SOCIAL
To Top

OCA inaugura sua primeira loja física em São Paulo

E-commerce pernambucano tem endereço na Vila Madalena para expandir e fortalecer contatos com o mercado da capital paulista

 

 

Após 4 anos de uma trajetória voltada exclusivamente para o digital, Leonardo Allouchie, fundador da OCA, elegeu São Paulo como o endereço da primeira loja física da marca. A abertura será no dia 28 de setembro.

 

O arquiteto e curador pernambucano vai fixar a loja em um dos endereços mais ricos culturalmente da capital paulista, a Vila Madalena, com o objetivo de fortalecer a marca na região Sudeste e estar próximo do público final e profissionais do segmento, facilitando o acesso à arte popular brasileira. “São Paulo é uma das cidades que mais adquire arte popular, por isso quero trazer essa rica e diversa cultura para perto e também fomentar maior conhecimento sobre a nossa tradição e inovação artística”, explica Leonardo.

 

O projeto da loja traz a assinatura do próprio Leonardo, além da participação de Joana Jordão e Manoella Jordão. O espaço contará com uma seleção de mais de 250 peças de 40 artistas, que passaram por uma curadoria minuciosa especialmente para a abertura da loja, contemplando diversos estilos de produção. A escolha de produtos oriundos de vários lugares do Brasil e as histórias que eles carregam reforça o propósito da OCA sobre o entendimento da arte popular brasileira e da transformação social, criando oportunidades para os artesãos se desenvolverem comercialmente, dando a eles o protagonismo merecido. “A OCA tem DNA digital e seguirá investindo nesta área. A loja física também servirá como guia para que as pessoas conheçam os produtos “ao vivo”. Podemos ter 10 modelos de cadeira do Jasson no site, e na loja teremos cinco, o suficiente para o cliente entender o produto e suas características e o profissional especificar com mais rapidez em seus projetos”, complementa Leonardo Allouchie.

 

 

Leonardo vive em Caruaru, Pernambuco, de onde gerencia os negócios da OCA. A partir da inauguração da loja física, estará mais presente em São Paulo, para gerir o novo espaço e criar novas raízes através do trabalho ancestral e criativo dos artesãos brasileiros, principalmente do Nordeste – onde há concentração de 50% da produção artesanal do Brasil e que consegue ter uma interação muito particular com os artistas da região, uma vez que se encontra tão perto a ponto de visitá-los semanalmente, viver seus dias em suas oficinas e ateliers, inclusive negociando peças exclusivas em primeira mão.

 

loja OCA tem espaço próprio, no mesmo prédio da Casa Reviva, uma loja que reúne produtos brasileiros de pequenos produtores, promovendo a sobrevivência e estabilidade de diversos artistas, onde a receita gerada também conta com ações comunitárias para iniciativas que vão desde o tratamento de água, educação, capacitação de mulheres e geração de renda.

 

LOJA OCA – INAUGURAÇÃO

De 28 de setembro de 2022

Rua Inácio Pereira da Rocha, 404 – Vila Madalena – São Paulo/SP

Horário: das 10h às 18h

 

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Deezign é eleita a melhor loja de artigos para casa do Brasil pelo Prêmio gia

————————————————————————————————————————————————————

 

Sobre a OCA

Em 2018, de um projeto embrionário e com um pequeno investimento, o arquiteto pernambucano Leonardo Allouchie deu início ao um projeto promissor, um e-commerce especializado em arte popular brasileira, a Loja OCA. O e-commerce, com sede em Caruaru, PE – que possui o maior centro de arte figurativa das Américas, de acordo com a Unesco – nasceu com o propósito de melhorar o acesso da arte popular brasileira aos diversos lugares do país e devolver o protagonismo aos artesãos.“Temos como missão intensificar a visibilidade dos artistas, preservando seu modo de vida e cadeia produtiva, através de relações comerciais econômica e ecologicamente sustentáveis, conectando o Brasil por meio da arte popular e da tecnologia”, afirma o arquiteto.

 

A empresa, que tem como diferencial a curadoria cuidadosa, o relacionamento com os artesãos e a facilidade de parcerias, conta com uma base de 100 artistas consagrados de várias partes do país.

 

Leonardo Allouchie, CEO e curador da OCA é apaixonado por arquitetura, design e principalmente, pela arte popular brasileira. O arquiteto sempre procurou incluir em seus projetos peças do artesanato nacional. Porém enfrentava muitas dificuldades para adquirir arte popular de qualidade. “Enquanto atuava como arquiteto, eu gostava muito de inserir arte popular nos espaços que eu criava, mas sentia muita dificuldade de ter acesso aos artistas e artesãos que tinham uma linguagem conectada ao meu trabalho”, explica o profissional. Leonardo se perguntava como as pessoas de outras partes do país teriam acesso também a esse material riquíssimo da cultura brasileira, já que muitos artesãos moram distantes dos grandes centros e têm os seus ateliês no interior ou nas zonas rurais. Foi aí que surgiu a ideia de criar um e-commerce que encurtasse o caminho entre o cliente e o artesão.

 

Inicialmente, a empresa começou comercializando peças da própria região e foi expandido para outros estados do país. Ainda na pré-incubação, dentro do Armazém da Criatividade, no Porto Digital, em Pernambuco – um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, a empresa alcançou sucesso imediato que culmina com o lançamento da sua primeira loja física na maior capital brasileira, São Paulo.

 

Além do e-commerce e no fim de setembro, a loja física, a marca trabalha com parceiros Boobam, Westwing, Muma comercializando peças dos maiores artesãos do país. Com aspirações maiores, Leonardo desenha um futuro ainda mais promissor para a marca: criar programas de treinamento para os artesãos, oferecendo a eles mais autonomia para que possam viver dos recursos conquistados com sua arte. A OCA planeja ainda criar peças exclusivas em parceria com designers e artistas e comercializar artesanato do Brasil para outras partes do mundo.

https://www.lojaoca.com/

@lojaoca.oficial

 

 

By Juliana Victorino

Imagem: divulgação

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.