SOCIAL
To Top

Um presente de luxo

Com projeto arquitetônico inigualável, a estrutura do Shopping Pátio Batel remete à uma caixinha de jóias.

Inovação atrelada à valorização e respeito ao ser humano alicerçam o Grupo Soifer, uma companhia orgulhosamente curitibana que começou a escrever sua história na década de 60 e atualmente trabalha em cinco segmentos. Seu portfólio de negócios contempla shopping centers no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Atua também nas áreas de logística, reciclagem e agronegócio, além do setor de turismo, com dois patrimônios tombados pela Unesco: Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, bem como o Complexo das Paineiras, no Rio de Janeiro. Então podemos considerar que o Grupo Soifer tem uma grande experiência e o Pátio Batel veio para realizar um sonho do fundador, Salomão Soifer, entregando o empreendimento como um presente para Curitiba.

_DSC4241

O projeto do Shopping Pátio Batel foi criado pelo arquiteto Antônio Paulo Cordeiro, do CDC Arquitetos, escritório que fica no Rio de Janeiro. A inspiração veio da própria cidade de Curitiba, que desde cedo recebeu tão bem a Família Soifer, onde eles cresceram e realizaram diversos projetos. Cordeiro é um antigo conhecido da família e também foi o responsável pelo projeto do primeiro shopping center da cidade, que também pertence ao grupo. Desde então, Cordeiro acompanha a transformação da capital paranaense onde considera notável o quanto o cidadão trouxe novidades e se internacionalizou nas últimas décadas. Não é à toa que Curitiba é facilmente comparada com grandes e famosas cidades do mundo, trazendo características especiais da arquitetura e conhecimento de grandes centros. Os detalhes deste empreendimento foram explorados na entrevista exclusiva realizada em julho deste ano com Frederico Hintz, gerente de operações do Pátio Batel.

_DSC5308

Foto: divulgação

REVISTA USE: levando em consideração o minimalismo aplicado em todos os detalhes do empreendimento, por que buscou-se este conceito para o Shopping Pátio Batel?

Frederico: o Pátio Batel foi projetado para oferecer uma nova experiência de consumo guiada pela diversidade e pela universalidade de opções. O Grupo Soifer buscou, desde o início, características que atendessem a um estilo de vida contemporâneo onde o uso do tempo e a comodidade são vitais. Buscamos fazer do Pátio Batel um verdadeiro presente para o público curitibano e todos os visitantes. Para tangibilizar temos uma oferta de mix equilibrado com diversidade e universalidade (foi colocado lado a lado marcas locais, regionais, nacionais e internacionais de diferentes segmentos e nacionalidades), ineditismo, inteligência de fluxo e um ambiente arquitetônico que favorece as pessoas a terem uma nova experiência de compras. Tudo isso com alto padrão de qualidade no atendimento.

REVISTA USE: de onde veio a inspiração para o empreendimento e quais os diferenciais do Pátio Batel?

Frederico: desde o início, a intenção era proporcionar que os visitantes vivessem o melhor da vida dentro do empreendimento. Então reunimos aqui compras, lazer, entretenimento e cultura, de um jeito que só Curitiba poderia oferecer. Muito verde, luz natural, áreas de circulação amplas e espaços de convivência criados para estabelecer encontros com a família, com os amigos e consigo mesmo. Além claro, do melhor mix de lojas da região sul do país. Mas tudo isso não poderia acontecer apenas com a concepção de um novo shopping. Ele precisava ser diferente, trazer as melhores opções e ser o mais charmoso, para ser realmente um presente especial para Curitiba.

REVISTA USE: o que mais chama a atenção dos visitantes?

Frederico:  do lado de fora, com certeza a charmosa fachada: ao cair da noite ela se ilumina lindamente, o shopping é um referencial de elegância, bom gosto e bem viver. O interior é sofisticado, as opções culturais, as variações de aromas e os ambientes aconchegantes – tudo foi cuidadosamente pensado para oferecer novas sensações que podem ser vividas e sentidas em cada detalhe.

REVISTA USE: quais são as ações diárias para manter essa sensação, a expectativa junto aos visitantes?

Frederico: trabalhamos diariamente com uma equipe especializada em todos os setores para conceder dia após dia, o melhor. Contamos com serviços que reafirmam  o compromisso do Pátio Batel de oferecer experiências únicas aos seus clientes como o bicicletário equipado, controle de segurança por meio de cartão magnético, vestiário com chuveiros aquecidos, armário guarda-volumes, ferramentas básicas para pequenos reparos e compressor de ar digital; espaço pet lovers, com bebedouro para cães na entrada principal.

REVISTA USE: existem também serviços especiais. Quais são e como funcionam?

Frederico: no Concierge oferecemos informações sobre o funcionamento do mall, como horários, eventos, promoções e programação de cinema, informações turísticas, sociais e culturais, agendamento de transporte coletivo, indicação de espetáculos e eventos na cidade, sugestão de tours convencionais ou personalizados. Bem como encaminhamento de faxes, mensagens e e-mails, reservas em hoteis, recomendações e reservas de restaurantes, shows, locais para reuniões, compra de ingressos para eventos esportivos, teatro, museu, cinema e sugestões e ideias de lojas presentes e academias. O Concierge, também oferece serviços como carregadores de bateria para tablet, celular ou laptop, guarda-volumes, achados e perdidos, laptops disponíveis com acesso à internet, cartão postal, guarda-chuva, caso chova o Concierge Pátio Batel leva o cliente até o seu carro ou táxi com guarda-chuvas.

REVISTA USE: quando pensamos em estacionamento, imaginamos  aquele modelo convencional.  No caso do Pátio Batel, existem também diferenciais neste espaço?

Frederico: Sim, nosso estacionamento conta com 2.300 vagas cobertas, distribuídas em 5 dos 9 pisos do empreendimento com sistema de design aplicado, que facilita por exemplo, a memorização do veículo. Duas dessas vagas estão equipadas com carregadores para carros elétricos. Vale destacar que de qualquer ponto, é possível localizar os espaços (quadrantes) onde há vagas disponíveis, e, além disso, o Pátio Batel conta uma ferramenta que permite o usuário a encontrar rapidamente o local onde está estacionado o veículo acessando os terminais de pagamento, aplicativo (APPs) e diretórios eletrônicos distribuídos pelo mall. Em todos os pisos existe um sistema integrado wi-fi sem sombra.

REVISTA USE : o shopping oferece espaços de apoio a cultura e a arte?

Frederico: sim. O Pátio Batel já nasceu com quatro pilares de mesmo peso: compras, entretenimento, cultura e lazer. A ideia é justamente oferecer novas experiências. O projeto Revelando o Acervo vem ao encontro deste conceito.

REVISTA USE: fale-nos sobre o projeto Revelando o Acervo e como ele funciona.

Frederico: o projeto Revelando o Acervo tem foco no pilar da cultura e oferece aos clientes e visitantes novas percepções. Obras de arte foram inseridas cuidadosamente na decoração do mall e desde março deste ano o Pátio Batel oferece visitas guiadas, onde todos podem conhecer detalhes e a história das principais peças que fazem parte do acervo do mais inovador shopping do estado. As visitas acontecem com agendamento prévio. Nelas, monitores capacitados especialmente para o projeto acompanham o visitante e explicam detalhes, curiosidades e características das obras que já fazem parte do dia a dia do grande centro de compras. O projeto tem curadoria do artista paranaense Tom Lisboa e em aproximadamente 45 minutos pode-se percorrer cerca de 70% delas com a monitoria especializada.

REVISTA USE : quais artistas tem suas obras expostas neste espaço? Conte-nos detalhes.

Frederico: para o tour, foram selecionadas algumas obras de oito artistas com características marcantes e diferentes que vale a pena conhecer. Guita Soifer, por exemplo, trabalha com gravura, pintura, desenho, fotografia e vídeo-arte. Gio Soifer, fotógrafa e artista plástica, desde muito cedo sempre esteve envolvida com delicados fragmentos artísticos. Monica Carvalho, Klaus Schneider e Hugo França acham suas inspirações e matéria prima na natureza. O austríaco Martin Ogolfer também tem suas obras no Pátio Batel. Graduado pela renomada School of Visual Arts, trabalhou como Diretor de Arte em editoras e gravadoras, como a Penguin Books e a Atlantic Records. A partir de 1994, teve suas fotos publicadas em capas de discos (de artistas como Led Zeppelin e Bush), além de livros e revistas internacionais de design e fotografia. O paranaense Willian Santos tem características intrínsecas em seus trabalhos com diferentes linguagens em um processo constante e autoprovocativo.

REVISTA USE : sobre o Prêmio LIDE Shopping Centers – 2015: como foi a participação?

Frederico: importante dizer que o LIDE é um Grupo de Líderes Empresariais formados por empresários de doze países e quatro continentes. O Pátio Batel recebeu o prêmio na categoria Arquitetura e Design. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, no dia 26 de fevereiro, durante o 2º Fórum Brasileiro de Shopping Centers, promovido por João Dória Jr. e curadoria da Gouveia de Souza e Luiz Marinho. Desde o projeto arquitetônico até os serviços exclusivos, o empreendimento colocou Curitiba no topo do ranking das cidades brasileiras ao trazer as principais grifes nacionais, regionais e marcas internacionais, que estão vindo para o Brasil e trazendo conhecimento e profissionalização do setor.

Fonte: Solange Andreassa, redação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Novos Rumos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.