

Soluções de implantação das duas torres, como recuo em relação ao passeio e volume suspenso para áreas comuns, otimizam aproveitamento de lote de 17 mil m²
.
Em uma das regiões mais nobres de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi construído o Montelena, novo empreendimento de alto padrão com arquitetura Königsberger Vannucchi para a TARRAF. Implantado em torres recuadas do alinhamento do lote, o projeto residencial teve entre seus desafios a análise do terreno para garantir aos apartamentos sombreamento e vista panorâmica da zona Sul da cidade.
.
“A implantação dos edifícios, deslocados entre si e voltados para a vista do skyline de São José do Rio Preto, resulta em dois espaços muito qualificados”, afirma Alexandre Daud, Sócio Diretor da Königsberger Vannucchi. “O primeiro corresponde ao boulevard frontal, generoso e aberto para a cidade, e o segundo corresponde às áreas de lazer, sutilmente separados pelo desnível entre eles e assim prescindindo de qualquer tipo de muro no projeto”, completa.
.
Foram propostas então duas torres, Rubra (duas unidades por pavimento) e Áurea (uma por pavimento), que desenham esteticamente a fachada de forma original, com desenho fluido e geométrico, e se conectam por um mezanino.
.
Em um terreno de 3.150 mil m², o Montelena conta com 33 unidades residenciais de quatro suítes, de 256 e 343 metros quadrados. Com a fachada e os vidros aparentes que circundam a parte social da casa, todos os apartamentos usufruem de abundante iluminação e ventilação natural cruzada.
.
O design arquitetônico dos terraços não apenas protege os quartos e a sala da insolação, como introduz elementos típicos de casas unifamiliares, como quintais, nos apartamentos. “Ao mesmo tempo que sombreiam o edifício, os terraços também resultam numa fachada dinâmica que muda a cada ponto de vista, explorando os percursos do observador”, conta Daud.
.
Com um núcleo de serviço por andar, as unidades contam um sistema de circulação íntima, que permite, por exemplo, chegar à cozinha a partir dos quartos, sem a necessidade de cruzar espaços sociais como a sala.
.
A disposição estratégica aproveitou integralmente o terreno do Montelena. Acima do térreo ficaram alocados os equipamentos de lazer, sendo criado, neste mesmo pavimento, um mezanino que leva a uma laje descoberta. No térreo, criando uma interface da rua com o empreendimento, está o lobby com pé-direito duplo que conecta as duas torres por meio de uma entrada convidativa. À frente do acesso ao prédio, o recuo dá mais amplitude ao passeio público, e também torna sutil a chegada de moradores e visitantes, beneficiando a convivência entre os habitantes da cidade.
.
A busca pelo conforto oferecido por um hotel cinco estrelas, porém com a privacidade das residências, é evidenciada pela própria implantação, que resolve as questões de fluxo e segurança sem recorrer a grades. Sala de spa, praia de pedras e sauna contribuem para essa experiência dos moradores. Como diferencial, o residencial apresenta infraestrutura para o abastecimento de carros elétricos.
.
Ficha técnica:
Arquitetura: Königsberger Vannucchi
Construção: TARRAF
Projeto de Interiores: S. C. Arquitetura e Design
Projeto Paisagístico: Luciano Fiaschi Arquitetura Paisagística
Local: São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Endereço: Rua Moacir Morgon, 361
Área Loteamento: 3.150 m²
Área Construída: 16.977,29 m²
Área Privativa da Unidade: 354,36 m² (Áurea) e 264,99 m² (Rubra)
Altura do Prédio: 44,35 m²
Ano: 2022
Fotos: Pedro Vannucchi
.
Sobre a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
.
Em 1972, nascemos com um propósito: projetar novas relações entre as pessoas e a cidade. De lá para cá, desenvolvemos projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, institucionais e de uso misto.
.
Somos um espaço que cria, provoca e repensa a arquitetura a partir das relações e experiências que ela é capaz de criar.
.
Olhamos para o todo e para todos porque assim descobrimos e revelamos o que existe de mais verdadeiro, valioso e essencial em cada projeto e interação.
.
Foram mais de 1000 projetos, todos únicos, pensados a partir do olhar corajoso, criativo e apaixonado de pessoas que, assim como a gente, acreditam no valor de cada transformação.
.
Sobre os sócios
.
Jorge Königsberger é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie – FAU/Mackenzie. Foi professor na FAU/FAAP e na FAU/ Mackenzie, além de diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP.
.
Gianfranco Vannucchi é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP.
.
Ambos são ex-presidentes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA.
.
Daniel Toledo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – POLI/USP. Ingressou no Königsberger Vannucchi em 2013, e tornou-se sócio do escritório em 2016.
.
Acesse:
.
LinkedIn Königsberger Vannucchi
Instagram Königsberger Vannucchi
.
By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Rpnacobogo
Imagem: Créditos Pedro Vannucchi
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: