SOCIAL
To Top

Ilha da tranquilidade: um novo apartamento com muita personalidade

Projeto dos Arquitetos Fábio Frutuoso e Letícia Costa Pinto traz ares de casa com um toque industrial em total sintonia com os sonhos do cliente!

 

 

O cliente já buscava um novo apartamento há algum tempo, mas ao ficar trancado em casa durante a pandemia, ele resolveu acelerar o processo. Em sua vizinhança, na região da Bela Vista, havia inúmeras obras de edifícios novos e o barulho ininterrupto tinha se tornado insuportável.

 

O imóvel dos sonhos foi encontrado no primeiro andar de um edifício dos anos 90, em Perdizes (zona oeste de São Paulo), voltado para o interior e com vista para as árvores e a piscina. A certeza veio numa das visitas, em um intervalo de silêncio na conversa com o corretor, ele ouviu o canto dos pássaros. Era isso. A ilha de tranquilidade que tanto buscava.

 

apartamento estava em ótimas condições. Piso de madeira, armários, banheiros reformados. Mas não tinha a cara do novo proprietário. Na realidade, não tinha era tudo branco, sem graça ou personalidade. A missão de mudar esta realidade foi dada aos arquitetos Fábio Frutuoso e Letícia Costa Pinto (Copiba Arquitetura).

 

A personalização deveria trazer uma cara de casa, aconchegante e moderna, com algum toque industrial (tijolinhos aparentes ou cimento queimado seriam bem-vindos), além de novos móveis e decoração, dentro de uma verba bem limitada.

 

O projeto inicial foi integralmente aprovado na primeira apresentação. “Mesmo quando a gente acerta um projeto de primeira, sempre tem algum ajuste posterior. Nesse não. Nada”, conta Letícia. “Até o quadro ilustrativo que indicado para o lavabo foi exatamente o que o cliente escolheu para comprar. Sintonia total com as suas expectativas”, detalha Fábio. Isso se refletiu ao longo de toda a obra, resultando em um apartamento delicioso.

 

LIVING

O terceiro dormitório já havia sido integrado à sala de estar pelo proprietário anterior. Além de um “dente” na fachada externa, havia outro na parede do corredor, além de portas, chanfros nas paredes. Ou seja, inúmeras interferências, o que dificultava a sensação de “espaço integrado”. “Nossa solução foi utilizar o tijolinho aparente (Gauss) para revestir as paredes da janela e da porta da varanda, criando um plano contínuo de destaque para quem entra no apartamento”, conta Fábio.

 

A pintura branca sobre o tijolo e o contraste com a cortina e as persianas de madeira (Delinea) trouxeram aconchego ao espaço. Nas outras paredes foi aplicado o cimento queimado (Suvinil) para que tivessem uma unicidade. As portas receberam pintura num cinza quase igual ao cimento queimado. Até o ar condicionado da LG foi selecionado para integrar a composição de tons cinza e ficar mais discreto.

 

A única parede da sala sem janelas nem portas foi a escolhida para receber a TV. “Desenhamos um painel em chapa metálica perfurada, com uma iluminação para ganhar destaque, delimitado por prateleiras de madeira com luz indireta que acomodam o modem e outros equipamentos em meio à decoração”, explica Letícia.

 

Como a sala é longa, a opção foi por um sofá em ilha, para não ficar muito longe da TV e possibilitar a criação de dois ambientes. O sofá (GP Design) tem o encosto móvel, podendo ser utilizado para sentar ou deitar dos dois lados. Poltronas (desmobilia) e um banco sob o painel da TV ampliam os assentos para receber os amigos e a família na sala.

 

Do outro lado, o sofá e um banco decorativo (Fernando Jaeguer) configuram um hall de entrada, onde é possível acomodar as bolsas, mochilas e sapatos quando se chega da rua. Também conformam um outro estar mais próximo à varanda, muito agradável para receber uma visita ou observar o lado de fora.

Clique Para Download

O tapete da sala (Flex da By Kammy) é outro destaque. Discreto e integrado com a decoração, normalmente utilizado na área externa, por de material sintético não absorve nada e não tem forro inferior, assim foi possível simplificar a manutenção e garantir sua sobrevivência à destruição potencial do gato do cliente (verdadeiro proprietário de tudo nesse apartamento). Além disso, funciona como grande arranhador, para que este pet não se interesse em destruir os móveis novos.

 

O aparador da sala de jantar tira proveito do pedaço de parede entre as portas do lavabo e cozinha, criando um foco de atenção junto com a arte na parede (Gui Uemura) e despistam um pouco o olhar da interferência das portas. Ele é suspenso e tem uma prateleira ripada inferior, para não estrangular o espaço da sala de jantar, que não é muito grande.

 

A mesa Saarinen clássica branca conversa com as cadeiras coloridas do Fernando Jaeguer e dão um ar mais descolado para espaço. “Optamos por uma luminária de sobrepor, sem pendente, para reforçar a integração visual dos espaços”, destaca Fábio.

 

VARANDA

Foi instalado um deck de madeira sobre o piso existente utilizando o mesmo padrão taco interno (cumaru). “Com isso, criamos uma sensação de expansão da sala e continuidade com a varanda. Uma rede e vegetação servem de respiro para um intervalo no dia de trabalho ou numa tarde de final de semana”, conta Letícia.

 

LAVABO

O lavabo ganhou uma cuba de granito esculpido e duas prateleiras decorativas. Uma inferior, de apoio, e uma superior, que esconde um led para uma luz indireta mais cenográfica. Foi instalado um piso de ladrilho hidráulico (Brasil imperial), em tons de cinza, que deu um charme menos óbvio no lavabo. O cimento queimado nas paredes, um espelhão e um quadro decorativo (Urban Arts) completam a composição.

 

O corredor dos dormitórios recebeu uma pintura em cinza escuro e virou uma espécie de túnel, quase invisível por quem olha da sala para a passagem para os dormitórios.

 

DORMITÓRIOS

Um dos dormitórios foi convertido em escritório, com uma grande mesa de trabalho, que pode acomodar até duas pessoas lado a lado. Prateleiras suspensas em serralheria incorporam uma luz de led para a área de trabalho. A cadeira (allez) de madeira com palhinha dá um ar mais aconchegante ao home office. O mesmo tijolinho branco e as persianas de madeira da sala reaparecem aqui, criando uma continuidade dos espaços. Um sofá (desmobília), quadros (urban Arts) e um tapete (são carlos) completam a ambientação.

 

O segundo dormitório ganhou tijolinhos e um painel de cabeceira. A tapeçaria (Dpot) conversa com as amofadas (Trousseau) e as mesinhas de cabeceira (Fernando Jaeguer). As luminárias presas no painel liberam espaço na mesinha, já que o espaço é limitado. Persianas de madeira e uma prateleira decorativa superior fecham a composição que transformou esse apartamento num espaço delicioso e com a cara de casa aconchegante com a qual o cliente tanto sonhava.

 

Apto. Perdizes

Projeto Arquitetura e Interiores: Fábio Frutuoso (@fabiofrutuoso_arq) e Letícia Costa Pinto (@copibaarquitetura)
Produção: Marjory Basano (@megbasano1)
Fotos: Leila Viegas (@leila.viegas)

 

Fornecedores:

Mobiliário: Sofá @gplifedecor; Poltronas e sofá home office @ desmobilia; Banco, Cadeiras, Mesa de Cabeceira @fernandojaegerdesigner; Banquinho Estar: @studio.pedroleal; Cadeira Home Office @allez_decor
Tapetes: @bykamy
Artes: Jantar @ gui_uemura; Estar varanda @fabianoalmakul; Outros: @urbanarts_moema Molduras e instalação @casacastroquadros
Tapeçaria (quarto): @trousseauoficial
Objetos: @dpotobjeto
Luminárias: @_lumini e @stella.iluminacao
Piso: @projemade.projetosespeciais
Ladrilho hidráulico: @brasil.imperial.ladrilhos
Tintas: @tintas_suvinil (cores: Cimento Queimado Dia de Chuva. Portas Prata. Corredor Cinza fechado)
Revestimentos: @gaussrevestimentos @ibizaacabamentos
Metais e Louças: @decaoficial
Ar Condicionado: @lgdobrasil
Serralheria: @cs_construct
Roupa de cama: @ trousseauoficial

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Luxo e sofisticação: Azimut 56 impressiona com novo design

————————————————————————————————————————————————————

 

Sobre Fábio Frutuoso Arquitetura:

Arquiteto e Urbanista (FAU-USP 2004), Fábio Frutuoso desenvolve e executa projetos de interiores, construção e reforma de casas, apartamentos, lojas, escritórios e equipamentos públicos, levando a beleza e a funcionalidade para o dia a dia das pessoas. Projetos desenvolvidos e ajustados sob medida para cada cliente, com a soma de conhecimento e experiências acumuladas ao longo de mais de 18 anos de atuação profissional resultando em espaços e obras inteligentes e econômicas.

Alternando-se entre Brasil e Portugal, a estrutura flexível do escritório permite atender presencialmente e de forma remota a todo porte de projetos, desde pequenas reformas até grandes construções através de uma rede de colaboradores, consultores, construtores e prestadores de serviço, que são acionados conforme o perfil e necessidade de cada cliente e obra.

 

FÁBIO FRUTUOSO ARQUITETURA

Tel: 11 3280 7941 — e-mail
São Paulo: Av. São Gabriel, 626, 52, Jardim Paulista, São Paulo/SP/BR

Portugal: R. Asprela, 171, 4-13, Paranhos, Porto/PT

Sobre Letícia Costa Pinto (@copibaarquitetura)

A arquitetura está no DNA de Letícia. Filha e neta de Arquitetos, desde cedo soube o valor de um ambiente bem pensado e planejado, construído com personalidade em cada detalhe. Trabalha com Arquitetura e Design de Interiores há 14 anos (PUC-RIO 2011 e Pós na Escola da Cidade 2014) entre Porto, São Paulo e Rio de Janeiro, acredita que sua missão é traduzir os sonhos dos clientes, orientar suas escolhas e solucionar questões técnicas para que nasçam espaços únicos, com identidade e atemporais.

 

Ver seus clientes felizes e realizados é sua grande motivação. Especializada em Habitação de interesse social e planejamento Urbano, atua também com Arquitetura residencial, de interiores, comercial e corporativa em São Paulo-Rio de Janeiro-Porto. Do projeto à execução copibaarquitetura.com – @copibaarquitetura.com – @leticialcp

 

 

By Silvia Celani

Imagem: divulgação

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.