SOCIAL
To Top

Casa Lepri, a essência dos revestimentos naturais sustentáveis

Com projeto assinado pelo Arquiteto Alê Salles, diretor criativo do Estúdio Tarimba, empresa apresenta lançamentos em uma proposta imersiva, com resgate da ancestralidade, e na versatilidade do seu portifólio através de novas cores e formatos

“O lugar onde eu gosto de estar é aquele onde me conecto com a minha ancestralidade, onde posso caminhar descalço, me aterrar e me libertar, despertando os sentidos”. Partindo desta premissa e da necessidade de proporcionar uma experiência imersiva e sensorial, o arquiteto Ale Salles criou a Casa Lepri para a ExpoRevestir, 2025. A relação dele com a empresa vem de longa data e ganhou novos contornos com a colaboração para o projeto dele na CasaCor São Paulo 2024. “Tenho extremo carinho e respeito pela Lepri, que vai além da admiração pelos revestimentos naturais e passa pelo reconhecimento dos valores e necessidades dos clientes!”, conta Ale.

A Casa Lepri terá diferentes ambientes onde os visitantes poderão conferir os lançamentos da marca e também conhecer celebrar a sua história, com mais de 100 anos. “Vamos evidenciar não só a beleza dos revestimentos naturais como esta trajetória familiar rica e forte, repleta de valores e paixão por tudo o que criam”, explica o arquiteto. 

O coração da casa é o espaço dedicado a celebração do centenário. A cozinha se faz laboratório e nos traz a experimentação, a mistura de componentes (e dos resíduos) que dão vida às diversas coleções e tonalidades dos revestimentos naturais, criados no LepriLab. Os espaços de convívio são responsáveis pela recepção dos convidados/visitantes, onde poderão experenciar, aprender e conferir as diferentes possibilidades de aplicação. “Tudo se articula e contribui para vivenciar/experimentar/conhecer a trajetória e os caminhos que guiam o futuro da Lepri”, finaliza.

O centenário da Lepri celebra também os valores de uma produção artesanal rica em texturas, memórias afetivas e sustentabilidade. “A preocupação com as pessoas, com o jeito de morar do brasileiro, suas raízes e necessidade de acolhimento estão no centro da nossa história”, afirma Ludmila Lepri, diretora de marketing. Segundo José Lepri, presidente, viver e respirar a essência de uma indústria que transforma a argila em revestimentos e peças encantadoras é realmente um privilégio e uma grande alegria. “Os revestimentos da Lepri sempre foram a minha paixão, não só pela sua beleza e textura única, mas por permitir que possamos contribuir para um meio ambiente mais sustentável, proporcionando bem-estar”, ressalta José Lepri.

Tendências 2025, segundo a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design
Hoje, 79% dos consumidores globais acreditam que o papel das marcas mudou nos últimos cinco anos, e 40% enxergam esse papel como o de tornar o mundo um lugar melhor. Assim, a importância de criar narrativas autênticas e conexões reais será indispensável para os próximos anos. A Lepri desde 2005 se dedica ao lançamento de revestimentos naturais sustentáveis, utilizando energia limpa e reduzindo sua pegada de carbono ao longo dos anos. Atitudes como esta fazem parte da essência da empresa, que está no centro das ações neste ano do seu centenário. “A essência permanece, assim como nossas raízes, o foco no artesanal, na sustentabilidade, no sensorial, no relacionamento entre as pessoas. Cada produto tem uma coloração e textura própria, única, como uma obra de arte que não pode ser reproduzida em série e que torna cada projeto exclusivo”, explica Ludmila Lepri.

Do outro lado do excesso de telas está a demanda cada vez mais inevitável por conexão no mundo real, relaxamento mental, sem estímulos digitais e por experiências que marcam o tempo – e não apenas o preenchem. É nesse contexto que as marcas precisam ser fluentes em diferentes formatos, celebrar marcos para além de fases da vida, buscar uma estética que representa um grupo sem excluir outros e se permitir surpreender por onde os seus produtos podem chegar. Com os revestimentos naturais, a Lepri propõe a reconexão com a terra, com a ancestralidade e valorização do artesanal. “Enquanto houver um Lepri a chama (paixão pelos revestimentos) não se apaga”, afirma José Lepri, presidente da empresa.

“… 47% da Geração Z espera que marcas apoiem a sustentabilidade. “Porque não é mais sobre o mundo que deixaremos para as próximas gerações”. É sobre o mundo em que vivemos – e vendemos, e consumimos, e convivemos, e ajudamos uns aos outros – hoje. Esta é a essência da Lepri, apoiada por práticas sustentáveis, por produtos com componentes recicláveis e com a base natural (argila) e sensorial.

Lançamentos:

. Coleção Bio Colore: disponível em três tonalidades (cremma, pistacchio e cielo), este revestimento natural é produzido com um esmalte especial e exclusivo, criado pelo LepriLab, a partir das cinzas do forno à lenha. A técnica utilizada remete aos mestres da China que há milênios criavam uma alquimia com as cinzas aquecidas no fogo até se tornarem vitrificadas, brilhantes. Também está relacionada ao termo slow ceramic (com o mesmo sentido de slow food, onde o alimento deve ser apreciado com calma), que valoriza as peças produzidas em edições limitadas artesanalmente (por lotes). Segundo Ruth Fingerhut, consultora de tendências e designer especializada no segmento de revestimentos cerâmicos, as técnicas aplicadas permitem a produção de tonalidades exclusivas, que podem ser combinadas inclusive. São muito suáveis e proporcionam aos ambientes elegância, tranquilidade, delicadeza e muito bem-estar. “A casa torna-se um refúgio ainda mais especial, um lugar para recarregar a energia”, completa Ruth.

– Peças nos formatos 7 x 7 cm, 11 x 11 cm e na coleção Nobu (4,5 x 46 cm). Para piso e parede de ambientes internos e externos .

. Coleção Aquarelle: o principal destaque deste revestimento é a tonalidade das peças, estonadas, como uma pintura em aquarela que cria a ilusão de movimento.

– Disponível nas cores Ocre, Rubia e Azurro. Peças no formato 11 x 11 cm. Para piso e parede de ambientes internos e externos .
. Coleção Olaria ganha novas tonalidades: peças no formato 5×10 cm e 7x7cm ampliam ainda mais a gama de opções para os arquitetos e designers de interiores. “Entre as novas tonalidades há aquelas que estão em alta no mundo da arquitetura e decoração, como as terracotas, beges e off-whites. São cores que abraçam a casa e são perenes”, detalha Ruth.

A Coleção Olaria tem acabamento envelhecido, o que dá uma sensação gostosa ao toque e ao pisar em função da sua textura, despertando os sentidos e proporcionando bem-estar. É ideal para áreas internas e externas, piso e parede, tanto para espaços de pequenas dimensões como os ambientes amplos. É moderna e versátil. Possui tons que alinham e combinam em vários estilos de projetos.

. Nobu, inspiração oriental: em japonês, significa prolongar ou esticar e transmite a ideia de perseverança. O nome também batiza a coleção de revestimentos cerâmicos naturais no formato longilíneo de 4,5×46 cm. Pode ser aplicada em pisos, paredes e fachadas, em áreas internas e externas. Adapta-se perfeitamente aos formatos orgânicos, proporcionando flexibilidade e personalização aos projetos, já que permite a criação de diferentes tipos de paginação. Está disponível em diversas opções de cores: Lótus, Bianco Polare, Pepe, Concrete, Verona, Champagne, Terracota, Rosso, Avelã, Paglia, Cioccolato e Tabaco (= Moka Mousse, a cor do ano da Pantone); e texturas: torrone, contemporâneo e tradizionale.

. Revestimentos naturais para áreas molhadas: são excelentes opções para projetos como as piscinas e espelhos d´água. Estão disponíveis em diversas cores: Chamonix (offwhite), Crema bege), Cioccolato (marrom), Brera (cinza), Concrete (cinza escuro), Nero (grafite), Black  (cinza estonalizado e Avelã (moca mousse) e tonalidades de tons neutros (cada peça tem uma tonalidade própria e única), nos formatos 7×7, 5×10, 11×11, 7×23 ., 23×23 e 11×23, que oferece um resultado estético extraordinário aos projetos de exteriores.

. Cogobó Two Lips: peça inspirada na Tulipa, flor que faz alusão ao amor verdadeiro, eterno, fazendo uma conotação com elementos como a tranquilidade, paz e luxo. Marcada pela delicadeza e simplicidade dos traços, na cor Terracota, com 22 cm de largura. Na sua montagem são criados corações estilizados que também fazem alusão a flor símbolo da Holanda. Graças a este design e sua produção artesanal, pode ser utilizado também para dividir ambientes, já que permitem a entrada luz natural, criando um lindo grafismo.

Além de serem muito usados em ambientes externos, inclusive nos jardins fazendo parte do paisagismo, os cobogós também são muito utilizados com o conceito de biombos separando parcialmente espaços integrados, deixando os projetos muito charmosos.

. Coleção Natura Cappuccino: sustentável, sensorial e brasileiro, este revestimento cerâmico natural traz em sua composição a lama de Mariana. Ao somar matéria prima, tecnologia e design a Lepri traz soluções para o meio ambiente, valoriza a brasilidade, o artesanal, o design e o bem-estar. Peças nos formatos 5×10 cm, 7×7 cm 7x26cm  e 9×36 cm proporcionando personalização aos projetos.

. Coleção Olaria Índigo: o queridinho dos fashionistas, o jeans, compõe com muita atitude este revestimento nos formatos 5×10 cm e 7×7 cm com textura de superfície única. Sustentável, é fabricado com a reciclagem da fibra do tecido mais democrático e amado do mundo, o jeans. Traz a atitude fashion para dentro de casa com design inusitado e inovador. Vai além da estética, já que contribui para minimizar o impacto ambiental da indústria têxtil, transformando o descarte em design. Foi desenvolvido em collab com uma indústria de jeans. É moderno, atemporal e oferece um movimento suave, com toque agradável. Graças ao pequeno formato das peças, oferece total flexibilidade aos projetos.

. Brick Invencchiatto Nero: este foi o primeiro revestimento produzido pela Lepri, lançado em um projeto do arquiteto Sig Bergamin em um contexto de luxo e ousadia. Ao relançar esta linha no formato de brick, a Lepri traz sua essência a tona, de maneira atual (que permanece), por mais que inove. A tonalidade Nero possui nuances diferenciadas entre cada peça, que são resultantes da técnica utilizada milenar na sua produção: raku (japonesa) aliada a uma tecnologia produtiva extrudada, idealizada pela Lepri (exclusiva), que proporciona elevada resistência e beleza às peças.

 

By MAFER Comunicação
Foto: Divulgação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.