Sucesso nas passarelas, o “Quiet Luxury” ultrapassa o mundo da moda e ganha espaço na decoração de interiores
.
Autoridade global quando o assunto é tendência de comportamento, a WGSN apontou o “Quiet Luxury” como o grande boom para o mercado de luxo em 2023. No atual cenário pós-pandêmico, em que o mundo se prepara para uma recessão econômica, o consumidor de alto padrão tem priorizado itens minimalistas, confortáveis e sustentáveis, sem deixar a sofisticação de lado.
.
A previsão se concretizou e o “luxo silencioso” está reconfigurando o mundo da moda, indo dos excessos para a estética limpa. A tendência é potente e tem conquistado espaço para além das passarelas, alcançando também a decoração de interiores. Confira sete premissas do “Quiet Luxury” e como o assunto do momento pode ser aplicado no décor:
.
Design clean
.
O menos é mais! A pureza conceitual é a base do “luxo silencioso”, como as formas simples, as linhas retas e os volumes limpos. Neste projeto arquitetônico e de interiores, assinado por Luiz Volpato, o arquiteto prima por poucos elementos estruturais e design minimalista. O destaque é o pé-direito duplo do espaço interno, que incorpora a exuberância da paisagem ao interior da residência.
.
.
Cores neutras
.
A paleta queridinha do “luxo silencioso” é a de cores neutras. Neste ambiente aberto, integrado e multifuncional, a arquiteta Renata Pisani aposta nas variações suaves de branco, bege e cinza. A composição de nuances, somada aos poucos elementos, garante uma atmosfera acolhedora ao espaço. Os tons dos MDFs Asti e Carvalho Castelli, da Sudati, trazem o aconchego, a sofisticação e a imponência do acabamento amadeirado para o projeto.
.
.
Mix de texturas
.
Na estética limpa do “luxo silencioso”, é importante explorar o mix de texturas para arrematar as produções com beleza, movimento e harmonia. Neste apartamento com ares cosmopolita, o arquiteto Rodolfo Fontana mescla diferentes materiais, como ardósia negra no piso, mármore travertino nas paredes e laje aparente no teto. Para contrastar a marcenaria em lâmina natural de carvalho, as peças de mobiliário solto da Villa Batel apresentam metal, vidro, cerâmica e estofados confeccionados em diferentes fibras.
.
.
Elegância
.
Neste living integrado, Priscilla Müller seleciona itens de décor que promovem conforto e elegância, premissas básicas do “Quiet Luxury”. A escolha de elementos claros e monocromáticos – como o tapete desenhado pela arquiteta e executado pela Botteh Handmade Rugs -, em conjunto com os acabamentos amadeirados do mobiliário, são peças fundamentais para marcar o estilo clean e atemporal do espaço.
.
.
Atemporalidade
.
Ambientes contemporâneos seguem em alta na tendência “Quiet Luxury”, devido à sua atemporalidade. Para o movimento, as composições que aliam o melhor dos estilos clássico e moderno são bons investimentos. Esta cozinha traz os móveis sob medida da Gava Ambientes Completos em um “combo de atemporalidade”: frentes em vidro, prateleiras e puxadores iluminados, bancadas em Corian e acabamentos em metalon.
.
.
Versatilidade
.
Oferecer múltiplas possibilidades é um pré-requisito para os produtos “Quiet Luxury”, e um belo exemplo de versatilidade é o mármore. Neste projeto, o travertino da NPK Mármores, reveste todo o piso do espaço, o nicho da cozinha e ganha protagonismo na ilha central. Essa unicidade da linguagem visual, reforçada pela continuidade entre o piso e a ilha, proporciona um efeito único ao apartamento. O acabamento ainda funciona como ponto de integração entre a sala e a área gourmet.
.
.
Durabilidade
.
O movimento do “luxo silencioso” também preza por peças com alta durabilidade. Para aprimorar a performance dos produtos a inovação é uma grande aliada, e foi a partir da tecnologia que a Estofados Jardim desenvolveu o sofá Harry. As camadas de espuma são produzidas com densidades ideais para manter o conforto durante o maior tempo possível. Além disso, o design apurado garante leveza na parte posterior, o que torna a peça perfeita – e versátil – para dividir os ambientes.
.
.
By Vanessa | Kasa 10 Comunicação
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: