Projeto de 130 m² priorizou conforto, funcionalidade e personalização, com ambientes integrados, acabamentos atemporais e soluções pensadas para refletir o estilo de vida da cliente
Na busca por um lar que traduzisse sua personalidade e proporcionasse conforto absoluto, uma empresária mineira encontrou em um apartamento de 130 m², localizado no bairro do Itaim, em São Paulo, o cenário ideal para iniciar uma nova fase de vida. Para transformar o imóvel em um espaço acolhedor, funcional e repleto de significado, ela contou com o olhar das arquitetas Stella Teixeira e Alessandra Pinho, à frente da Stal Arquitetura.
Instalado em um edifício antigo, o apartamento já havia passado por modificações anteriores e contava originalmente com apenas dois dormitórios. A principal intervenção realizada pelas profissionais foi a ampliação da suíte principal, que incorporou o segundo dormitório para dar lugar a um amplo closet e criar um espaço ainda mais confortável e personalizado. “O projeto nasceu para acolher uma nova etapa da vida da cliente. Ela participou intensamente de todas as escolhas e cada detalhe foi pensado e amadurecido ao longo do processo. Isso fez com que o resultado final traduzisse com muita fidelidade sua personalidade e seu modo de viver”, afirmam as arquitetas Stella Teixeira e Alessandra Pinho.
Outra importante alteração estrutural foi a transformação do antigo dormitório de serviço em escritório. Para garantir iluminação natural ao ambiente, a equipe substituiu a antiga porta de acesso pela lavanderia por uma janela, proporcionando mais conforto e funcionalidade ao espaço de trabalho.
A forte conexão da moradora com o universo rural e com a atmosfera acolhedora das fazendas foi determinante para a concepção estética do projeto. Embora contemporâneo e marcado por uma paleta neutra e materiais atemporais, o apartamento recebeu elementos capazes de imprimir calor e personalidade aos ambientes. “O aconchego foi a principal diretriz do projeto. A cliente é mineira, tem uma relação muito próxima com a fazenda e desejava uma casa acolhedora, convidativa e cheia de afeto. Buscamos traduzir essa essência por meio de materiais naturais, texturas e uma composição que privilegia o conforto sem abrir mão da sofisticação”, destacam Stella e Alessandra.
Entre os materiais escolhidos, o porcelanato com aspecto suave de mármore reveste toda a área social, enquanto a área íntima recebeu piso de madeira natural, reforçando a sensação de acolhimento. Lâminas de madeira, revestimento tipo tijolinho na sala, tapetes, tecidos e papéis de parede complementam a atmosfera calorosa do apartamento.
Poucos elementos foram preservados do imóvel original. O principal deles foi o painel de madeira existente no living, restaurado e integrado ao novo projeto. Todos os demais ambientes — cozinha, lavanderia e banheiros — foram completamente reformulados.
Um dos destaques do apartamento é a cristaleira iluminada instalada na suíte principal, criada especialmente para acomodar e expor a coleção de frascos de perfume da moradora. Posicionada de frente para a porta do quarto, a peça se transforma em um elemento cenográfico e afetivo do projeto.
Executada entre maio de 2024 e maio de 2025, a obra teve um cronograma estendido não por questões técnicas, mas pela cuidadosa participação da cliente em cada etapa do processo. Cada escolha foi amplamente estudada, orçada e revisada, garantindo um resultado final minuciosamente elaborado. “O tempo dedicado às decisões foi fundamental para alcançarmos o resultado desejado. Foi um processo muito prazeroso, construído a muitas mãos e pautado pelo cuidado. Acreditamos que projetos verdadeiramente personalizados exigem escuta, troca e tempo de maturação”, concluem as arquitetas.
FORNECEDORES
– Ana Luiza Wawelberg – peças para produção
– Art Soul – peças para produção
– Aquecebem – aquecedor
– AVA Engenharia – ar condicionado
– Bontempo – marcenarias de todo o apartamento
– Botteh – tapetes living e escritório
– Bucalo – papéis de parede área íntima
– By Kamy – almofada bordada living
– Casa Pronta – cama
– Codex – almofadas sofá
– Cremme – banquetas cozinha
– Decor Art – laca e lustração das marcenarias existentes no living e jantar
– Dimagra – bancadas da cozinha, lavanderia e banheiros
– Donatelli/Lab Donatelli – tecidos e confecção de para cortinas e enxoval do quarto
– Dpot Objetos – produção
– Empório Beraldin – aparador entrada e objetos para produção
– Fast Frame – molduras dos quadros existentes
– JRJ – tecido para poltrona sala de tv
– Lumini – iluminação de todo o apartamento
– Mosarte – porcelanatos para cozinha, lavanderia e banheiros e revestimento tipo tijolinho para a sala
– New Forma – execução da obra civil
– Olho Móveis – poltronas estar
– Phenicia – tapete living
– Positano – loucas e metais Deca
– Quartos Etc – mesas de cabeceira, banco do pé da cama e banqueta penteadeira
– Real Vidros – Box dos banheiros
– Sta. Monica – tapete closet
– Vitrine – piso de madeira área íntima
Texto: Thamiris de Souza – Bat Comunicaçã0
Imagem: divulgação
———————————————————————————-
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br

