SOCIAL
To Top

FENDI Casa na Milan Design Week 2024

A FENDI Casa, durante a Semana de Design de Milão 2024, revela um novo capítulo de sua jornada, simbolizando um diálogo contínuo entre design, seleção de matérias-primas e mão de obra. Com mais um componente: uma nota de excentricidade e capricho.

.

Fundada sobre a visão de sua diretora criativa Silvia Venturini Fendi, a coleção FENDI Casa gira em torno de uma série de conceitos fundamentais: autenticidade, materializada em uma pesquisa de estilo em constante evolução; desejabilidade, transmitida através do uso de elementos acarinhados pela Maison como o logotipo FF, motivos icônicos, como o padrão Pequim e o uso hábil de materiais; singularidade, onde a imaginação converge com uma obra extraordinária; busca por cada vez mais peças inéditas que enriqueçam a coleção, por detalhes e acabamentos, novas interpretações que revisitem as características icônicas da Maison.

.

O projeto de design boutique oferece uma interpretação inovadora da logomarca FF, nascida da visão de Silvia Venturini Fendi e executada pela Controvento.

.

O logotipo torna-se um componente arquitetônico que brinca com uma expressão essencial da linguagem visual da Maison, cujas interações são usadas para criar divisórias transparentes que separam espaços, contra uma paleta de cores muito clara de brancos, neutros e tons naturais, criando um ambiente de brilho e pureza, onde o foco é colocado no design dos novos produtos.

.

A Coleção FENDI Casa 2024 – em meio a novidades e adições às linhas já existentes – molda um mundo de infinitas possibilidades.

.

A combinação do logotipo FF é renderizada em três dimensões, fazendo com que o novo sofá modular FENDI F-Affair, projetado pela Controvento, pareça um quebra-cabeça de elementos interligados. A composição é puro design; convidando a experimentar combinações de materiais e cores; os estofados podem ser personalizados para cada elemento. O nome FENDI F-Affair, invoca uma troca romântica entre os dois Fs que se perseguem, se encontram, se abraçam.

.

Uma das bases desse sistema quase infinito é a mesa Efo de Peter Mabeo, apresentada no Design Miami em 2021, e posteriormente incluída na coleção. Este ano surge em uma nova versão: a primeira a oferecer Fs suave e chanfrada.

.

F-Stripes, desenhado pela dupla Ludovica Serafini + Roberto Palomba, é mais um novo sofá caracterizado por design, linearidade e grande conforto, onde sua sofisticação está nos detalhes: a costura superior tom sobre tom no couro das tiras largas abraçam seu volume, as almofadas são lineares e acolhedoras, os pés afunilando em direção à parte inferior, as peças finais de metal dos elementos estruturais verticais embelezadas com o logotipo FF gravado. Um elemento de decoração atemporal oferecido em uma paleta de cores naturais e neutras.

.

.
Continuando com as novidades, o Sohoft, um sofá desenhado por Toan Nguyen, é uma versão mais informal do Soho já presente na coleção, cujas características são mantidas: design totalmente modular com a opção de uma versão totalmente têxtil. O estilo é mais informal e forma um contraste marcante entre o design linear e os volumes naturais excepcionalmente macios, com enchimento de penas de ganso. O detalhe é definido pelas tiras de couro na base e a tubulação de couro micro que delineia e embeleza a forma do sofá.

.

Os elementos de assento são adornados com acessórios extravagantes, como joias oversize: Small Ring e Large Ring são propostos para os sofás Blow Up, projetados por Controvento, que agora também é apresentado como uma poltrona; e Junto, pequenas mesas laterais em metal brilhante e opaco desenhadas por Toan Nguyen que se encaixam como abotoaduras de camisa, seguindo perfeitamente os contornos arredondados do sofá Sandia, para serem posicionadas como desejado, como acessórios para salas de estar. Duas mesas de centro em duas alturas diferentes também foram criadas para a linha Sandia: tampos de mesa feitos de metal de forma orgânica, apoiam-se em bases feitas de finas barras de metal que traçam sua forma.

.

Nesse cenário sofisticado, a robustez da poltrona Adiada, projetada pela FFD, se mistura – como uma justaposição nada convencional – graças à sua forma sólida e elementar que homenageia o design “primitivo” dos mestres brasileiros que influenciaram o design do século 20. Uma exibição de alta ebonisterie, em que os volumes quadrados contrastam com a suavidade de suas almofadas.

.

Duas grandes mesas completam a coleção: a Sigillo FF, também desenhada pela FFD, funde forma essencial, um tampo circular sobre uma base de coluna com a riqueza de seus materiais: metais e couro para a base, combinados com tampos laqueados em variantes de madeira, mármore ou vidro. Uma característica é o monograma do logotipo FENDI que, como um símbolo antigo, enfeita o centro da superfície.

.

A segunda mesa representa uma evolução da família Arches, Arches Legs, um conceito icônico desenhado pelo atelier oï, concebido pela primeira vez redondo e em mármore: hoje propõe-se também uma versão retangular que oferece a possibilidade de utilizar materiais contrastantes para as duas pernas, uma correspondendo sempre ao material da mesa, permitindo infinitas combinações possíveis.

.

A coleção FENDI Casa continua inovando sistematicamente, agregando às suas famílias de produtos. O sofá Parsifal, de Thierry Lemaire, é agora complementado pela poltrona Mrs. Parsifal, com as suas proporções volumosas pontuadas por duas almofadas no icônico logotipo Pequim posicionadas em cada lado do assento. As cadeiras Adrian e Audrette, de Stefano Gallizioli, juntam-se à cadeira Audrey, uma das mais vendidas da coleção: a primeira é mais quadrada, equipada com ou sem apoios de braço, e é estofada em tecido ou couro; a segunda, com seu toque mais leve e informal, tem um visual mais aerodinâmico e um encosto de cadeira em forma de arco, característica emblemática para a marca.

.

A cadeira Ottavia, de Cristina Celestino, tem uma nova irmã, Lazy Ottavia: uma poltrona abraçada e excepcionalmente confortável, ainda mais acentuada por um pequeno banquinho que também pode ser usado como mesa lateral. Oferecido em uma variedade de estofados, será coberto com pele de carneiro para a Semana de Design de Milão.

.

Um novo elemento é introduzido como parte da gama Tiretto de unidades de armazenamento, a espreguiçadeira para a sala de estar ou – em um tamanho menor – o banco para a área de dormir.

.

Fiel ao seu compromisso de mostrar talentos, a coleção FENDI Casa recebe este ano o trabalho de Jonas Van Put, um jovem designer belga: suas criações são as mesas de centro FF Kiss (superfícies de mármore e madeira trabalhadas para formar o motivo Pequim definido sobre uma base criada por duas chapas de metal curvas que mal se tocam) Lunar, onde a beleza natural dos topos redondos de mármore pontilhado contrasta com a assimetria e austeridade da base, uma chapa metálica curva com uma única perna coberta de couro.

.

Entre as outras novidades da coleção estão alguns tipos diferentes de móveis: a estante Arpeggio, projetada pela FFD, com uma estrutura metálica onde tampos de couro ou vidro criam um ritmo de sólidos e vazios; e a nova mesa Nascondino, projetada por Stefano Gallizioli e proposta como escrivaninha, que é um objeto com elegância retrô que se encaixa perfeitamente no nosso tempo atual. A estes modelos juntam-se duas interpretações altamente pessoais da cômoda clássica: a primeira é uma continuação da linha Maglia, desenhada pelo atelier oï, em que os elementos parecem ligar-se como os elos de uma corrente; e Tiretto, um projeto FFD, onde o detalhe do puxador da gaveta de couro, preso por um botão de logotipo de assinatura, é o sotaque sutil da extravagância em um objeto impecável e rigorosamente projetado.

.

A sempre presente seção sobre iluminação também se ampliou. Com um novo toque: duas novas interpretações do candeeiro Velum de Marco Costanzi, para chão, mesa ou leitura, agora reimaginadas em novas iterações, explorando novas combinações em metal e couro.

.

Descritivo das peças:

Sohoft, Sofa – design Toan Nguyen

Formas e volumes caracterizam o sofá Sohoft, apresentando uma combinação tátil de suavidade e elementos acolchoados. Proporções e detalhes icônicos da FENDI são os traços que definem uma nova relação entre moda e design de luxo. A variedade de módulos oferece um estilo interessante de oportunidades com um toque distintamente contemporâneo, que vão desde assentos vis-à-vis até assentos mais articulados e soluções expansivas.

.

Lazy Ottavia, poltrona — design Cristina Celestino

.

Com base no conceito da cadeira Ottavia e inspirada nos arcos da arquitetura romana, a poltrona Lazy Ottavia, da Cristina Celestino Studio, possui encosto curvo e pernas arqueadas, que oferecem uma experiência confortável e aconchegante.

.
Landscape Pequin, cama — Marcel Wanders Studio

.

Extensão de linha 2024, a cama Landscape Pequim é um clássico contemporâneo que combina design moderno com a tradição FENDI. A cabeceira, representa uma síntese de apelo e sofisticação, disponível em uma nova versão 3D inspirada no icônico tema listrado Pequim. A estética ousada interage diretamente com o observador através de um efeito de perspectiva inovador que revela uma aparência monocromática ou bicolor, dependendo da posição.

.

FF Design

.

A Fashion Furniture Design (FF Design) foi fundada em 4 de maio de 2021 como uma joint venture entre a Design Holding, líder global no setor de design de alto padrão, controlada conjuntamente pela Investindustrial e Carlyle, e a FENDI, marca de luxo italiana que faz parte do Grupo LVMH, para desenvolver o mundo FENDI Casa. A Design Holding é acionista majoritária da joint venture. Alberto Da Passano – ex-presidente da FENDI para a Europa e Oriente Médio – lidera a joint venture como CEO. Ele é apoiado por uma estrutura organizacional focada na gestão de negócios e no desenvolvimento abrangente de negócios nos principais mercados – começando pela Ásia – e pelo desenvolvimento totalmente integrado de operações digitais. A FF Design desenvolve as Coleções FENDI Casa, disponíveis através de seleta distribuição e uma rede de boutiques monomarcas, focadas em oferecer serviços de design de interiores e expandir a experiência do cliente.

www.fendicasa.com

@fendicasa

.

Design Holding

.

A Design Holding é líder global em design de alta qualidade com uma herança cultural de origem europeia, caracterizada por distribuição multicanal e categorias de produtos diversificados. Guiado pelo propósito ‘Nós projetamos para uma vida bonita’, o Grupo projeta para o planeta, as pessoas e a cultura. O Grupo inclui Flos, B&B Italia, Louis Poulsen, Maxalto, Arclinea, Azucena, FENDI Casa, Audo e Lumens. O catálogo da Design Holding apresenta objetos icônicos projetados por designers mundialmente famosos, como Achille e Pier Giacomo Castiglioni, Tobia Scarpa, Luigi Caccia Dominioni, Poul Henningsen, Arne Jacobsen, Antonio Citterio, Gaetano Pesce, Philippe Starck, Piero Lissoni, Konstantin Grcic, Jasper Morrison, Patricia Urquiola, Michael Anastassiades e muitos outros. A Design Holding é detida conjuntamente pelas empresas de investimento globais Investindustrial e Carlyle.

www.designholding.com

.

FENDI

.

A Maison FENDI foi fundada em 1925 por Adele e Edoardo Fendi, em Roma, no qual inauguraram uma pequena boutique de artigos de couro com um atelier de peles. Imediatamente aclamada, a FENDI emergiu como uma marca reconhecida por sua elegância, artesanato, inovação e estilo. Em 1965 começou uma parceria de 54 anos com Karl Lagerfeld, para mais tarde ser acompanhado em 1992 por Silvia Venturini Fendi como Diretora Artística da FENDI. Em 1994, Silvia Venturini Fendi assumiu a Chefia de Acessórios e, posteriormente, da linha masculina. Em 2000, o Grupo LVMH adquiriu ações da FENDI, tornando-se acionista majoritário, em 2001. Kim Jones foi nomeado Diretor Artístico das Coleções de Alta-Costura e Femininas em setembro de 2020, enquanto Delfina Delettrez Fendi, a quarta geração da família Fendi, foi nomeada Diretora Artística da Linha de Joias da Maison. Hoje, a marca FENDI é sinônimo de qualidade, tradição, inovação e criatividade.

www.fendi.com 

@fendi

.

By Guilherme Carvalho | Pr.comuniquese1

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

 

 

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.