Um décor que responde àquilo que é necessário: na aplicação do projeto da cozinha, a arquiteta Isabella Nalon projetou a estrutura para a distribuição dos itens e preparo dos alimentos, sem deixar de lado um atributo valioso para os proprietários – a inclusão de uma mesa, que por sua vez é acompanhada por uma bancada para dispor o que é necessário durante as refeições diárias, como o café da manhã em família | Foto: Júlia Herman
|
Como Isabella costuma enfatizar aos seus clientes, a decoração não está atrelada somente à estética e a sofisticação – a bem da verdade, esses predicados são frutos de um pensamento voltado para a funcionalidade dos espaços dentro das necessidades de quem o habitará. De acordo com ela, o planejamento correto resulta em organização, que deixa a rotina cotidiana mais fluída e prática.
Através do emprego de nichos, prateleiras, gaveteiros e outras peças de marcenaria, entre tantas possibilidades, o morador consegue ter determinado o lugar de cada coisa, seguindo a linguagem decorativa determinada. “Sem dúvidas, a melhor maneira de equilibrar as duas medidas é contar com o apoio de um profissional que será capaz de unificar a harmonia visual com as soluções práticas desenvolvidas de acordo com as características do imóvel”, afirma a arquiteta.
Todos os motivos para celebrar
|
|
Na sala de jantar, o espelho que faceia a parede produz a tão esperada impressão de amplitude. A mesa branca e as cadeiras em tonalidade de bege claro deixam o ambiente receptivo e gostoso para ocasiões especiais realizadas pelos moradores | Foto: Julia Herman
|
O visual harmonioso de uma casa é um convite para reunir pessoas. “Afinal, quem não se sente incomodado de receber convidados quando a estrutura do imóvel apresenta algum problema, não é mesmo? Esse sentimento é imediatamente contornado quando o morador se sente confiante com mudanças que, muitas vezes, são super simples”, reflete Isabella. Com soluções criativas, o décor deve, não só acolher quem chega, mas também o morador! “Pode ser apenas um visitante ou um grande grupo, mas tudo irá funcionar e fluir melhor com uma decoração bem pensada, que inclui os móveis e até a circulação”, complementa.
Sorrisos na alma e memórias
|
|
Elementos que conectam o morador às memórias afetivas é uma estratégia muito positiva para adicionar destaque e personalidade ao ambiente. A sala de estar deste apartamento recebeu diversos itens que contam um pouco da história do proprietário| Foto: Júlia Herman
|
Empregar itens que ativam o universo de memórias e sentimentos dos moradores é outro recurso que não deve ser deixado de lado na arquitetura de interiores! Fotografias, lembranças de viagens e móveis que atravessam gerações são alguns dos recursos que ajudam quando a intenção é evidenciar a história dos moradores. Mas vale lembrar que o excesso de objetos antigos em um mesmo local pode dar a sensação de antiquado e falta brilho. “Nosso cuidado é sempre promover uma essência de leveza e o despertar de emoções na medida certa”, enfatiza Isabella.
Sustentabilidade
|
|
A decoração pode ser feita sem prejudicar o meio ambiente. Neste projeto, Isabella Nalon utilizou madeira de demolição para compor a parede e alguns móveis, assim incluindo a sustentabilidade como modo de vida | Foto: Júlia Herman
|
Cada vez mais o uso sustentável e consciente dos elementos deve seguir pari passu com o décor. Essa ideia está diretamente ligada a um estilo de vida que se baseia em escolhas ecologicamente corretas, optando por materiais e soluções capazes de resultar em menores impactos ao meio ambiente. Na maioria dos casos, o reaproveitamento de materiais, concedendo um novo uso ou forma para eles, é um dos caminhos adotados pelos profissionais de arquitetura. Outra alternativa é optar por materiais reciclados ou de reflorestamento que, por muitas vezes são deixados de lado, mas que podem se tornar grandes peças de design e de mobiliário.
Renovação
|
|
A arquiteta Isabella Nalon enxerga o décor como meio de externar a evolução do ser humano | Foto: Julia Herman
|
Por fim, uma das vantagens de decorar é ter o poder de converter o estilo da residência quando quiser. Como o ser humano, por si, está em constante mudança, nada mais justo que a habitação acompanhe a transformação e possa expressar as etapas da vida. Portanto, o momento de renovação na decoração é um reflexo do interior dos moradores. “Sempre que possível aproveite para realizar uma metamorfose. Escolha cores que refletem sua essência, humor e quem você se tornou nesta nova fase”, completa a arquiteta.
————————————————————————————————————————————————————
LEIA MAIS: Aposte no estilo minimalista para o décor residencial
————————————————————————————————————————————————————
Sobre a arquiteta Isabella Nalon
Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura. Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.
Instagram: @isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com
LinkedIn: Isabella Nalon
Tel.: (11) 94453-5500
By Leonardo Sandoval
Imagem: Júlia Herman
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br |
|
|