SOCIAL
To Top

​Pesquisa inédita no Brasil revela insights sobre o futuro do ambiente de trabalho pela Herman Miller

Qualidade de vida, personalização do espaço e ambiente phygital são algumas das tendências destacadas por arquitetos e designers. Estudo resultou em paper sobre O Futuro do Trabalho

 

Herman Miller, grupo internacional de design e soluções para o ambiente de trabalho, acaba de divulgar os resultados de pesquisa inédita no Brasil sobre o Futuro do TrabalhoO estudo que ouviu profissionais dos principais escritórios de arquitetura e design do país, em cinco estados brasileiros, trouxe oito principais insights a partir da busca de conhecer quais características culturais influenciam em forma, espaço e configuração no ambiente de trabalho. Além disso, buscou entender as referências futuras para o processo de criação para os novos escritórios corporativos.

Convidados arquitetos e designers de 13 escritórios, de locais como Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, a pesquisa foi dividida em focos no individual, na flexibilidade das relações e nas novidades tecnológicas. Entre os principais pontos levantados por eles, estão a qualidade de vida apontada como uma moeda de troca na busca por um equilibro entre vida pessoal e profissional; trabalhar em casa passou a ser relativo, pois mesmo com os funcionários demonstrando mais produtividade em home office, a troca humana passou a fazer falta; e a procura por ambientes seguros e com bem-estar, como atrativo para trazer os colaboradores novamente aos escritórios físicos.

Outros pontos abordados foram o espaço híbrido como ideal, uma vez que com o home office as pessoas passaram a sentir falta do olho no olho, das reuniões semanais e do sentimento de pertencimento. Espaços mais flexíveis, com ambientes configurados a partir da necessidade do momento, com mobiliário com possibilidade de ser deslocado de um lugar para o outro e a personalização dos espaços, foram dois insights mencionados e que são importantes para os projetos de design dos escritórios.

Por fim, investimentos na tecnologia e nos espaços do tipo phygital também são importantes. Para a maioria, a tecnologia passou a ser vista ainda com mais atenção ao ser atrelada à produtividade, empresas de todo o mundo passaram a contar com sistemas de acesso à rede, permitindo que funcionários trabalhem seja do escritório ou de suas casas. Já sobre os espaços phygital, os entrevistados reforçam que os ambientes precisarão ser digitais e físicos ao mesmo tempo (indo de encontro ao modelo híbrido de trabalho), assim dando a liberdade de todos exercerem suas funções de lugares diferentes e ao mesmo tempo, com a mesma qualidade.

“Neste momento em que o local de trabalho está mudando tão rapidamente e o futuro parece chegar mais rápido do que podemos imaginar, é preciso alinhar as necessidades dos funcionários a desenhos de espaços de trabalho mais atraentes e produtivos. E, nós, da Herman Miller estamos preparados para ajudar nessa evolução com insights, produtos e serviços que vão incentivá-los a se sentirem mais confortáveis durante o trabalho e nos modelos diversos adotados pelas empresas”, afirma Débora Ferreira, diretora comercial da Herman Miller Brasil.

Herman Miller conduziu o estudo dividindo em algumas etapas. No primeiro passo foram enviados questionários online aos profissionais, que responderam sobre o processo de criação dos projetos corporativos e a relação com seus clientes. As perguntas foram ancoradas nos tópicos de ética, relacionamento, aprendizado e compartilhamento, mobilização, realidade mundial e especialidade técnica.

Já como segundo passo, os profissionais participaram de um workshop online, sob coordenação da própria Herman Miller, onde puderam refletir e debater a respeito dos assuntos. Esse material rendeu não somente a pesquisa, mas também em um paper que traz na íntegra e no detalhe os insights levantados.

Contatos para a Imprensa – Marqueterie
Daniela Costa
(11) 98234-1723

Sobre a Herman Miller
Herman Miller é reconhecida mundialmente como líder em design. Desde sua concepção em 1905, os designs e móveis inovadores da empresa, que solucionam problemas, vêm inspirando o melhor nas pessoas, onde quer que elas morem, trabalhem, aprendam, se recuperem e se divirtam. Em 2018, a Herman Miller criou o Herman Miller Group, uma família complementar de marcas selecionadas com propósito, que inclui Colebrook Bosson Saunders, Design Within Reach, Geiger, HAY, Maars Living Walls, Maharam, naughtone, e Nemschoff. Guiado por um propósito compartilhado — design pelo bem da humanidade — o Herman Miller Group modela espaços que importam para os clientes, contribuindo para um futuro mais igualitário e sustentável para todos. Para mais informações acesse www.hermanmiller.com/about-us.

Sobre a MillerKnoll
A MillerKnoll é um coletivo de marcas dinâmicas e uma das maiores e mais influentes empresas de design moderno do mundo. A empresa é o resultado de um legado imenso em design, inovação e bem-estar social. A MillerKnoll foi criada em 2021 a partir da fusão da Herman Miller e da Knoll, e inclui as marcas Colebrook Bosson Saunders, DatesWeiser, DWR, Edelman Leather, FilzFelt, Fully, Geiger, HAY, Holly Hunt, KnollExtra, Knoll Office, KnollStudio, KnollTextiles, Maars Living Walls, Maharam, Muuto, naughtone e Spinneybeck. Guiada por uma visão compartilhada, valores comuns e compromisso constante com o design, a MillerKnoll inova e projeta o futuro para todos os lugares em que a vida acontece e contribui para um futuro mais justo e sustentável para todos.

 

By Jordana Pironti

Imagem: divulgação

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Internacional

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.