SOCIAL
To Top

Sonorização de ambientes: descubra as vantagens de investir em um bom projeto de som

Paisagista Mônica Costa conta sua experiência de sonorização personalizada no projeto Caminhos do Xingu, na CASACOR SP 2024

.

O som tem o poder de afetar a experiência humana de diferentes formas. Assim como um local barulhento pode se tornar uma tortura, o projeto ideal para cada proposta se transforma em uma poderosa ferramenta de cura e bem-estar emocional. Além disso, pode ser a chave para direcionar o posicionamento de uma marca.

.

Para a paisagista Mônica Costa, em um mundo onde a saúde mental é cada vez mais desafiada, o som desempenha um papel fundamental no processo de autoconhecimento e reflexão. “Ambientes sonorizados podem proporcionar um refúgio para a mente, promovendo a calma e o equilíbrio emocional tão necessários nos dias de hoje”.

.

Essa foi a inspiração da profissional em seu projeto Caminhos do Xingu, na CASACOR São Paulo 2024, que acontece no Conjunto Nacional. A principal e mais completa mostra do segmento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas recepciona seus visitantes com a visão do jardim de contemplação, de 265 m², marcado pelo projeto de som com trilha sonora autoral, assinada pela SoulPlay.

.

Os sons da natureza, reunidos com referências aos povos nativos da floresta, amplificados por meio de caixas expostas no estilo de Milão, foram meticulosamente estudados com a proposta de criar sintonia com o jardim. O sound system tem moldura em madeira de demolição com arte em fogo e caixas de som pretas, desenvolvidas em colaboração com o Ateliê Curupira.

.

A trilha foi remixada por Rafael Pucci e inspirada nas músicas do documentário “Xingu Terra” e do longa “Xingu”, de Beto Vilares, com intenção de proporcionar uma experiência auditiva que gera harmonia e conexão dos visitantes com a história e a cultura da região do Xingu, proporcionando uma imersão autêntica.

.

Neste caminho de integrar a potência sonora aos ambientes, lojas, shoppings centers, academias, supermercados, clínicas e outros estabelecimentos têm apostado nessa estratégia para atingir objetivos específicos, sempre atrelados à experiência sensorial. “Os gestores têm percebido cada vez mais a importância e os resultados positivos para as vendas e para o fortalecimento da empresa”, explica Mônica.

.

A paisagista explica que existem várias formas de usar o som em favor do projeto. Os sons naturais como o barulho do vento nas folhas, o canto dos pássaros e outros elementos da natureza, também podem ser usado para desempenhar um papel vital no bem-estar da sociedade moderna. É o caso de rooftops abertos, jardins em espaços pequenos, varandas planejadas com paisagismo, entre outras possibilidades. “Esses sons têm o poder de nos conectar com o ambiente ao nosso redor, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade em meio ao frenesi da vida urbana”, analisa.

.

Mônica Costa optou por colocar as caixas de som em molduras de madeira expostas no estilo de Milão | Foto: Keniche Santos

.

O Sound Healing, uma prática que utiliza o poder dos sons para promover o equilíbrio e a cura, também desempenha um papel importante nesse contexto. Pioneiros como Leo Trujillo no Brasil têm mostrado como o som pode ser uma ferramenta eficaz para aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e promover o bem-estar físico e emocional.

.

“Ao reconhecer a importância dos sons naturais e do Sound Healing, podemos criar espaços e experiências que não apenas agradam os ouvidos, mas também nutrem a mente, o corpo e a alma, promovendo um estilo de vida mais equilibrado e saudável para todos”, finaliza Mônica.

.

SERVIÇO: CASACOR São Paulo 2024

.

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário de funcionamento do evento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h

Terça a Sábado das 12h às 20h

.

Sobre Mônica Costa Paisagismo

.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2001, Mônica buscou aprimorar seus conhecimentos na área de paisagismo e botânica, concluindo uma pós-graduação, em Lavras e a outra na Ufscar.

.

Com quase duas décadas de experiência, Mônica Costa atua como paisagista em diversas regiões do Brasil, incluindo Franca, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto e outros estados como Paraná, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul.

.

By Daniela Malara | Comuniquese4

Imagens: Créditos Keniche Santos

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Paisagismo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.