SOCIAL
To Top

“Casa Ela” lança sétima temporada de entrevistas com profissionais expoentes do mercado de Balneário Camboriú

Recorte do mercado de arquitetura e design de Balneário Camboriú e região é retratado na 7a Temporada do quadrocast “Ela Entrevista” com condução da jornalista Elaine Colombo. As seis conversas em formato de podcast podem ser conferidas no canal do programa no YouTube

 

Histórias de vida e carreira nutrem o modo de fazer e despertam reflexões sobre posicionamento no mercado de arquitetura e design de interiores. Para falar de tudo um pouco, a jornalista Elaine Colombo – com atuação de mais de 10 anos no segmento e especialização em mídias digitais – convidou seis profissionais do litoral catarinense para participar da sétima temporada do quadro “Ela Entrevista”, conteúdo exclusivo do programa “Casa Ela” que trata especificamente da produção em arquitetura e design de interiores e aborda a pluralidade do morar e ocupar os espaços projetados.

Elaine Colombo durante a gravação do quadrocast “Ela Entrevista” com a participação da arquiteta Vanessa Schmidt (Crédito Casa Ela)

“A partir das temporadas de entrevistas lançamos o conteúdo de webséries que retratam a identidade de cada região através da arquitetura, mostrando a pluralidade de estilos e comportamentos. Os profissionais convidados trazem suas histórias e experiências e ajudam a mapear esse cenário e movimento de forma documental”, explica Elaine.

Nesta sétima temporada de entrevistas gravadas na loja Breton, localizada no Casahall Design District de Balneário Camboriú, a jornalista conversou com a designer de interiores Linda Cris Araújo, as arquitetas Mariane Bassegio, Simara Mello, Vanessa Larré, Vanessa Schmidt e o arquiteto Nando Machado. O quadro “Ela Entrevista” pode ser conferido no canal Casa Ela Oficial.

 

Perfis e traços singulares

Com o arquiteto Nando Machado, que emocionou com a revelação de como foi o primeiro projeto contratado do seu escritório (Crédito Casa Ela)

 

A diversidade de estilos estéticos, modos de se relacionar no mercado profissional, pensamentos acerca da atuação diante questões emergentes enriquecem a perspectiva sobre a produção de arquitetura e design de interiores catarinense.

Há 25 anos, a arquiteta e urbanista Simara Mello faz o que sempre desejou para o seu futuro. O gosto pela personalização, os detalhes são características da personalidade da profissional aplicados no dia a dia do seu escritório. De perfil discreto, Simara representa a arquitetura que defende e projeta para seus clientes.

“Sempre gostei de linhas retas, o lado mais moderno, e essa constante simplificação das materialidades. A valorização do produto, material, o acabamento ao invés do volume. Valorizo o aconchego, a claridade, moradas com ar de casa“, conta Simara.

Num tempo de superexposição, Simara não se rende tão fácil às aparições nas telas. A privacidade é área da vida que aprecia e respeita, e mesmo com as facilidades de projeção de imagem ao toque dos dedos, ela prefere manter as fronteiras entre público e privado bem definidas até na forma que expõe seus projetos.

“Eu gosto de respeitar o trabalho dos clientes. Se fosse pra mim, por exemplo, não gostaria que todos conhecessem a minha casa, o convite tem que partir do anfitrião. É como numa cerimônia de casamento, você vai à festa aguardando aquele momento de surpresa da chegada da noiva. É um privilégio ser escolhido para fazer a casa das pessoas. Entramos na história, nas intimidades, portanto, precisamos tratar tudo com muito cuidado e respeito”, comenta.

Talvez seja a essência de uma geração com mais tempo de atuação, da qual a arquiteta e urbanista Vanessa Larré faz parte. Seu escritório completa 19 anos de projetos erguidos no mercado, o portfólio passou a marca de 300 estruturas construídas, sejam residenciais, corporativas, comerciais e, por último, os empreendimentos multifamiliares, que chegaram com força e tomam a rotina recente do escritório.

Vanessa também acompanhou a chegada da internet que impactou nas relações, ainda na projeção calculada do seu negócio para um público bombardeado por informações de todos os lados. Segue a dinâmica do agora, mas o corpo a corpo é seu lugar de conexão real.

O amadurecimento trouxe atitudes que ajudam a escrever a história do seu escritório. Por exemplo, Vanessa acredita que a arquitetura precisa fazer sentido. “Não pode ser teatral, os espaços precisam ajudar a vida das pessoas”, dispara ela. E nesta altura da vida profissional, só embarca em projetos comerciais que enxerga ressonância.

“Os projetos comerciais chegam para nós como um presente. É onde a criatividade explode, se expande. Nós escolhemos o comercial com o DNA do escritório e isso envolve a repaginação partindo do branding que vem pronto, desde o nome, paleta de cores, o que essa marca vai falar com o seu público, pois tem que fazer sentido e conexão com o nosso escritório”, se posiciona.

A cor faz parte do seu traço como elemento que desperta a alegria e o amor. Mas também revela uma personalidade forte contra os padrões repetidos exaustivamente, especialmente, em projetos residenciais localizados em Balneário Camboriú, cidade onde seu escritório atende todo o país. O gosto pelas cores como elemento arquitetônico foi lapidado em viagens de pesquisa e estudos feitos na Feira de Milão. O repertório italiano absorvido e processado para a realidade que vive, a transmutação do conhecimento para fazer sentir/sentido no lugar que habita e produz.Vanessa Larré atualmente projeta arquitetura em escalas diferenciadas.

“Hoje estamos fazendo escalas grandiosas com nomes internacionais. Temos muito orgulho de toda essa trajetória e num momento feliz do escritório. Projetar para empreendimentos verticais, um universo novo para nós, trabalhar numa escala de residências multifamiliares. Estamos com mais de 10 projetos de edifícios, que logo despontam no skyline de Balneário Camboriú“, revela a lida do escritório.

Vanessa Schmidt, do Blanc Arquitetura e Decoração, comanda uma equipe e tanto. O time formado por mais de 10 profissionais conta com o direcionamento da gestora, que confessa: adora administrar o dia a dia no escritório. “Eu adoro gestão, para mim, significa organização, criatividade e estar atento, aberto e mais intuitivo aos movimentos do mercado“, compartilha a arquiteta sobre a qualidade que exercita no seu negócio.

“Ser organizada” tem a ver também com a designer de interiores Linda Cris Araújo, do Maraú Design. Linda, como é carinhosamente conhecida nas rodas do décor, contou que antes de decidir trabalhar com interiores, chegou a investir na carreira de designer de joias. Por muito pouco, seguiu a formação para construir espaços de vida, tanto para morar e trabalhar. Hoje encara um desafio que a anima em todos os sentidos na sua produção.

“Surgiu a oportunidade de assinarmos os projetos de interiores do novo Hilton Itapema, que será inaugurado em 2024. Após concluir um MBA em Arquitetura de luxo, faz dois anos que praticamente faço uma nova faculdade para atender as demandas internacionais deste trabalho. Além de Itapema, também estamos envolvidos com o projeto boutique Hilton em Gramado”, revela a designer de interiores.

Da nova geração, os arquitetos Mariane Bassegio e Nando Machado, ambos formados em 2015 e com escritórios distintos, passaram por uma experiência em comum. A dupla assinou um ambiente na CASACOR/Santa Catarina 2019, realizada em Balneário Camboriú. Dali em diante, a validação do trabalho foi “um divisor de águas” que fez deslanchar o empreendedorismo.

Nando Machado administra atualmente 80 projetos no escritório. Compartilha nas mídias digitais seus feitos, e confessa que no começo da carreira criava projetos que nunca foram executados para mostrar seu diferencial autoral. Deu super certo.

“O Instagram é a minha melhor ferramenta, apostamos muito em vídeos para mostrar nosso trabalho.  Tento não engessar muito só com profissional, pois as pessoas se conectam com pessoas. O lifestyle ajuda a me posicionar para o perfil de público que eu quero atender, precisamos mostrar para o máximo de pessoas o que fazemos”, comenta.

Já Mariane Bassegio é arquiteta moldada pelos anos que estudou no colégio agrícola. Chegou a tentar atuar na área da moda, mas encontrou na arquitetura o espaço para se entregar visceralmente ao que se propõe fazer.

“Não foi amor à primeira vista. Eu fui construindo o meu gosto pela arquitetura. O que me move é entregar aquilo que me comprometo a fazer, acho que seria para qualquer profissão. Quando o cliente me contrata, eu me sinto honrada. De tantos profissionais, essa pessoa se conectou comigo, isso me move. Hoje posso dizer que amo minha profissão”, dispara.

As conversas estão disponíveis no canal do Casa Ela Oficial no YouTube. Confira os links:

Simara Mello:

https://youtu.be/GibM-AdQBBI

Vanessa Larré:

https://youtu.be/vFRSPIYMjCI

Vanessa Schmidt:

https://youtu.be/zPUDgA82oQE

Linda Cris Araújo:

https://youtu.be/zKD0GTToOBY

Nando Machado:

https://youtu.be/b3dKr6k8ZzE

Mariane Bassegio:

https://youtu.be/O2pLWUHGKrc

Imagem: Mariana Boro

By Luciana de Moraes

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br

www.revistavarejobrasil.com.br

www.megamoveleiros.com.br

www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.