SOCIAL
To Top

Museu Cais do Sertão recebe mostra ‘SERTÃO SOBRE SERTÃO – Narrativas Poéticas e Design Autoral’ de Fabio Melo

 

Designer ressignifica histórias e matérias-primas em instalações inéditas, divididas em três ambientes no museu

.

A exposição “SERTÃO SOBRE SERTÃO – Narrativas Poéticas e Design Autoral”, individual do designer Fabio Melo, abre em 30 de junho no Museu Cais do Sertão e apresenta uma exclusiva e inédita mostra de design ressignificando histórias através do olhar do observador. Nesta exposição, o conceito de redefinir o já existente, transformando o que para muitos é impossível no possível e tangível, permeia suas criações. Assim, o designer desenvolveu para essa exposição um trabalho voltado para mobiliário com cadeiras, mesas etc, que preenche a expografia do museu em três atos, sendo ‘Andanças – Saindo da Caixa’, o primeiro, ‘Vai na Fé – Ajoelhou Tem Que Rezar’ e ‘O Sertão Vai Virar Mar – Navegando no Rio São Francisco’, pontuando o segundo e o terceiro atos respectivamente. A mostra de design, que acontece pela primeira vez no museu, fica em cartaz até 5 de agosto de 2023.

.

A inquietude do designer o leva a criações que não ficam apenas nas memórias da infância: Fabio mergulha no dia a dia do sertanejo, vivencia o local e a cultura em busca de sua identidade. Parafraseando a respeito de ditos poéticos que podem ser recitados em forma de design ou mesmo de um poema cantado ao som de uma viola, acompanhado de uma zabumba com a voz de um caboclo sertanejo: SERÁ QUE O SERTÃO VAI VIRAR MAR? “Aqui sertão vai virar design”, pontua Fabio. Suas peças contam a história de resistência dos que com sua ‘simplicidade’ dividem seus conhecimentos ancestrais para o desconhecido, partilhando os momentos, as prosas, os ensinamentos e a coragem de fazer acontecer para voar, caminhar e abrir as caixas internas e externas da criatividade.

.

Oratório PADIM.CIÇO por Fabio Melo – Colab com Espedito Seleiro

.

Oratório PADIM.CIÇO por Fabio Melo – Colab com Espedito Seleiro

..

Assim, o primeiro ato ‘Andanças – Saindo da Caixa’ revela um passeio pelas memórias afetivas do designer e que compõem seu repertório. Trata-se de uma caixa de madeira instalada na parte central com o Balanço Aloi: primeira peça de mobiliário criada por ele em 2018. Aqui, a representatividade acerca da criatividade, o pensar fora da caixa. Plataformas em madeiras saem ao seu redor onde grande parte de suas criações serão apresentadas. Um caminhar por seus mobiliários e objetos. ‘Vai na Fé – Ajoelhou Tem Que Rezar’, o segundo ato, traz uma caixa lateral na qual aborda a fé do sertanejo, uma referência ao altar tão presente nas suas casas por meio dos Cinco Oratórios ‘Padim.Padi.Ciço’ em colab com vários artesãos. Uma estrutura em madeira em que saem plataformas onde os oratórios são instalados. Uma andança pela fé do sertanejo.

.

Cadeira de balanço Cidadão por Fabio Melo

.

E, fechando a mostra, o terceiro ato ‘O Sertão Vai Virar Mar – Navegando no Rio São Francisco’, afirma que ‘navegar é preciso’. Uma instalação de ‘casas’ com memórias iconográficas do design e, em paralelo, a uma exposição fotográfica “sobre o navegar dentro de um barco. São imagens registradas na vivência do artista e meu amigo Augusto Tulio em nosso caminhar pelo Sertão Alagoano”, conta Fabio. E é nesse ‘habitar’ no Museu Cais do Sertão que Fabio mostra esse ‘ressignificar’. É aqui onde mostra suas referências regionais, misturando-as a traços contemporâneos, criando uma identidade única, massa ao mesmo tempo plural a partir do uso de diversos materiais que estão inseridos na cultura do povo sertanejo. Atos que se traduzem em um passeio entre a rusticidade do couro presente nas vestimentas dos vaqueiros até a delicadeza das tramas madeira que outrora foram transformadas em gaiolas, que um dia serviu para aprisionar passarinhos e hoje ‘habitam’ cadeiras pela criação do designer. Uma união de saberes, história, tradição, técnicas e força no processo de criatividade.

.

Coleção Cambito

.

Cadeira Helena

.

www.fabiomelodesign.com.br | contato@fabiomelodesign.com.br | @fabiomelodesign | Tel.:(62) 99964.9752

.

SERVIÇO

.

Museu Cais do Sertão – https://caisdosertao.pe.gov.br/

Exposição: “SERTÃO SOBRE SERTÃO – Narrativas Poéticas e Design Autoral

Local: Av. Alfredo Lisboa, S/N – Bairro do Recife – Recife – PE

Período: de 30 de junho a 5 de agosto de 2023

Horário de visitação: Terça a sexta-feira: 10h às 16h | Sábados, domingos e feriados: 11h às 17h – Última entrada até 30min antes do fechamento.

Tel: (81) 3182-8267

.

By Jucelini Vilela | Juvilelapress

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.