SOCIAL
To Top

Luxo silencioso: nova tendência do décor imobiliário

A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no país. Santa Catarina entrou de vez na rota dos imóveis, principalmente no segmento de luxo.

 

O litoral e a região norte do estado vêm liderando essa alta, conforme dados publicados recentemente pelo índice Fipe Zap. Joinville, considerada a maior cidade do estado e responsável por alavancar o PIB de Santa Catarina, também tem crescido neste mercado. E os números evidenciam a tendência: as vendas de produtos de alto padrão aumentaram 51,7% em 2021, segundo dados da Associação das Marcas e Empresas de Luxo. Todo esse crescimento traz também um novo olhar para as tendências de arquitetura e decoração. Somado às práticas sustentáveis, ganha força o olhar para a ideia de luxo silencioso, que tem como base o aconchego e a simplicidade alinhados à sofisticação.

 

Esse conceito, amplamente difundido no mercado europeu, tem ganhado espaço em solo brasileiro. E a Daxo trouxe com maestria essa ideia para a cidade de Joinville, no decorado do empreendimento San Thiago. São 545 metros quadrados de muita personalização, mas mantendo um grau de harmonia com o edifício, em sua sobriedade e elegância. “Todo o projeto foi pensado para manter a proposta de residência suspensa que define o San Thiago, e o desafio principal sempre foi transformar a edificação em um lar, deixando o apartamento com uma atmosfera de casa”, explica Roberto Silva, diretor criativo da Casabá, escritório que assina o decorado.

 

 

 

O luxo silencioso é criado à partir da harmonia entre os elementos essenciais de um projeto, garantindo que o resultado final apresente coerência, fluidez, aconchego e elegância. As peças devem conversar entre si, discretas e complementares. O luminotécnico precisa ser mínimo, apontando caminhos, facilitando tarefas, ressaltando objetos de interesse, trazendo acolhimento. “Quando falava-se em luxo, até pouco tempo atrás, pensava-se em muitos ornamentos, diversas peças que competiam entre si, tudo ‘muito’. Para dizer que era luxo, tinha que ter ‘muito’. O que está sendo mais utilizado e mais valorizado agora é esse luxo mais silencioso, um luxo que a gente consegue sentir quando entra no ambiente, sem precisar ter muitos adornos, muito dourado ou muitos elementos”, completa Roberto Silva.

 

 

 

O apartamento conta com duas grandes áreas: o espaço social, acessado diretamente pelo elevador e composto por home theater, estar, jantar e área gourmet com churrasqueira, além da generosa sacada; e o espaço íntimo, composto por quatro suítes e servido por uma aconchegante sala privativa. Um completo eixo de serviços une as áreas e oferece praticidade. Todos os ambientes trazem amplas aberturas, o que potencializa o conforto através da abundante iluminação natural e circulação de ar.

 

 

 

 

Com a intenção de trazer acolhimento, optou-se por uma paleta de cores neutras. Em acordo com o conceito do apartamento, os contrastes ficaram por conta das texturas. A ambientação é rica em materiais naturais e objetos artesanais, compondo com o mobiliário de linhas limpas. “Temos a textura na parede, muita lâmina de madeira natural, rugosidade nas pedras das bancadas e um paisagismo exuberante nas varandas”, pontua Roberto. E completa: “Como temos a questão das texturas, dos tons e, principalmente, da iluminação bem trabalhada, a gente consegue sentir o luxo, mesmo sem, talvez, vê-lo.”

 

 

A curadoria da decoração foi pensada de forma à enaltecer o design e artesanato nacional, mas ainda prestando homenagem à história da família que residirá no imóvel após o período de exposição. Por isso as peças, assinadas por grandes nomes do design brasileiro, ganham a companhia de objetos de autoria da equipe Casabá. São luminárias, quadros, mobiliários e peças de decoração que foram desenhadas e produzidas com exclusividade para os moradores. As composições de cerâmica também foram desenhadas exclusivamente para este apartamento. São peças que, além de muita bossa, trazem muito valor afetivo, como a decoração sobre a mesa de centro da área íntima. As produções em cerâmica, feitas à mão pelas filhas do casal e expostas em uma caixinha de acrílico, trazem um toque pessoal e lúdico para esse ambiente tão íntimo, e ganham ainda mais destaque sob a iluminação indireta.

 

 

Em contraste à ancestralidade do artesanato, a tecnologia de ponta foi empregada de forma discreta em todos os ambientes. Desde a automação, que permite total personalização de luz, som ambiente, controle das cortinas e persianas, até os eletros da cozinha, embutidos no mobiliário ou na bancada em material de alta resistência. A modernidade é percebida também nos detalhes que trazem conforto, como no piso dos banheiros que esconde um sistema de aquecimento.

 

“A soma dessa exclusividade, dos materiais naturais empregados, da paleta suave e da alta tecnologia (automação e eletros premium), resulta num luxo silencioso mas ainda assim palpável, perceptível”, explica o designer que assina o projeto de interiores do decorado.

 

“Ao pensarmos o projeto do apartamento decorado do San Thiago queríamos apresentar conceitos que dialogassem com a proposta do empreendimento. Trouxemos a ciência para dentro da proposta, com a neuroarquitetura promovendo, de forma inteligente, ambientes humanizados, por meio da combinação de materiais, texturas, cores, iluminação, sons, plantas, dentre outros fatores, criando ambientes inteligentes que influenciam positivamente no comportamento das pessoas”, explica Sabrina Hoffmann, gerente de marketing da Daxo. Ainda alinhado ao luxo silencioso, o projeto traz o design biofílico, aproveitando a afinidade com a natureza e criando ambientes onde as pessoas possam viver e compartilhar memórias com mais saúde, melhorando o desempenho e o bem-estar físico e mental.

 

 

Imagem: Divulgação/Daxo Incorporadora

By Davi Sommer

—————————————–

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

 

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

​www.madeiratotal.com.br

www.revistavarejobrasil.com.br

www.megamoveleiros.com.br

www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.