SOCIAL
To Top

Memola Estudio e Vitor Penha assinam o Tank Brewpub em São Paulo

Este projeto converte uma antiga casa térrea em uma mistura de cervejaria e bar

 

O imaginário industrial e rural, de beber no campo, formam as referências conceituais do projeto, juntamente com a memória do local como antiga residência. Assim, diferentes materiais partilham o protagonismo, como o inox, a pedra e a madeira, sempre à vista, fazendo a ponte entre espaços contrastantes: o habitar, mais contido, com a mescla mais expansiva de diferentes atividades.

Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a marquise de entrada do imóvel e o corredor lateral que leva aos fundos foram preservados, tornando-se um misto de áreas de estar, serviço e passagem. Algumas partes do piso foram elevadas para permitir um fluxo contínuo de circulação.

No interior, porém, a subdivisão dos cômodos deu lugar a espaços maiores interligados, em especial no centro do imóvel, passando a abrigar o coração do projeto: a grande cervejaria e, ao lado dela, o bar. Para isso, foram demolidas muitas paredes internas e a fachada frontal, abrindo espaço para o salãoe exigindo reforço estrutural por meio de colunas e vigas metálicas.

A cobertura de vidro sobre parte da cervejaria e do bar vem de um antigo pátio aberto no centro da casa, de onde foi mantida a pérgula de concreto. Uma ampla parede de vidro separa as duas salas, permitindo que os clientes vejam os grandes tanques de aço inoxidável, sendo o aço um material sempre presente no design de interiores. Grandes janelas nos corredores laterais servem ao mesmo propósito.

O equilíbrio entre o novo e o antigo é um dos conceitos-chave do projeto, com as tubulações e fiações elétricas expostas indicando as mudanças de uso enquanto as superfícies irregulares mostram as mudanças estruturais. O protagonismo da parede de tijolos é evidenciado pela retirada do estuque e sobreposição de uma grade metálica retangular, feita de barras finas e profundas. Mangueiras de néon como luminárias foram embutidas verticalmente entre as grades, trazendo profundidade às paredes.

Bancadas e mesas – ora de madeira, ora de tijoleira ou cimento – e ladrilhos cerâmicos retangulares, também são materiais recorrentes no projeto, que, ainda, lembra os tradicionais pisos cerâmicos quebrados residenciais através da disposição orgânica das telhas de ardósia. Utilizado em grandes peças sobre o piso, o mesmo material reveste a fachada frontal, mas em lajes retangulares.

A entrada abriga a marquise de concreto, as portas sanfonadas de madeira sobre o terraço e a porta de vidro aramada para o corredor. O mobiliário da sala de espera e do pequeno terraço foi inspirado em bancos de jardim, onde se pode sentar entre outros.

 

Imagem: divulgação
By Vanessa Loiola

—————————————–

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

 

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

​www.madeiratotal.com.br

www.revistavarejobrasil.com.br

www.megamoveleiros.com.br

www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.