

ABIMÓVEL e ApexBrasil promovem ações com mais de 65 indústrias e designers brasileiros no iSaloni e no Fuorisalone neste mês de abril
A cada edição do Salone del Mobile.Milano – o iSaloni –, toda a cadeia do mobiliário se volta a Milão, na Itália, para observar e absorver novos conceitos, tendências e movimentos que tanto respondem quanto influenciam não só à forma de se pensar em móveis e interiores, mas também o diálogo sobre novos modelos de produção, negócios, materiais e até mesmo hábitos de consumo no mercado global. E o Brasil contribui com essa dinâmica!
Em 2025, a indústria e o design de móveis brasileiros marcam mais uma vez presença na Semana de Design de Milão, levando propostas pautadas em sustentabilidade, inovação, originalidade e qualidade de vida, por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, uma ação promovida pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
No iSaloni, que ocorre de 08 a 13 de abril, o “Espaço BRASIL”, localizado em uma área de 970m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera Milano, reunirá marcas e profissionais brasileiros que apresentarão suas novidades em produtos com design assinado, matérias-primas e técnicas originais, tecnologias aplicadas, processos produtivos ambientalmente responsáveis e, claro, um toque de brasilidade por meio de cores, formas e texturas que convidam ao aconchego e ao bem-estar típicos da cultura e da produção nacional.
Já no Fuorisalone, circuito de eventos realizado de 07 a 13 de abril nos principais distritos da cidade – considerada a meca do design mundial –, o Brasil levará mais uma vez sua tradicional exposição à mostra organizada pela INTERNI na Università degli Studi di Milano, ampliando a mensagem da indústria e do design brasileiros ao apresentar soluções inovadoras em mobiliário, decoração, iluminação e novos conceitos de integração com o usuário.
No total, mais de 65 empresas e profissionais brasileiros participam das iniciativas, reforçando a relevância do país numa das principais vitrines do setor.
Brasil no iSaloni 2025
No Salone del Mobile.Milano, a cenografia assinada pela Estojo para o “Espaço BRASIL” articula a interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, refletindo a diversidade de materiais e o compromisso com processos de produção de baixo impacto ambiental. Representando essa convergência entre o construído e o natural, o espaço contará ainda com uma árvore posicionada ao centro. Mais do que um símbolo estético, esse elemento ressalta o papel da biodiversidade no processo criativo e produtivo no Brasil.
Fator que deverá ser visto e sentido também nos produtos expostos, que ressignificam não só a madeira brasileira – reconhecida no mundo todo por sua resistência, veios, curvas e calor –, mas também introduzem materiais inovadores e outras formas de explorar com responsabilidade os recursos naturais.
São exemplos as fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para revelar texturas singulares, tramas tradicionais redescobertas ou reinventadas, tecidos orgânicos e couros produzidos de maneira sustentável – elementos que compõem uma paleta sensorial e inovadora, elevando o design a um novo patamar de diálogo entre a natureza e a tecnologia. Tal conceito responde ao tema da campanha do iSaloni para esta edição – “Thought for Humans” –, destacando o design voltado à experiência humana, considerando desafios como inclusão e usabilidade, a multifuncionalidade dos espaços e o uso de recursos renováveis.
“Estamos observando cada vez mais a demanda por produtos que equilibrem design, bioeconomia, inovação tecnológica, sustentabilidade e bem-estar. E o Brasil, sem dúvida, tem muito a oferecer nesse sentido, ao unir uma rica diversidade de recursos naturais, com um olhar criativo, design afetivo e capacidade industrial para entregar soluções inovadoras, com matérias-primas singulares e desenho original para compradores e consumidores de diferentes partes do mundo. Levando, portanto, conforto, segurança e aconchego visual aos espaços. E é isso o que mostraremos em Milão neste ano”, pontua a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.
O que as marcas brasileiras levam à Milão?
Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – contarão com áreas exclusivas de exposição no Espaço BRASIL.
Empresa jovem e de ideias inovadoras, a ArboREAL se destaca pela premissa de valorizar o que a natureza tem de mais belo e único. São peças singulares, que resultam do domínio de técnicas aplicadas por mestres artesãos ao respeitar o traçado, a textura e as curvas da madeira brasileira. Já a byKamy é referência em tapetes de alta qualidade e design, tendo na inovação, na sustentabilidade, no artesanato, bem como na pluralidade artística e cultural seus grandes diferenciais.
Levando o “tropicalismo” para Milão, a IBTW – In Between foca na relação entre utilidade e beleza, prezando por um visual clean e elegante, com uma pitada de brasilidade e aconchego para ambientes externos. Focando num design para unir as pessoas, a Modalle desenvolve peças exclusivas, que transcendem o conceito de um simples objeto para se tornar uma expressão única de elegância, delicadeza e criatividade. Já a St. James tem como missão fazer da casa um ambiente cada vez mais agradável, cercado de beleza e significado, tendo na prata seu principal veículo para a concepção de objetos de decoração e utilidade.
Com um compromisso firme com a sustentabilidade e design reconhecido internacionalmente, a Century é referência em estofados que combinam conforto, estilo e responsabilidade ambiental. A CGS também une tradição e excelência em móveis, focando em qualidade, compromisso com o alto padrão e design original, investindo em parcerias criativas com profissionais de relevância no setor.
Além das áreas de exposição exclusivas, a Century e a CGS levam suas peças também ao Lounge Brasil, um ambiente para receber, interagir e relaxar durante o evento, que contará, ainda, com peças da Móveis James, marca que conta com linhas de alto padrão para diferentes ambientes domésticos e corporativos.
Mostra ‘Design + Indústria’ reúne o melhor da indústria e do design brasileiro contemporâneo
A ABIMÓVEL e a ApexBrasil realizam também mais uma edição da mostra “Design + Indústria” no Salone del Mobile.Milano. Uma das mais aguardadas atrações brasileiras durante o evento, a ação — fruto das articulações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture — reúne o trabalho de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de diferentes regiões do Brasil, conectados por meio do programa que dá nome à mostra, resultando em peças autorais e atuais, exibidas na mostra com curadoria de Liana Tessler e cenografia também assinada pela Estojo.
Perspectivas 2025
Em 2024, o iSaloni recebeu cerca de 370 mil visitantes (23% a mais do que na edição anterior) oriundos de aproximadamente 200 países. O que resultou em um ambiente propício para trocas culturais, parcerias e negociações. A participação brasileira contou com cerca de 30 indústrias e 40 designers, alcançando mais de US$ 40 milhões em negócios fechados e prospectados apenas em reuniões no evento. Para 2025, a meta é reforçar o posicionamento do setor de móveis brasileiro no mercado europeu, ampliar a atuação em outras regiões e promover o intercâmbio de práticas e tendências que fortaleçam a indústria nacional.
Fuorisalone: chuva de caju na Itália
Enquanto o Rho Fiera recebe o iSaloni, os distritos de Milão são tomados por instalações, exposições e mostras no vibrante circuito do Fuorisalone. Depois do êxito da “Coccoloba – Brazilian Exhibition” em 2024, recebendo cerca de 139 mil pessoas na Università degli Studi di Milano, junto à mostra INTERNI Cross Vision, para este ano, o Brasil leva a energia e a inspiração do fenômeno popularmente conhecido como “Chuva de Caju” (Cashew Rain).
A “chuva de caju” – primeira chuva depois da pós-estação (junho e julho) na região Nordeste do Brasil – simboliza a transformação e a imprevisibilidade, surgindo em períodos de seca para nutrir e promover novos ciclos de vida. Dentro do universo do design, esse conceito reflete a capacidade de se criar soluções inovadoras e sustentáveis diante das incertezas geradas pelas aceleradas mudanças climáticas e dinâmicas sociais. Assim, a presença do Brasil no Fuorisalone 2025 — organizada pela ApexBrasil, com apoio da ABIMÓVEL, e curadoria de Bruno Simões — convida o público a mergulhar na ideia de que o design pode germinar novas formas de viver e de conviver um com os outros e também com o mundo ao nosso redor.
“O Fuorisalone cria um ambiente aberto e inclusivo para novas propostas industriais e conceituais, ao mesmo tempo em que intensifica o diálogo e o contato direto com o público. Esse caráter de proximidade impulsiona o engajamento e a visibilidade das empresas e profissionais brasileiros”, comenta Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil. “Nossa missão é fomentar a competitividade da indústria e do design nacional, mostrando que aliamos tecnologia, qualidade de produção, criatividade e uma narrativa cultural singular para compartilhar com o mundo”, complementa.
Acompanhe a ABIMÓVEL nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre a participação brasileira na Semana de Design de Milão 2025:
Instagram: @abimovel
LinkedIn: ABIMÓVEL
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ 763,02 milhões em exportações de produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br