferente para as águas queremos impulsionar o desenvolvimento do turismo náutico e fazer com que o Paraná se consolide e seja protagonista na economia náutica e em toda cadeia produtiva do setor.

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PARANÁTURISMO NÁUTICO EM NÚMEROS

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78 atrativos de turismo náutico no Paraná;

29 unidades de conservação abertas à visitação com rios, corredeiras, lagoas e lagos náutico no Paraná;

Lago de Itaipu tem uma área de 1.350 km2 e 66 ilhas;

2º estado do país em número de embarcações registradas, com 71.132 unidades;

4º polo náutico brasileiro;

98 km de praia.

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SERVIÇO

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Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023

Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)

Horário: 16h às 22h

Ingressos disponíveis aqui

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Sobre o Grupo Náutica

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Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e, agora, Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país. https://fozboatshow.com.br/

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By Elaine Mafra | Comuniquese6

Imagens: Créditos Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

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