SOCIAL
To Top

Novas tendências: especialista explica a linguagem não verbal das cores

 

Seguindo as referências da Herman Miller, a Designer de Interiores e especialista em cores Tanara Gois reforça a importância de se comunicar através das cores

.

As cores estão por todos os lugares onde passamos e representam um papel decisivo nas nossas escolhas, impactando nas nossas sensações e consequentemente no comportamento. Seja em casa, no trabalho ou em lugares públicos, elas nos orientam e nos estimulam as mais variadas experiências. Tanara Gois, especialista em cores e pós graduanda em Neuroarquitetura, atua no mercado há 13 anos e une seus conhecimentos à expertise da Herman Miller sobre as últimas tendências em decoração, apresentando as cores que vão se destacar no próximo ano.

.

Em sua trajetória, a Designer de Interiores conta que já se deparou com vários profissionais e um mercado cheio de dúvidas e preconceitos em relação à utilização de cor nos ambientes. Já a Herman Miller acompanha as referências sociais, eventos influentes no ramo do design e a criação de novas marcas, como a Pantone, a WGSN e Coloro, por isso aposta em um compilado de cores que merecem destaques em projetos, como o Viva Magenta, o Digital Lavender, o Verdigris, o Luscious Red e o Sundial.

.

.

A cor Viva Magenta é vibrante e pertence à mesma família dos vermelhos tintos. Repleta de energia e exuberância, segundo a Pantone, ela foi pensada para trazer uma nova narrativa para 2023, destacando os elementos da natureza. Já a Digital Lavender, foi eleita pela Worth Global Style Network (WGSN) como a cor do ano e, como o seu próprio nome sugere, a tonalidade foi inspirada na flor de lavanda e possui um grande potencial para ser incorporada na decoração de interiores.

.

Verdigris é uma cor sofisticada, vibrante e bem saturada. Sua pigmentação fica entre tons de verde e azul, resultando em uma coloração jovem e moderna. Na decoração, o verdigris pode estar presente em objetos voltados à tecnologia, como as mesas e cadeiras gamers.

.

.

“O ambiente é capaz de impactar de forma inconsciente o nosso cérebro através das cores e com isso alterar o nosso comportamento. Cada cor tem possui suas influencias e significados. É uma forma de linguagem não verbal, e está atrelada as nossas lembranças, memórias e experiencias com determinada cor ao longo da vida, que vai despertar algo positivo ou negativo”, afirma Tanara.

.

Como é o caso da Luscious Red, uma cor imponente que marca presença em qualquer ambiente, servindo como um estímulo visual. Ela traz de volta a tendência de pontos luminosos para as cores e é uma excelente escolha para incluir em móveis e objetos de decoração, principalmente em ambientes mais sóbrios, que precisam de um contraste.

.

.

Já a Sundial é de origem natural e tem a intenção de provocar os consumidores a se reconectarem com o campo e outros elementos da natureza. Com tonalidade muito próxima a um amarelo ocre, a Sundial por ser uma cor neutra, tranquila e agradável, sendo uma boa escolha para aderir em escritórios, home office e quartos de estudos, locais que exigem um maior nível de concentração.

.

“Assim como o universo da moda, o mundo do design de interiores é influenciado pelas principais tendências do momento. As cores contam histórias, trazem significados, comunicam algo sempre, são fundamentais. O uso das cores num ambiente tem que ter um objetivo. Em lugares que exige concentração para o trabalho por exemplo, pode ser usado pontos de cor como estimulo e contraste nas cadeiras de escritório, mesa, sofás, poltronas etc.” finaliza Tanara.

.

.

.

Sobre a Herman Miller

.
Desde 1905, o design de mobiliário inspirador da Herman Miller, suas inovações tecnológicas e seus serviços estratégicos ajudam as pessoas a fazerem grandes coisas e as organizações a executarem o seu melhor. O showroom da marca está localizado no bairro Vila Nova Conceição em São Paulo e funciona de segunda a sexta das 9:00 às 18:00 e aos sábados, das 10h às 14h.

.

Sobre Tanara Gois

.
Brasiliense, especialista em cores, com formação em Design de Interiores e Marketing, palestrante e diretora criativa. Atua no mercado desde 2010 como consultora de tendências e cores auxiliando arquitetos e designers de interiores nos estudos cromáticos para seus projetos. Foi palestrante de tendências de cores no Brasil para Suvinil entre 2016 e 2019, realizou palestras para Coral em Goiânia, Luckscolor, AbcasaFair, ABD, UrbanArts, Kohler, entre outras, e foi sócia no escritório de arquitetura e design de interiores Studio Trevo em Brasília, contabilizando diversos projetos e mostras de decoração.

.

By Jordana Pironti | Marqueterie

Imagem: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.