O Studio Linda Martins marca presença na 6º edição da Modernos Eternos – Belo Horizonte, que acontece de 21 de setembro a 07 de outubro, no Colégio e Faculdade Arnaldo. À frente do Stúdio, Linda Martins apresenta suas criações, que ressaltam elementos minimalistas, contrapostos com detalhes únicos, e resultam em produtos de design em que o conforto, estilo e elegância sejam unânimes.
O público poderá apreciar algumas de suas criações disponíveis em quatro ambientes, como o Banco Polka Dots, Mancebo Gatito, Balanço Vêneto e Ganchos Tsuru, que farão parte da ambientação da Sala Guimarães Rosa, assinada pelas arquitetas Rosi Hallak e Regina Márcia de Moura. O Bar Wood, disponível na A Adega, da Painel Arquitetos Associados, liderada por Henrique Hoffman. A Poltrona Fleur, persente da Torre do Café, de Laura Rausch Lopes. E a cadeira Sushi e mesa de centro Alegra, que estarão na Sala de Banho, de Beatriz Siqueira e Arquitetos Associados.
Sala Guimarães Rosa, por Rosi Hallak e Regina Márcia Moura
O ambiente concebido para funcionar como auditório, onde acontecerão os “Talks” desta edição se referencia à Guimaraes Rosa, ícone da literatura brasileira e ex-aluno do Colégio Arnaldo. A grande inspiração foi o romance Grande Sertão Veredas, com referências culturais marcantes como o realismo mágico e o regionalismo, característico e fundamentais na obra do autor, que detém a liberdade de invenções e neologismos. Um mundo pós pandêmico, o qual colocou a humanidade à prova entre valores e crenças, onde testou os princípios mais essenciais, o Sertão mostra a biodiversidade e equilíbrio entre secas e verdes, entre claro-escuro, dúvidas ou fé. O ambiente traz a proximidade que é importante para criar uma relação entre os compradores e os móveis e objetos, valorizando a identidade da brasilidade, apreço pelo feito à mão e preservação de técnicas e saberes ancestrais.
O espaço conta com o banco Polka Dots, um coringa para aqueles que buscam personalidade ao ambiente, afinal seus “pontos” brincam sob a superfície em madeira maciça. O Mancebo Gatito, que possui um desenho alegre e funcional. Seus braços foram pensados para dar um ar contemporâneo e movimento. Os Ganchos Tsuru, desenvolvidos durante a pandemia, representam a positividade para construir histórias e criar emoções, suas asas sagradas anunciam as boas novas, marcam o recomeço e transmitem votos de felicidade, sorte e longevidade. E o Balanço Vêneto, inspirado nas Gondolas e na encantadora cidade de Veneza. Essa peça reúne toda a beleza e simplicidade que um balanço pode ter.
A Adega, assinada pelo escritório Painel Arquitetos Associados, de Henrique Hoffman
Com destaque para uma arquitetura autêntica e mistura cultural, A Adega e seus respectivos elementos contam uma história, pré-determinada, por seus três ambientes: Adega / Preparo / Degustação. Logo ao entrar o olhar é impactado com a imponência da escultura metálica tubular interativa, que vai do teto ao piso no ponto central do ambiente, e posterior se direciona a adega que permeia em direção à sinuosa escada existente. Ao percorrer o espaço, o usuário experimenta todas as etapas do consumo do vinho, se iniciando com a escolha do rótulo, o preparo, e, por fim, a degustação. Perspectivas de impacto, visadas inusitadas fazem parte da experiência do usuário com o ambiente. Para compor o ambiente o Bar Wood entra com seu design minimalista. A parte superior robusta se contrapõe a parte inferior delicada, de linhas finas. Um móvel que explora as linhas ortogonais através de sua estrutura em metal e a caixa em madeira maciça escovada.
Torre do Café, de Laura Rausch Lopes
O objetivo com a Torre do Café é levar os visitantes um pouco além da visão. É explorar as sensações através das texturas, cores e o olfato, contando a história do café e mostrando as novas formas de degustar. O hall de entrada é um convite para que as pessoas entrem e fiquem curiosas para seguir com o percurso, o formato de um octógono proporciona a ideia de galeria e traz a visão do observador ao centro do ambiente. Com intenção de explorar o formato octogonal e o pé direito duplo através da visão do usuário, no teto passa a relação do produtor com o café. Na janela possui a foto com tema dos processos do café feito por uma mulher, transmitindo assim a figura feminina para o espaço. No segundo ambiente tem uma parede chamada de parede sensorial e vidro tipo de alquimista para que as pessoas possam sentir o cheiro do café. Presente no espaço, a poltrona Fleur, inspirada no estilo Art Deco, possui cores e formas que representam uma flor fragmentada. Uma peça conceitual, que impacta.
Sala de Banho, assinada por Beatriz Siqueira e Arquitetos Associados
Espaço generoso, com pé direito alto e amplas janelas, inspirou a criação do espaço para banho, onde o prazer e conforto se complementa com o layout de estar para relaxamento e repouso. A cadeira Sushi entra com seu visual icônico e confortável, que assim como o nome é uma peça descontraída, mas que traduz os preceitos da marcenaria antiga, aliada às linhas contemporâneas. Já a mesa Alegra possui estilo e personalidade. Com tampos em granilite, um dos materiais mais antigos do mercado, e suas base em metal, exibe traços minimalistas e sofisticados.
————————————————————————————————————————————————————————
VEJA: Coleções que transformam revestimento em mobília
————————————————————————————————————————————————————————
Sobre Studio Linda Martins
O lúdico sempre fez parte da carreira da designer Linda Martins. Muito antes de ingressar no mercado que atua hoje, Linda trabalhou com design gráfico e ilustração. Já a experiência com o universo infantil trouxe a leveza característica da sua marca, que apresenta desenhos com traços sofisticados e contemporâneos. Sua vivência e experiência em diversos países, onde morou e se aprofundou em cada uma das novas culturas com as quais tinha contato, trouxe uma nova possibilidade: o estudo e desenvolvimento da sua carreira.
Formada em interiores, cursou Tendências para Designers Profissionais e especializou-se em Design de Produtos no Instituto Marangoni, em Milão, Itália, em pouco tempo de carreira, suas criações que ressaltam elementos minimalistas contrapostos com detalhes únicos, resultam em produtos em que o conforto, estilo e elegância são unânimes. E o reconhecimento veio rápido. Em 2018 conquistou seu primeiro prêmio internacional: o conceituado A’Design Award, com a cadeira Lady.
Em 2019, foi premiada no A’Design com outras três peças: categoria Silver com a poltrona La Tarde e a penteadeira Essential, e a categoria Bronze para poltrona Le Fleur. Em 2020, foi novamente premiada no A’Design com a Poltrona Cecília e a cadeira Sushi. Neste mesmo ano ainda foi premiada no Muse de NY com a Poltrona Cecília. Além disso, já acumulava em seu currículo o prêmio nacional “Estudos de um banheiro Deca”, do qual foi vencedora nacional em 2016.
Studio Linda Martins
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102 – Sala 1607. Vila da Serra, Nova Lima / MG.
Contato: (31) 3541 0950
Instagram: @studiolindamartins
Modernos Eternos Belo Horizonte 2021 – 6ª edição
De 21 de setembro a 7 de outubro
Terça a sexta de 15h às 22h, sábado de 13h às 22h e domingo de 13h às 19h
Colégio e Faculdade Arnaldo: Praça João Pessoa, 200, Funcionários – BH.
https://modernoseternosbh.com
Instagram: @modernoseternosbh
Por Vanessa Loiola
Imagem: Divulgação / Daniela Buzzi