

Resultados mostram que apenas 32% dos profissionais usam IA de alguma forma no trabalho
.
Numa recente pesquisa realizada com parte de sua audiência de arquitetos, decoradores e designers, o CASOCA, plataforma que funciona como um catálogo virtual unificado e atualizado do mercado de Casa e Decoração brasileiro, com mais de 300 marcas, 270 mil profissionais cadastrados e 25.000 produtos indexados, constatou que apenas 32% dos profissionais usam Inteligência Artificial de alguma forma no seu trabalho.
.
“Os profissionais devem encarar e utilizar a IA como uma ferramenta para expandir a sua capacidade criativa e não a eliminar. É fundamental que os arquitetos continuem a utilizar sua expertise para atender às necessidades dos clientes e do público em geral”, revela Marcelo Martins, Diretor de Produtos e Sócio Fundador do CASOCA.
.
Pensando nisso, Martins e o Diretor Comercial e Sócio Fundador Matheus Melo, se aprofundaram no mercado de IA e trazem 5 passos para embarcar numa jornada descomplicada e consciente pela IA sem medo e tê-la como companheira de trabalho.
.
Confira:
.
– É natural se sentir confuso diante de novidades tecnológicas, especialmente num campo estudado há décadas que agora se torna acessível a todos. Assim como em outras revoluções tecnológicas, alguns temem que a IA elimine profissões, incluindo as de arquitetos, decoradores e designers, mas na verdade será uma grande aliada no dia a dia desses profissionais.
.
– Compreender a inteligência artificial é a melhor maneira de parar de temê-la e usufruir do que melhor ela tem a oferecer. A IA se baseia na capacidade de sistemas computacionais aprenderem com dados e tomarem decisões, utilizando modelos matemáticos para processar milhares de informações em pouco tempo e de forma semelhante à inteligência humana, mas opera a partir de informações pré-determinadas. Nas empresas, por exemplo, ela pode aumentar a eficiência em diversas áreas. Já no métier arquitetura e design, pode trazer mais inspiração, auxiliar no planejamento de obras, atendimento, legislação, medições e um sem-fim de utilidades, e a tendência é que os clientes muito em breve deem mais valor a profissionais que utilizam a IA em seus serviços.
.
– O terceiro passo para entender a IA é entender o que está sendo usado e o que faz mais sentido para cada negócio e o que ela pode nos proporcionar. É saber a importância de identificar as áreas do negócio que podem ser otimizadas por ela, medir, acompanhar, otimizar, digitalizar processos, além de entender as habilidades necessárias em novas contratações nesse novo cenário.
.
– Quando o assunto é a aplicação em si, é possível que se encontre clientes que já usem IA para buscar inspiração para seus projetos e concretizar suas ideias. Por exemplo, um cliente pode usar uma ferramenta gráfica de IA que gera imagens de um projeto ou decoração a partir de uma descrição em texto. Nesse ponto, a sugestão é o uso de ferramentas de IA que atuem em vertentes importantes inerentes à arquitetura e decoração, incluindo inspiração, estudos de reforma, volumetria, variações de projetos, renderização e aproveitamento de terreno, entre outros.
.
– O quinto e último passo é quando deixamos de ser meros usuários e passamos a produzir. A partir daí, é preciso a busca constante por ferramentas que agreguem valor ao trabalho e aumentem a eficiência.
.
“Este é um miniguia elaborado a partir de palestras que eu e Marcelo estamos fazendo Brasil afora, com intuito de desmistificar a IA e apresentar da maneira mais didática possível, suas aplicações no dia a dia de arquitetos, decoradores e designers”, relata Matheus Melo e complementa: “Queremos levar esse assunto ao maior número de mostras, eventos, empresas e profissionais que for possível para que essa cultura inovadora esteja mais próxima e agregue valor ao trabalho de todos os profissionais do segmento de arq&decor”.
.
Para visitar o CASOCA, inscrever-se na newsletter e outras opções acesse https://linktr.ee/casoca.
.
Sobre o CASOCA
.
Todos os dias milhares de arquitetos, designers e consumidores escolhem o Casoca para encontrar produtos e acessar conteúdos e informações dos fornecedores: blocos 3D, medidas, fotos e catálogos. A plataforma é o catálogo virtual unificado e atualizado do mercado de Casa e Decoração brasileiro, hoje com mais de 300 marcas e 25.000 produtos indexados. Esses números crescentes nos tornaram a principal referência para inspiração, consulta e busca de produtos para a comunidade Casoca formada por mais de 270.000 profissionais cadastrados.
.
Com isso, o Casoca criou para as empresas a oportunidade de fortalecer sua presença de marca de forma efetiva e gerando valor real para suas conexões no ecossistema, da inspiração à escolha de produtos.
.
By Claudia Kucharsky | A4eholofote
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/