Laboratórios de inovação, lojas da Todeschini em SC e da Portobello Shop no PR conquistaram certificação LEED Platinum ao unir design, inovação, eficiência energética e conforto aos usuários. Cases foram destaque do Fórum Real Estate, promovido pelo WTC e Petinelli em Balneário Camboriú e Curitiba.
A busca por iniciativas de sustentabilidade e inovação levou duas das mais importantes marcas do varejo de alto padrão no país – Todeschini e Portobello Shop – a se tornarem referência nacional em eficiência energética, conforto e bem-estar aos usuários. A VA Casa na Praia, loja da Todeschini na Praia Brava (Itajaí/SC), e a Portobello Shop Jardim Social (Curitiba/PR) estão entre os projetos mais sustentáveis do varejo global ao conquistarem o mais alto nível de certificação – LEED Platinum – graças a iniciativas inovadoras que unem design, redução significativa de custos de operação (água e energia) e conforto.
Os cases foram apresentados por Rafael Nowascky, CEO do VA Casa na Praia, e Luis Caliman, Head de Inovação e Sustentabilidade da Portobello Shop, durante o Fórum Real Estate, realizado nos dias 17 e 18 de Setembro, nas cidades de Balneário Camboriú (SC) e Curitiba, World Trade Center – WTC e a Petinelli – empresa líder nacional em consultoria de engenharia para construções sustentáveis e responsável por mais da metade de projetos certificados LEED Platinum no Brasil.
Na visão dos palestrantes, mais importante do que a conquista da certificação foi o legado de sustentabilidade e a cultura de inovação que estas iniciativas estão deixando no mercado, no público consumidor e na sociedade. A VA Casa na Praia foi o primeiro projeto certificado LEED Platinum em Santa Catarina (2015) e, até 2017, detinha a maior pontuação do país. Desde então, destacou Nowascky, “ajudamos a plantar a semente do movimento de sustentabilidade e da eficiência em construções na região, não apenas no varejo”.
A Portobello Shop fez de sua loja no Jardim Social, inaugurada em dezembro de 2022, um projeto-piloto que pode ser replicado em outras unidades da rede – e não apenas conquistou a certificação LEED como obteve a maior pontuação no mundo entre os projetos de varejo (89 pontos). A preocupação da empresa, que produz porcelanato há 45 anos, era desenvolver uma iniciativa robusta de sustentabilidade, que gerasse um impacto real para os negócios e a sociedade: “não vamos fazer greenwashing ou usar a certificação como uma estratégia de marketing. Ela é uma consequência de uma jornada de aprendizado sobre como é possível ser sustentável no varejo”, detalhou Caliman.
“Não basta inovar, é preciso fazer funcionar. A certificação é uma promessa, quem opera é que garante a sustentabilidade”, afirmou no evento Guido Petinelli, CEO e fundador da Petinelli, responsável pela consultoria de engenharia dos dois projetos. “Tanto a VA Casa na Praia quanto a Portobello Shop foram verdadeiros laboratórios, onde testamos e aprendemos muito. O design não precisa ser sacrificado em nome da sustentabilidade; pelo contrário, a autenticidade do propósito atrai as pessoas e gera resultados”.
TECNOLOGIA EM FAVOR DA SUSTENTABILIDADE
A VA Casa na Praia surgiu a partir da visão inovadora de Rafael Nowascky, que voltou de Milão com o propósito de criar uma loja sustentável, integrada ao contexto da natureza e ao mesmo tempo com pegada tecnológica, que unisse leveza, fluidez e exaltasse a beleza do design. “Nosso projeto é uma celebração da essência de um local à beira-mar, com mobiliário contemporâneo e a biofilia presente em abundância”, definiu Nowascky.
O imóvel funciona quase como um organismo vivo, com sensores que atuam como uma segunda camada de comando, permitindo ajustes automáticos no ambiente. A climatização, por exemplo, é ativada automaticamente após o fechamento das janelas, sem a necessidade de intervenção humana. Durante o inverno, o espaço privilegia a abertura de janelas em vez de usar sistemas de climatização intensivos. No verão, o processo se inverte.
“A partir de estudos junto com a Petinelli, vimos que seria possível conquistarmos uma certificação, algo que era pouco comum no mercado à época. A automação é o maestro do projeto: usamos janelas motorizadas que interagem com sensores de calor e presença. Nem passamos a mão na parede para abrir janelas, ligar luzes ou o ar condicionado. Assim, ao tirar o fator humano dessa rotina, ganhamos em produtividade e eficiência, pois usamos programação de acordo com a temperatura, a luminosidade e a característica da estação”.
Na pandemia, enquanto todo o varejo sofria com as restrições no atendimento ao público e a preocupação com a qualidade do ar, a VA Casa na Praia se valeu dos preceitos de sustentabilidade colocados em prática desde o início de suas operações. “O LEED nos trouxe benefícios que nunca tínhamos imaginado até então como qualidade da água, renovação do ar mesclando climatização e ventilação natural. O público tinha receio de entrar em ambientes fechados, mas já estávamos preparados para isso mesmo sem saber”.
EM CURITIBA, PROJETO-PILOTO CONQUISTA MAIOR PONTUAÇÃO NO MUNDO
A Portobello Shop escolheu Curitiba, cidade com maior número de edificações com certificação LEED no país, para ser o “laboratório de sustentabilidade” de sua rede de lojas com a inauguração da unidade no bairro Jardim Social – que recebeu o selo LEED Platinum em 2023 com a maior pontuação (89 pontos) entre todos os projetos de varejo certificados no mundo.
Envolver a equipe da loja, a diretoria e conectar pessoas foi fundamental para garantir o sucesso, explicou Caliman: “queríamos impactar nossos clientes, suas famílias, o bairro e a cidade. O objetivo era aprender e incorporar esse aprendizado em novos projetos”. A loja, que possui 545 m², é um exemplo de sustentabilidade no varejo: o projeto, que teve a consultoria da Petinelli, gerou uma redução de 52% no uso de energia e de 76% no consumo de água potável, além da gestão eficiente dos resíduos de construção, com 88% sendo desviados de aterros sanitários.
Ele destacou também a importância da percepção de valor entre os executivos da empresa, que, ao analisarem os números, entenderam que a sustentabilidade poderia ser incorporada sem grandes custos adicionais. Nem todas as lojas serão certificadas, mas as boas práticas da cultura ESG serão incorporadas em toda a rede.
O propósito, reforça Caliman, vai além da certificação: “queremos ver os potenciais reais. Estamos falando de um posicionamento de marca e de nossa responsabilidade com o meio ambiente, com os franqueados e com a sociedade. A diferença está em como utilizamos cada item e sistema, e isso reflete também nas vendas. O argumento da sustentabilidade agrega valor para o cliente”.
By Talenttare
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