Projeto assinado para a ABF Vaccaro reforça a tendência de morar com propósito, sofisticação e identidade sensorial
O Brasil acaba de conquistar um espaço de destaque no cenário internacional da arquitetura e do design. O empreendimento Malbec Malbec, projetado pelo escritório FGMF para a catarinense ABF Vaccaro, foi o grande vencedor do LOOP Design Awards 2025 na categoria Inovação em Projeto Residencial, uma das mais disputadas e prestigiadas da premiação global. A edição deste ano teve mais de 550 projetos inscritos de 49 países diferentes.

Inspirado no universo do vinho e em toda a simbologia que ele carrega, o Malbec Malbec propõe um estilo único na Praia Brava, em Itajaí. Imagens: Divulgação.
Com 26 anos de história, o FGMF soma mais de 260 prêmios internacionais e nacionais. A premiação no LOOP Design Awards 2025 simboliza não apenas o reconhecimento estético e funcional do projeto, mas também a validação da filosofia boutique da incorporadora catarinense, que aposta em uma moradia com alma: exclusiva, sofisticada e carregada de significado.
Inspirado no universo do vinho e em toda a simbologia que ele carrega, tempo, celebração, sensorialidade e memória, o Malbec Malbec é mais do que um endereço nobre na Praia Brava, em Itajaí (SC). Ele propõe um estilo único.
Seu conceito central, “a vida em grande estilo” guia as decisões do projeto, desde a arquitetura autoral assinada pelo premiado escritório FGMF, até os espaços sociais pensados para experiências autênticas, como o wine bar, rooftop com vista para o mar, e uma cava subterrânea para degustações privadas.
“O vinho, assim como o lar, envolve tempo e experiência. É um convite ao convívio, à introspecção e à celebração. Por isso, nos inspiramos nesse universo para criar algo que fosse além do imóvel, algo que fosse vivido”, explica o sócio-diretor da ABF Vaccaro, Ari Bellini Filho.
Avaliação internacional e destaque pela originalidade
O LOOP Design Awards é reconhecido por reunir um júri internacional formado por arquitetos, designers, fotógrafos e críticos de diversas nacionalidades. Na categoria “Inovação em Projeto Residencial”, os jurados avaliaram propostas com base em critérios como originalidade conceitual, estética, funcionalidade e impacto no modo de viver.
O Malbec Malbec se destacou pela capacidade de traduzir a temática do vinho em uma linguagem arquitetônica coesa e sofisticada, criando espaços que celebram não apenas o morar, mas também o experienciar.
Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio da FGMF, explica que a presença do vinho no Malbec Malbec vai muito além da inspiração estética. Ela se desdobra em parcerias exclusivas, como a assinatura vitalícia com a vinícola argentina Bodega Sottano, responsável pela curadoria dos rótulos da La Cava, a adega privativa no subsolo, e por selar a autenticidade do projeto com arquitetura contemporânea.
“O paisagismo, criado pela Inflorescência e seus profissionais conceituados da área, traz a atmosfera dos vinhedos de Mendoza para o litoral catarinense, com espécies e volumetrias que evocam o cenário dos campos de uva. Já os espaços comuns, como o rooftop e o wine bar, foram desenhados para promover encontros, celebrações e contemplação, reforçando a simbologia do vinho como catalisador de experiências”, destaca.
Diferenciais que definem um novo padrão
Além da temática sensorial, o Malbec Malbec inova ao integrar tecnologia, sustentabilidade e bem-estar em um mesmo projeto. Entre os destaques estão a arquitetura contemporânea autoral e uso de materiais nobres em paleta neutra; a localização no charmoso canto Sul da Praia Brava, a integração à natureza; a automação residencial; e espaços silenciosos e contemplativos, que estimulam a conexão com o entorno.
“Esses elementos, aliados ao storytelling poderoso em torno do vinho, posicionam o empreendimento como uma referência não apenas no Brasil, mas em um mercado global cada vez mais orientado por conceitos de lifestyle”, completa Rodrigo Marcondes.
Selo brasileiro no mapa do design global
Para a ABF Vaccaro, a conquista no LOOP Design Awards representa mais do que um prêmio. É a confirmação, em escala mundial, de que é possível desenvolver empreendimentos com propósito, que unam estética, funcionalidade e emoção.
“Esse reconhecimento internacional reforça nossa crença de que o verdadeiro luxo está na experiência. Morar deve ser uma extensão do que se é e do que se ama e o Malbec Malbec traduz isso com autenticidade”, afirma o sócio-diretor da empresa.
By Marqueterie
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br



