Feitas à mão com fragmentos de outros tapetes, peças encantam pela variedade de desenhos, cores e formas
.
Dentro de uma fábrica, é natural que existam sobras, recortes e resíduos. Por mais eficiente que uma produção seja, dificilmente não vai haver algo que precisa ser eliminado ao final dela.
.
A lógica que perdura desde a Revolução Industrial é a que induz o descarte desses resíduos diretamente no lixo, mas será que não estamos deixando escapar materiais que ainda teriam o seu valor se reutilizados de uma nova maneira, inovadora e atrativa?
.
.
.
Cabe aos artesãos interpretar o desenho, selecionar os fragmentos que melhor se encaixam na proposta e dar vida a peças que, atualmente, estão brilhando na CASACOR São Paulo 2024, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina.
.
Conheça um pouco mais sobre as histórias dos tapetes sustentáveis desenvolvidos pela by Kamy Verde e em destaque na CASACOR São Paulo 2024:
.
Tapete Povos Originários 1 BKV
Design por Bruno Moraes + by Kamy Verde
.
.
Inspirado pelas intersecções entre música e arquitetura, o arquiteto Bruno Moraes transformou uma velha cantiga de ninar de origem tupi em vetores visuais utilizando recursos de inteligência artificial.
.
Os vetores visuais – ondulações sonoras e cores – fornecidos pela IA foram modelados pela equipe do arquiteto em fragmentos, ajustando quais deles chegavam a uma harmonia não apenas na formação da peça, mas também com a paleta de cores utilizadas no ambiente.
.
.
Para criar o tapete Povos Originários 1 BKV, os artesãos da by Kamy Verde imprimiram as ondulações do projeto em escala, estabelecendo a referência para guiar o corte e a costura de cada fragmento, assim como o acabamento ondulado das bordas.
.
Além da história por trás da sua criação, o tapete encanta os visitantes do ambiente assinado por Bruno Moraes na CASACOR pelo tamanho majestoso, preenchendo a área nobre do living com um gracioso jogo de cores, texturas, formas e densidades trazidos pelos fragmentos de lã, viscose e polipropileno.
.
Tapete Ceimba Camba 1 BKV
Design por Eduardo Baldelomar + by Kamy Verde
.
.
Boliviano, o designer de interiores Eduardo Baldelomar enriquece a CASACOR com um ambiente repleto de referências à diversidade cultural e natural de um dos principais países da região andina.
.
As referências partem, inclusive, do nome do espaço, uma homenagem à planta característica do leste boliviano, Ceiba camba, cuja flor com pétalas rosas e miolo amarelado é um deleite proporcionado pela natureza.
.
.
O reaproveitamento de fragmentos para criar peças inspiradoras é uma característica marcante do espaço, a exemplo dos belíssimos mosaicos de cerâmica reciclada e do tapete, no coração do living.
.
Desenvolvido especialmente pela by Kamy Verde com fragmentos têxteis costurados à mão, o desenho da peça interpreta uma projeção da sombra da Ceiba camba com sua forma e cores particulares.
.
Tapete Per te 3 BKV
Design por Francesca Alzati + by Kamy Verde
.
.
A expressão per te significa “para você” em italiano que se encaixa perfeitamente com a peça criada por Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy, para homenagear o legado do artista Gustavo Rosa (1946-2013).
.
Gustavo transcendeu o limite das telas com alegria e energia, sobretudo pela inovação e experimentação, materializadas em cores e expressões que retrataram de forma vibrante a vida cotidiana.
.
.
Pinturas de flores inspiraram Francesca neste processo de criação, uma vez que a intenção final era criar uma peça que simbolizasse a entrega de um buquê de flores para um amigo querido.
.
O quinteto de arquitetas da LP+A selecionou uma versão especial do tapete Per Te para o coworking criado por elas na CASACOR, uma maneira eficiente de levar boas energias, inspiração e alegria para a rotina de trabalho.
.
Tapete Savana 3 BKV
Design por Luciano Zanardo + by Kamy Verde
.
Na língua guarani, a palavra Tekohá remete ao lugar onde o modo de vida se expressa e de desenvolve da maneira como ele é. A terra, o ar, a água, as plantas e as árvores em uma profunda conexão material e espiritual.
.
É a partir deste conceito que o paisagista Luciano Zanardo desdobra uma majestosa praça, toda mobiliada com peças que remetem a natureza, a exemplo dos tronos que viraram móveis, bancos esculpidos e até um lustre feito de galhos.
.
Quem também faz a ponte com a natureza é o tapete Savana 3 BKV, criado pelo profissional e desenvolvido pela by Kamy Verde com fragmentos de outros tapetes, conferindo ao espaço uma variação entre tons beges e marrons que se harmoniza perfeitamente ao conjunto.
.
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/