SOCIAL
To Top

Old Money: um estilo que caracteriza uma maneira atemporal de viver bem

Sofisticação e aconchego são características do “luxo silencioso” que conquistaram o design de interiores. Arquiteta da A.Yoshii dá dicas de como aplicar a tendência na decoração e a regra é clara: o que conta é a qualidade e o conforto, jamais a ostentação

.

Anualmente, a Worth Global Style Network (WGSN), empresa líder na previsão de tendências, apresenta previsões de consumo e produtos para marcas globais. Neste ano, a instituição acaba de revelar que uma das estéticas mais notáveis em decoração e design de interiores é o Quiet Luxury, tendência inspirada no estilo Old Money. Embora tanto o Old Money quanto o Quiet Luxury estejam relacionados ao conforto, alto padrão e luxo, os movimentos representam abordagens distintas em termos de estilo de vida, valores e expressão.

.

A estética Old Money tende a ser mais clássica, com ênfase em itens de qualidade duradoura, frequentemente transmitidos de geração para geração, refletindo um gosto sólido e tradicional. O movimento transcende os limites do guarda-roupa, estabelecendo uma identidade única também na decoração. Assim como o dressing sóbrio e elegante, que alcançou imensa visibilidade nas redes sociais, móveis assinados, acessórios de designers e obras de arte tornam-se objetos de desejo que compõem um estilo exclusivo e atemporal para o bem morar.

.

Empreendimento Evidence – Divulgação Grupo A.Yoshii

.

As referências Old Money remetem à sofisticação e à elegância clássica, inspiradas em períodos marcantes da história, como o período vitoriano e a Belle Époque. Na decoração de interiores, os elementos-chave incluem móveis antigos de alta qualidade, quadros e peças que são verdadeiras obras de arte. “Um projeto que valoriza elementos Old Money revela uma desconexão dos modismos e tendências efêmeras, ao mesmo tempo em que se preocupa com o conforto e a identidade daqueles que escolheram um imóvel com o propósito de viver bem e com tranquilidade”, observa a arquiteta do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP), Lorena dos Santos.

.

“Quiet luxury” na decoração

.

O Quiet Luxury, por sua vez, é uma abordagem sofisticada que se afasta do excesso e mira em uma estética mais sutil e delicada. Na decoração de interiores, isso se traduz em móveis de design reconhecido, objetos de alta qualidade, marcas de luxo do mercado e obras de arte que transmitem elegância. A ideia central é criar espaços que se destacam pela sua simplicidade refinada e atemporalidade. Em outras palavras, é uma expressão que descreve uma abordagem mais sutil e sofisticada, no qual a ostentação e as logomanias são esquecidas em prol de peças de alta qualidade e design impecável. Priorizando a simplicidade, a elegância discreta e a atemporalidade, a nova tendência transforma as casas em refúgios de serenidade e bom gosto.

.

Empreendimento Icon – Divulgação Grupo A.Yoshii

.

Algumas diretrizes seguidas pelo estilo Quiet Luxury ou, em tradução livre, “luxo silencioso” propõem uma paleta de cores suaves e neutras para proporcionar uma sensação de calmaria. “A combinação de cores no estilo monocromático é marcante dentro desta estética. Nos apartamentos decorados da A.Yoshii, como é o caso do empreendimento Icon, em Campinas (SP), paletas mais sóbrias em tons de marrom e nude ajudam a compor os ambientes com sofisticação”, explica.

.

O mobiliário, segundo Lorena, tende a uma abordagem minimalista, mas não menos especial, com a presença de móveis de design reconhecido. Essas peças não são apenas funcionais, mas representam a excelência no design. Desde objetos de decoração até utensílios do dia a dia, cada item representa durabilidade e garante excelência na execução. Os materiais nobres, como couro, mármore e metais preciosos, são frequentemente incorporados, adicionando uma camada de luxo discreto a cada detalhe.

.

Empreendimento Icon – Divulgação Grupo A.Yoshii

.

A iluminação suave, proporcionada por luminárias modernas e esculturais, confere toques de elegância. “Materiais duráveis e de alta qualidade, como madeira maciça, mármore, seda e linho, além de móveis vintage, também são valorizados nos projetos, como no caso do decorado do edifício residencial Evidence”, afirma. Marcas respeitadas tornam-se protagonistas na decoração de interiores, proporcionando uma sensação de prestígio e refinamento aos espaços.

.

Alguns empreendimentos do Grupo A.Yoshii reafirmam a tendência Quiet Luxury com projetos que destacam móveis assinados e acessórios vintage. “Uma peça exclusiva, como uma poltrona de design, pode transformar um ambiente, assim como uma obra de arte que se torna um ponto focal para o qual os olhares se voltam em uma sala de estar”, exemplifica. O movimento Quiet Luxury move-se em direção à elegância discreta e atemporal e reflete um desejo de qualidade sobre a quantidade, transformando os espaços e transcendendo o efêmero, para se tornar eterno.

.

Envato Imagens

.

Para a arquiteta, a elegância atemporal do Quiet Luxury está intimamente ligada ao aconchego. “Esta sensação sem precedentes quando entramos em casa e nos sentimos perfeitamente conectados com tudo o que nos faz bem”, conclui Lorena. A tendência para 2024 definitivamente emerge como expressão de bom gosto e sofisticação.

.

Sobre o Grupo A.Yoshii

.

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações:  www.ayoshiiengenharia.com.br

.

By Ana Luiza Branco | Central Press

Imagens: Divulgação Grupo A.Yoshii

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.