SOCIAL
To Top

Ecossistema DTI promove o turismo inovador e inteligente em Curitiba

A capital está entre as dez cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo como Destino Turístico Inteligente (DTI)

Reunir o trabalho do setor público, privado, da academia e comunidade visando acelerar a transformação de Curitiba em um destino inovador e inteligente é o objetivo do Ecossistema Curitiba DTI – Destino Turístico Inteligente. Nesta quinta-feira, 24 de março, foi realizada dentro do Smart City Expo Barigui a primeira reunião de 2022, do DTI.

 

O Ecossistema tem como proposta de valor transformar Curitiba em uma cidade referência em turismo inteligente até 2030, de acordo com o mapeamento estratégico realizado pelos integrantes do DTI e que pode ser acessado no site destinointeligente.curitiba.pr.gov.br.

 

O setor de turismo se associa a outros, como tecnologia de informaçãoe um dos vieses para transformar a cidade em referência é incentivar o desenvolvimento de empresas que oferecem solução para o turismo inteligente”, destacou o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini.

 

O projeto é composto por diretrizes como sustentabilidade, tecnologia, inovação, marketing, experiência, infraestrutura, acessibilidade e governança que vão nortear as ações. Para criação do plano de ação, as diretrizes que norteiam o DTI são divididas em quatros grupos de trabalho temáticos, sendo eles 1) Governança e segurança, 2) Sustentabilidade, acessibilidade universal e mobilidade e transporte, 3) Tecnologia e Inovação e 4) Marketing, experiência e criatividade.

 

Durante o encontro, quando também foram apresentados pitchs de empresas que já oferecem soluções para o desenvolvimento inteligente do setor, empreendedores interessados puderam conhecer melhor como processo funciona.

 

Curitiba está entre as dez cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo como Destino Turístico InteligenteEm 2021, cidade também teve quatro programas desenvolvidos pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) premiados no Desafio Turistech Brasil.

 

Para a presidente do IMT, Tatiana Turra, a cidade já possui uma estrutura para oferecer experiências inovadoras e únicas aos visitantes e tem potencial de fazer eventos a nível mundial. “Uma cidade com turismo inteligente e inovador é aquela que oferece também qualidade de vida para seus cidadãos. Para isso, é necessário ter o engajamento da administração pública, da iniciativa privada e da comunidade em geral para concretizar as ações”, ressalta.

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Atrio amplia estratégias sustentáveis em suas operações

————————————————————————————————————————————————————

 

A participação do Sebrae no Ecossistema DTI de Curitiba tem justamente o objetivo de desenvolver a cultura de inovação junto aos empreendedores. Segundo a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Paraná, Patrícia Albanez, o papel da instituição no projeto é incentivar o desenvolvimento de empresas dentro do setor.

 

O Sebrae atuará no fortalecimento do Ecossistema, pois já realiza um trabalho de incentivo por meio de programas de qualificação que buscam estimular o desenvolvimento de empresas de inovação e tecnologia que impactam na vertical do turismo e, consequentemente, atua no desenvolvimento do turismo inteligente na capital”, enfatiza.

 

Pitchs e visita técnica

Para exemplificar o que é inovação para o setor turístico e promover networking entre os presentes no encontro, foram apresentados três pitchs já em funcionamento. O primeiro foi da Wifiwiz, que oferece soluções de conexão digital via wifi gratuitamente na cidade. Em seguida, a B2B Hotel, uma plataforma que entrega soluções inteligentes para hotelaria que visam facilitar a gestão, organização e o controle da mão de obra extra para hotéis apresentou seus serviços. Por último, a Hospeda Eventos, startup no modelo do it yoursefl (faça você mesmo) voltada para eventos, contou um pouco do surgimento em meio à pandemia, contextualizou sobre os gargalos dos serviços ofertados e as vantagens que oferece.

 

Em seguida ao encontro, os participantes foram convidados a realizar uma visita técnica a alguns estandes dentro do Smart City Expo Barigui. As empresas visitadas também oferecem soluções inovadoras e tecnológicas para o setor turístico, como é o caso da Tembici, que oferece soluções de mobilidade urbana e preservação ambiental por meio de bicicletas elétricas; do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), referência no desenvolvimento e integração de soluções de tecnologia da informação para a gestão pública e a Teletex IT Solutions, que oferece gerenciamento proativo dos processos de segurança.

 

By Francielli Xavier

Imagem: divulgação

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Negócios

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.