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Sobre a OCA
Em 2018, de um projeto embrionário e com um pequeno investimento, o arquiteto pernambucano Leonardo Allouchie deu início ao um projeto promissor, um e-commerce especializado em arte popular brasileira, a Loja OCA. O e-commerce, com sede em Caruaru, PE – que possui o maior centro de arte figurativa das Américas, de acordo com a Unesco – nasceu com o propósito de melhorar o acesso da arte popular brasileira aos diversos lugares do país e devolver o protagonismo aos artesãos.“Temos como missão intensificar a visibilidade dos artistas, preservando seu modo de vida e cadeia produtiva, através de relações comerciais econômica e ecologicamente sustentáveis, conectando o Brasil por meio da arte popular e da tecnologia”, afirma o arquiteto.
A empresa, que tem como diferencial a curadoria cuidadosa, o relacionamento com os artesãos e a facilidade de parcerias, conta com uma base de 100 artistas consagrados de várias partes do país.
Leonardo Allouchie, CEO e curador da OCA é apaixonado por arquitetura, design e principalmente, pela arte popular brasileira. O arquiteto sempre procurou incluir em seus projetos peças do artesanato nacional. Porém enfrentava muitas dificuldades para adquirir arte popular de qualidade. “Enquanto atuava como arquiteto, eu gostava muito de inserir arte popular nos espaços que eu criava, mas sentia muita dificuldade de ter acesso aos artistas e artesãos que tinham uma linguagem conectada ao meu trabalho”, explica o profissional. Leonardo se perguntava como as pessoas de outras partes do país teriam acesso também a esse material riquíssimo da cultura brasileira, já que muitos artesãos moram distantes dos grandes centros e têm os seus ateliês no interior ou nas zonas rurais. Foi aí que surgiu a ideia de criar um e-commerce que encurtasse o caminho entre o cliente e o artesão.
Inicialmente, a empresa começou comercializando peças da própria região e foi expandido para outros estados do país. Ainda na pré-incubação, dentro do Armazém da Criatividade, no Porto Digital, em Pernambuco – um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, a empresa alcançou sucesso imediato que culmina com o lançamento da sua primeira loja física na maior capital brasileira, São Paulo.
Além do e-commerce e no fim de setembro, a loja física, a marca trabalha com parceiros Boobam, Westwing, Muma comercializando peças dos maiores artesãos do país. Com aspirações maiores, Leonardo desenha um futuro ainda mais promissor para a marca: criar programas de treinamento para os artesãos, oferecendo a eles mais autonomia para que possam viver dos recursos conquistados com sua arte. A OCA planeja ainda criar peças exclusivas em parceria com designers e artistas e comercializar artesanato do Brasil para outras partes do mundo.
https://www.lojaoca.com/
@lojaoca.oficial