SOCIAL
To Top

AMBIENTE 2026 REFORÇA CONEXÕES GLOBAIS E ANUNCIA NOVIDADES ESTRATÉGICAS AO MERCADO BRASILEIRO

Para 2026, a expectativa é reunir cerca de 4.700 expositores de mais de 80 países, reafirmando a Ambiente como uma das principais plataformas globais de bens de consumo

A convite da Messe Frankfurt, a editora Sol Andreassa, das revistas Varejo Brasil e Use Design, acompanhou em primeira mão a coletiva de imprensa realizada em São Paulo, no restaurante Vicky Barcelona, que apresentou as principais inovações e tendências da Ambiente 2026, a maior feira internacional de bens de consumo. O evento acontecerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, paralelamente à Christmasworld, dedicada a produtos de Natal, e à Creativeworld, especializada em suprimentos artísticos.

O trio de feiras reforça sua posição como um hub global para lifestyle moderno, decoração sazonal e produtos criativos DIY, elevando o networking a um novo nível. Segundo Julia Uherek, vice-presidente de Bens de Consumo, São Paulo foi escolhida como ponto de partida da turnê mundial de coletivas devido à relevância do mercado brasileiro:

Julia Uherek, vice-presidente de Bens de Consumo

“O Brasil é o maior mercado consumidor da América do Sul e está entre as dez maiores economias do mundo em poder de compra. Observamos crescimento consistente na demanda por produtos de decoração, cozinha e estilo de vida, impulsionado pela cultura digital e pelo fortalecimento da classe média. ”

Já Philipp Ferger, também vice-presidente de Bens de Consumo, destacou o papel da feira em um cenário internacional desafiador:

Philipp Ferger, vice-presidente de Bens de Consumo

“Tempos de incertezas pedem contatos estáveis, cadeias de suprimentos resilientes e relações confiáveis. Nossas feiras conectam a indústria global de maneira mais eficiente do que nunca – de forma digital e presencial, reunindo oferta e demanda de maneira personalizada, incluindo formatos novos projetados para o setor moveleiro. ”

INTERIOR LIFESTYLE SOUTH AMERICA: EXPANSÃO CONFIRMADA

Em 2025, o Brasil recebeu a estreia da Interior Lifestyle South America, realizada em parceria com o Grupo Eletrolar e paralela à Eletrolar Show. Para 2026, o CEO Carlos Clur anunciou a expansão:

Carlos Clur, CEO Grupo Eletrolar –  Crédito: Beto Assem

“Nosso objetivo é consolidar a Interior Lifestyle com um pavilhão próprio, aproveitando a sinergia com a Eletrolar Show e atraindo empresas nacionais e internacionais que buscam expandir também para os países vizinhos”, destacou.

Carlos Clur também apresentou a arquiteta Cris Paola como embaixadora da Interior Lifestyle South America 2026 e anunciou a estratégia B2B2C, para ampliar o alcance junto ao consumidor final com apoio de influenciadores e jornalistas de todo o Brasil.

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES PARA 2026

Entre os destaques anunciados para a próxima edição estão:

  • Plataforma digital de networking, que permitirá conexões entre expositores e visitantes antes, durante e depois da feira, com algoritmo inteligente que sugere contatos verificados e relevantes.
  • Hospitalidade em foco (HoReCa), com maior protagonismo no evento e novas apresentações, incluindo o Hotelier’s Day e o formato ‘Spot on Back of House’.
  • Experiências exclusivas no segmento Dining, incluindo chefs renomados, celebridades e uma nova área assinada pela Westwing, além de shows de culinária ao vivo no ‘Kitchen Show – Spot on Kitchen Essentials’.
  • Tendências globais Brave, Light e Solid, explorando surrealismo, cores e design atemporal, com ênfase em sustentabilidade e materiais naturais.
  • Grandcreators – The Signature Design Forum, um novo formato curado para marcas premium internacionais, promovendo networking e negócios estratégicos no segmento de hospitalidade e contract.
  • Interior Design & Architecture Hub, assinado por Katty Schiebeck, com produtos selecionados, academia integrada e a Exposição de Materiais – At the table with nature, inspirando o uso de materiais sustentáveis.

 

O QUE A AMBIENTE 2026 REPRESENTA PARA O VAREJO BRASILEIRO

  • Protagonismo internacional: Brasil é reconhecido como mercado estratégico de consumo pela Messe Frankfurt.
  • Conexões de alto valor: nova plataforma digital de networking promete ampliar oportunidades de relacionamento e negócios.
  • Interior Lifestyle South America: evento paralelo a EletrolarShow, que fortalece a presença internacional no Brasil e abre portas para novos fornecedores.
  • Tendências globais antecipadas: design, decoração e estilo de vida com foco em sustentabilidade e comportamento de consumo.
  • Novas experiências: áreas exclusivas como Dining, HoReCa e Grand Creators reforçam o alinhamento entre lifestyle, hospitalidade e varejo premium.
  • Impacto comercial: o varejo brasileiro ganha acesso a tendências e fornecedores globais, além de ampliar sua inserção em cadeias de consumo internacionais.

 

By Redação
Foto: Beto Assem e Divulgação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.