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Exportações de artigos de casa e decoração do Rio Grande do Sul impulsionam o crescimento nacional do setor

Os dados foram apurados pela ABCasa em parceria com o IEMI – Inteligência de mercado

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O estudo realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em parceria com o IEMI – Inteligência de Mercado, revelou que o estado do Rio Grande do Sul se destacou como o principal exportador de artigos para casa e decoração em 2022, contribuindo significativamente com 41,1% do total das exportações do país.

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Já Santa Catarina, ocupou o segundo lugar, representando 24,5% das exportações, seguido por São Paulo, que contribuiu com 18,1% do volume exportado.

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Unidades federativas exportadoras de artigos para casa %

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Quando falamos no destino desses itens, é notável a importância e a representatividade dos mercados americanos para as exportações brasileiras. No entanto, vemos um potencial significativo para explorar mercados de outros continentes, como a Europa.

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Países destinos de Exportação de Artigos para Casa

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De acordo com Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa, a Associação desempenha um papel importante ao apresentar ao mercado internacional a excelência dos itens de artigos para casa e decoração fabricados no Brasil.

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“Como Associação, nós trabalhamos para ampliar as oportunidades de negócios, seja tanto em âmbito nacional quanto ao ultrapassar as fronteiras brasileiras e levar nossa qualidade para outros continentes. E o Rio Grande Sul tem sido uma peça fundamental nesta expansão” comenta o presidente.

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Por meio da ABCasa Internacional, área responsável pelo desenvolvimento das empresas e a sua conexão com compradores globais, as marcas têm expandido seus negócios e levado a qualidade e design brasileiro para fora.

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Cenário Nacional Impulsionado pelo Setor de Casa e Decoração em 2022

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O protagonismo do Rio Grande do Sul nas exportações, contribuindo com cerca de US$368.326 mil para a economia brasileira, evidencia a importância desse estado para o setor, representando 41% do total.

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Unidades federativas exportadoras de artigos para casa U$

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Além do impacto econômico, destaca-se a relevância na geração de empregos. O Rio Grande do Sul lidera na região Sul, detendo 11,3% das unidades produtoras e sendo o segundo mais representativo em termos de mão de obra empregada, alcançando 11,6%.

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Em 2022, a região Sul experimentou um aumento significativo de 11,7% no emprego direto no setor, comparado a 2017.

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No ranking das cidades que mais consomem artigos para casa e decoração, a capital gaúcha, Porto Alegre, ficou em 4º lugar, com 2.4%, logo após São Paulo (9.2%), Rio de Janeiro (4.5%) e Brasília (2.6%). Na lista, os municípios Caxias do Sul (0.5%),Canoas (0.4%), Santa Maria (0.3%) e Pelotas (0.3%) também tiveram destaques. O consumo no estado somou 9.6%.

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Porcentagem dos estados

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Ressaltamos a vitalidade do mercado, evidenciada pelo emprego de 2,7 milhões de pessoas em 2022, refletindo o crescimento do setor no pós-Covid-19.

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O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós- covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados.

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No âmbito municipal, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conquistou a 4ª posição no ranking brasileiro de consumo desses produtos. A cidade, que permaneceu em 5º lugar nos anos de 2018 e 2019, registrou um notável avanço de 1,7% em 2019 para 2,4% em 2022.

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Cenário Nacional

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De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país.

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Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.

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“É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados.” aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

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A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.

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No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.

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Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.

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Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil.

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“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.

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Sobre a ABCasa

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A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.

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Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.

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By Bê Crepaldi | Relationow

Imagens: Divulgação

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