SOCIAL
To Top

O novo luxo no mundo dos imóveis

Especialista imobiliário comenta como demanda por experiências de wellness e bem-estar ditam tendências para mercado imobiliário em 2025

Um mundo cada vez mais acelerado, ansioso, solitário e depressivo. Assim tem se configurado a sociedade atual em praticamente todo o planeta, e o Brasil está forte neste ranking. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão nas Américas. Tal como apresentado num artigo científico publicado na Revista Psicopedagogia em 2017, cresce o sentimento de isolamento das pessoas a partir do avanço das vivências digitais, que ocupam o tempo de experiências que poderiam estar sendo vividas “no mundo real”.

As previsões ressaltadas pelo estudo podem ser percebidas com clareza na sociedade atual, conforme afirma a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que declarou um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo após a pandemia de covid-19. Nesse contexto, a sociedade sempre está em busca de soluções para seus dilemas e, por isso, novas tendências surgem na tentativa de mudar essa realidade. Nos imóveis, está acontecendo uma reconfiguração dos projetos para atender o momento presente. Segundo o sócio-diretor da My Broker Imobiliária, Victor Albuquerque, o contexto atual está levando as casas e os condomínios deixarem de ser um lugar de “morar” e passando a ser  um lugar para “viver e conviver”.

“Os indivíduos têm percebido que o isolamento não lhe fez bem, o que deu início a um novo movimento: a valorização das comunidades, de estar perto de grupos com os quais se tem identificação. E isso repercutiu sobre os imóveis”, comenta Victor. Por isso, o novo luxo chegará para atender às necessidades do consumidor moderno que tem a demanda por experiências de bem-estar, wellness, e de uma vida social que independe da internet e das redes.

“Espaços que amenizam os efeitos negativos da rotina contemporânea. As pessoas estão, de alguma forma, precisando de reconectar com o outro e consigo mesmas, e os residenciais estão passando a ter também este propósito de estimular a convivência, o bem-estar emocional de seus ocupantes”, continua o sócio-diretor da My Broker Imobiliária.

Em sua visão, localização, tamanho de apartamento ou acabamento não serão os fatores de decisão de compra. “São itens que continuam sendo importantes, mas alguns, como o acabamento de alto padrão, tem se tornando item de série”, diz. A demanda é ainda mais forte na Geração Z, os nascidos entre 1997 e 2010, que serão a geração que se tornará a principal consumidora de imóveis nos próximos anos. “Os projetos que forem pensados hoje em 2025 vão ser entregues por volta de 2030, quando esta geração estará em fase de aquisição do primeiro imóvel. Temos que pensar nos efeitos prolongados do que se percebe do comportamento atual”, diz o especialista imobiliário.

A partir desse contexto, Victor Albuquerque elenca os espaços dos imóveis que vão ganhar o coração dos consumidores e que vão configurar o novo luxo do mundo dos imóveis.

  • FITNESS SOCIAL

As academias agora não são mais apenas um lugar de buscar a boa forma e a saúde do corpo, mas também um espaço de convivência. “Considerando esse novo contexto social, Victor Albuquerque elenca o Fitness Social como uma tendência para o imobiliário em 2025. “O espaço fitness torna-se um diferencial não apenas pela disponibilidade de uma área para a prática de esportes, mas também para a manutenção da necessidade social do ser humano com áreas para treinos em grupo, pistas de corrida, trilhas, lounges pós-treino e espaços multifuncionais para a prática de esportes”, explica Victor.

Ele cita Relatório Anual sobre Tendências do Esporte 2024, elaborado pelo Strava, um aplicativo de monitoramento de exercícios físicos. O estudo revelou que 58% dos entrevistados afirmaram ter feito novos amigos por meio de grupos de atividades físicas, enquanto um em cada cinco da Geração Z saiu em um encontro com alguém que conheceu por meio dos esportes. “As pessoas ficaram presas dentro de casa na pandemia e, no pós-pandemia, cresceu a necessidade de se relacionar em clube de corrida, salas de fitness. As pessoas estão preocupadas com o bem-estar, voltando para o equilíbrio do corpo e da alma e querem se relacionar mais com quem está passando por isso”, diz o especialista imobiliário.

Um exemplo de empreendimento que se adequa a essa tendência é o Encontro das Águas, da My Broker Incorporadora, um condomínio de chácaras próximo da BR-153, que tem em implantação uma pista de cooper e ciclovias.

  • ESPAÇOS WELLNESS

O atual contexto social, frenético e ansioso, reforça os espaços wellness como um novo luxo para o consumidor, visto que a maioria dos empreendimentos vistos no mercado atual não possuem espaços capazes de abraçar essa demanda. Desse modo, Victor destaca espaços de recovery (voltados para recuperação física pós-treino), como pilates, fisioterapia, sauna, salas de yoga, cromoterapia e aromaterapia como uma tendência para 2025. “A área wellness virá como um recurso para a manutenção da saúde mental, e os empreendimentos que investirem nesse espaço estarão na vanguarda do mercado de luxo de imóveis que está por vir”, diz o sócio-diretor.

  • ESPORTES DE RAQUETE EM CASA

Outra tendência destacada por Victor é o Racket Club. De acordo com uma matéria publicada pela UnB Esportes, no site oficial da Universidade de Brasília, a prática de esportes atua diretamente na saúde mental ao reduzir sintomas de estresse e depressão. Esse fato, aliado aos benefícios sociais de praticar esportes em equipe, torna espaços para a prática de atividades com raquetes um diferencial bem considerado para quem busca imóveis.

Outro empreendimento que segue na vanguarda do novo mercado de imóveis é o goiano Biografia, da Legado Inteligência Imobiliária, o primeiro do Brasil a apresentar uma quadra de beach tennis no rooftop em seu Rooftop Beach Club. Em quatro horas após seu lançamento, o empreendimento vendeu 100% das unidades. “As pessoas vão começar a comprar imóveis em razão da comunidade que ali vive, os valores em comum”

Os benefícios físicos dessa modalidade de esportes também fortalecem a tendência para 2025. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine acompanhou uma amostra de 80 mil adultos ao longo de nove anos, comparando o impacto de diferentes atividades esportivas na saúde dos participantes. A conclusão foi que os praticantes regulares de esportes com raquete tinham 47% menos chance de mortalidade por todas as causas do que aquelas que não eram fisicamente ativas.

O esporte está associado à longevidade devido aos benefícios cardiovasculares, considerando os movimentos intensos e rápidos que melhoram o condicionamento do coração, ao trabalho muscular completo, que fortalece diversos grupos musculares, promovendo resistência e flexibilidade, e ao engajamento social, visto que os esportes da categoria incentivam interações sociais, reduzindo estresse e solidão.

  • CONDOMÍNIOS SPAS

Por fim, Victor também elenca os Condomínios Spas como tendência. Tradicionalmente, os Spas são procurados por pessoas que desejam descanso e cuidados para com sua saúde, e a ressignificação do conceito de morar colabora para que imóveis que ofereçam experiências de restauração sejam mais valorizados em 2025. Segundo a ClassPass, o interesse por pilates cresceu 84% em 2024, e massagens 39%.

De acordo com o especialista, o impacto dessa demanda no mercado é direto, visto que a busca por espaços de recuperação, salas de ioga, pilates, saunas e massagens proporcionam a experiência diferenciada que o consumidor busca entre os empreendimentos. Projetos que integram tecnologias como controle da qualidade do ar, iluminação natural e inteligente, e qualidade da água da piscina possibilitam experiências de bem-estar de valor.

“As pessoas estão, de fato, preocupadas com o seu bem-estar, isso é o novo luxo. Os hotéis mais luxuosos do mundo oferecem a experiência de bem-estar, e isso é um grande sinalizador do que está por vir no mercado de imóveis”, conclui Victor Albuquerque.

Sobre a My Broker
Considerada a imobiliária que mais cresce no Brasil, a My Broker Imobiliária tornou-se em 2024 uma empresa multinacional presente na Europa, em Portugal, nos Estados Unidos, em Orlando. No Brasil, possui mais de 60 agências, atuando no Distrito Federal e em outros 11 estados – São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Paraná e Santa Catarina, com mais de 2000 corretores de imóveis parceiros. Já recebeu prêmios de consagradas organizações como Great Place to Work, Conecta Imobi, entre outros.

EXEMPLOS DE EMPREENDIMENTOS QUE JÁ INCORPORARAM AS TENDÊNCIAS

Encontro das Águas
Especialista imobiliário Victor Albuquerque de frente para a maquete do Condomínio Encontro das Águas, em obras no município de Abadiânia-GO, às margens BR-153, tem em sua implantação uma pista de cooper e ciclovias.

Especialista imobiliário Victor Albuquerque de frente para a maquete do Condomínio Encontro das Águas, que tem em sua implantação uma pista de cooper e ciclovias.

Biografia
Em Goiânia, o residencial Biografia Parque Cascavel foi o primeiro do Brasil a apresentar uma quadra de beach tennis no rooftop em seu Rooftop Beach Club. Em quatro horas após seu lançamento, em dezembro de 2024, o empreendimento vendeu 100% das unidades.

Biografia, o primeiro condomínio vertical do Brasil com quadra de beach tennis no rooftop, é um empreendimento de vanguarda na tendência dos Racket Clubs.

Plateau D’Or
Assinada pelo arquiteto Luis Capote, o espaço Fitness Center dentro do condomínio horizontal Plateau d’Or, vai muito além de uma simples academia. Possui o life fitness, voltado para musculação e ergometria; o metalife para a prática de pilates; o terceiro bloco onde se concentra os equipamentos para as aeróbicas. Ao lado da academia, completam a área de esportes do condomínio uma pista de cooper, um espaço de convivência, uma saúna úmida e uma piscina de reabilitação, uma quadra de areia para beach tennis, e uma piscina para uso comum com três raias de 25 metros.  Edificada ao lado de uma mata nativa, o local conta com o benefício da sombra natural, além de ter arquitetura projetada para receber mais luz e ventilação naturais.

Fitness Center dentro do condomínio horizontal Plateau D’or, assinado pelo arquiteto Luis Capote.

Alma Home Sense
Em obras em Goiânia, o Alma Home Senses, da GPL Incorporadora, contará com o Terraço Corpo e Mente, um espaço exclusivo para oferecer a experiência do mindfulness e do autocuidado aos moradores. Uma piscina vai ativar os sentidos do morador com o barulho da cascata, a água climatizada e o piso com a sensação de areia para fazer uma massagem natural nos pés. Ao seu redor, um deck e um gramado natural e morrotes podem ser o lugar ideal para a leitura de um livro, ou simplesmente deitar e aproveitar uma manhã de sol. A sauna foi toda projetada em vidro, com uma vista panorâmica para a cidade. O terraço vai contar, ainda, com duas salas decoradas e equipadas para atendimentos de saúde, como psicólogos, massagem, nutrição e terapia.

Em obras em Goiânia, o Alma Home Senses, da GPL Incorporadora, contará com o Terraço Corpo e Mente, exclusivo para oferecer experiências de mindfullness e autocuidado aos moradores.

 

By COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Foto: Divulgação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.