SOCIAL
To Top

Oásis Carioca: o paisagismo tropical do Studio Julio Sousa na Mostra Morar Mais Rio 2025

Um espaço de contemplação que traduz a alma leve e descontraída do litoral carioca

Na 31ª edição da Mostra Morar Mais Rio, o Studio Julio Sousa Paisagista apresenta um projeto de 68 m² inspirado pela paisagem natural da Barra da Tijuca, onde o mar, a areia e a vegetação tropical se fundem em uma experiência sensorial. A proposta, de caráter temporário e expositivo, parte do desejo da curadoria da mostra de criar uma área de contemplação que favorecesse a circulação de visitantes e, ao mesmo tempo, proporcionasse uma pausa em meio à natureza.

Com alma carioca e atmosfera casual, o paisagismo transforma o espaço em um refúgio tropical, desenhado para acolher o público entre ilhas de vegetação exuberante e caminhos de areia que remetem ao entorno praiano. “Queríamos que o visitante se sentisse parte da paisagem — não apenas observando um jardim, mas vivenciando uma experiência botânica, um verdadeiro oásis dentro da mostra”, explica Julio Sousa, paisagista responsável pelo projeto.

As escolhas vegetais refletem essa intenção: espécies tropicais de fácil manejo e manutenção, como guaimbê, phoenix roebelenii, dianela, jasmim-manga e bougainville, criam composições densas e vibrantes. A disposição das plantas em bordas e maciços garante amplitude visual e fluidez de movimento, mantendo o centro livre para o convívio e a contemplação. Um dos destaques é a ilha verde criada para receber a marca Cassi Miami, ponto focal do ambiente e símbolo do equilíbrio entre natureza e design.

Para reforçar a sensação de integração, o Studio Julio Sousa desenvolveu uma transição suave entre o jardim e os espaços vizinhos, permitindo que o visitante percorra a mostra com a percepção de continuidade e harmonia. A materialidade natural — com areia, fibras e mobiliário orgânico fornecido pelo Espaço Varandas Móveis — e a iluminação da Mundial Lux completam o cenário, acentuando o caráter sensorial da proposta.

Mais do que um espaço expositivo, o paisagismo do Studio Julio Sousa traduz a essência do morar carioca: descontraído, conectado à natureza e aberto ao convívio. Fotografado por Anita Soares (@anitasoaresfotografias), o projeto reafirma o compromisso do escritório em transformar a relação entre pessoas e paisagem, mesmo em contextos efêmeros como o de uma mostra.

Mais em: Site | Instagram | Morar Mais RJ 2025

By BAT Comunicação
Foto: Anita Soares

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.