SOCIAL
To Top

Tons escuros para um décor arrojado e sofisticado

Deixando de lado os receios, a arquiteta Rosangela Pena preconiza o equilíbrio como a estratégia não deixar de lado a elegância das cores mais fortes e sóbrias

.

Um look pautado majoritariamente na paleta de tons escuros – ou mesclado com cores mais suaves –, costuma ser mais bem compreendido na moda, porém trazendo para ensejo do décor de interiores, ainda existe um certo temor de errar. O receio de sobrecarregar a atmosfera ou deixar o ambiente menor são recorrentes no imaginário de muitos, mas o fato é que a aplicação do preto e outras cores mais fechadas são sinônimos de ousadia e uma sofisticação que vale a pena considerar.

.

Cores como preto, marrom e azul marinho, por exemplo, proporcionam um visual surpreendente, desde que considerados com moderação que as deixem longe do resultado negativo, saturado e obscuro que incomoda as pessoas. É o que afirma a arquiteta Rosangela Pena, à frente do escritório que leva o seu nome, que enfatiza a importância de trabalhar a aplicação dessa gama de tons conforme um estudo analítico sobre as percepções desejadas para os cômodos. “Sempre ressalto que esse mix é valiosíssimo quando o intuito é agregar visuais pautados no empoderamento, aconchego e luxo”, declara.

.
De acordo com ela, não pode ser desconsiderado que elas também são relacionadas à tristeza. “De acordo com estudos, estados de ansiedade e depressão fazem com que as pessoas visualizem a vida com olhar cinza. Por isso, estar em ambientes excessivamente escuros tende a intensificar os sentimentos que precisam ser tratados”, orienta.

.

Onde aplicar?

.

Neste living idealizado pela arquiteta Rosangela Pena, o grafite foi eleito para compor a marcenaria do bar e a cristaleira | Foto: Sidney Doll

.

Seu emprego pode fazer total diferença nos espaços, mas tudo depende de onde estarão presentes – paredes, móveis ou ornamentos, por exemplo. Em salas de estar, a arquiteta aconselha escolher um local específico, como uma parede, para exaltar essa cor. “Deve-se evitar a ideia de considerar o espaço por completo”, ressalta. Quando o projeto define essas paredes cobertas por tons claros, a presença dos tons fortes pode ser trazida por meio de móveis como sofás, mesa de centro ou em objetos decorativos devidamente distribuídos.

.

Pensando nas cozinhas, Rosangela pontua que o preto ou o grafite dialogam muito bem com os tons amadeirados e indica uma combinação das cores por meio de cadeiras, detalhes na marcenaria, serralheria ou mesmo na pedra da bancada. “Nos lavabos, por se tratar de um espaço pouco utilizado, podemos até exagerar mais um pouquinho, mas nos banheiros, ainda mais com metragens menores, certamente atrapalharão com a questão da amplitude”, ressalta. Nos dormitórios, a atenção com o descanso e o relaxamento direcionam a paleta mais escura para detalhes muito específicos.

.

Para ela, trabalhar com contrastes é uma alternativa. “Considerando a realização de uma parede escuro, o propósito dela será alcançado se trabalharmos com móveis e acessórios neutros”, exemplifica.

.

Nesse dormitório realizado pela arquiteta Rosangela Pena, a sintonia é evidente: a fusão entre o grafite e o cinza mais claro na marcenaria, nas paredes e no enxoval da cama foi no oposto das regras e entregou um resultado leve super aconchegante| Foto: Sidney Doll

.

Estilos de décor e tons escuros

.

Em mais um dormitório concebido pela arquiteta Patricia Pena, o cinza encontrado na parede e salpicado no enxoval foi atenuado pelo amadeirado do piso | Foto: Sidney Doll

.

Uma das características das cores escuras é a capacidade de interagir com as identidades de cada estilo decorativo. “O industrial abusa do cinza e do marrom como formas de evidenciar sua atmosfera urbana”, ressalta Rosangela. Nos projetos modernos e atemporais, o design de interiores incorpora tons escuros para produzir distinções sempre muito elegantes.

.

Como deve ser a iluminação

.

No projeto efetuado pela arquiteta Rosangela Pena, a notoriedade da cozinha se expressa pelo cinza chumbo da marcenaria os armários superiores com portas reflectas. Para fechar, a lâmina ultra compacta marca presença na bancada e no frontão | Foto: Sidney Doll

.

Para a iluminação, a sugestão da arquiteta Rosangela Pena é considerar a luz difusa no ambiente como um todo, mitigando o risco de um aspecto sombrio. No complemento, o projeto pode contar com elementos focais como lustres, abajures e spots de parede como recursos que destacam áreas específicas e valorizam os detalhes decorativos. Por fim, ela adverte sobre a qualidade da lâmpada, considerando a quantidade de lumens, isto é, a capacidade que ela tem para iluminar e o IRC (índice de reprodução de cor) o mais alto possível.

.

Sobre a arquiteta Rosangela Pena

.

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida à projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.

.

Instagram: @rosangelapenaarquitetura

Site: www.rosangelapenaarquitetura.com

Tel.: 11 2251-5889

.

By Leonardo Sandoval | Comuniquese4

Imagens: Créditos Sidney Doll

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.